Cognitive auditory training in subjects after COVID-19 : an analysis of the effects of the intervention in adults
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265739 |
Resumo: | Objetivo: analisar a eficácia de um plano de intervenção terapêutica por meio de um programa de treinamento auditivo cognitivo já existente, adaptado para adultos, após um ano de infecção por COVID-19. Métodos: participaram do estudo 13 sujeitos, entre 18 e 59 anos de idade, quatro do gênero masculino e nove do gênero feminino. Todos foram submetidos a um questionário, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica, como procedimentos de seleção. Foram realizados, na avaliação e na reavaliação, os seguintes procedimentos: avaliação do processamento auditivo central, avaliação neuropsicológica breve-NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale e o Potencial Cognitivo - P300, com estímulo de fala. O treinamento auditivo cognitivo foi realizado em seis sessões consecutivas, em campo aberto, com duração de, aproximadamente, 50 minutos. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: na comparação das variáveis entre os períodos, pré e pós-intervenção, houve diferença estatisticamente significativa no Teste Dicótico de Dígitos (p = 0,009), no Teste Padrão de Frequência (p = 0,020) e no Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0,001). Houve tendência à significância (p < 0,10) no teste Gap in Noise e na Atenção Total. Conclusão: o treinamento auditivo cognitivo demonstrou ser uma estratégia terapêutica eficaz para o tratamento de adultos com queixas de compreensão de fala e de cognição após infecção por COVID-19. |
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Soares, Larine da SilvaMalavolta, Vitor CanteleSanfins, Milaine DominiciSleifer, PricilaDidoné, Dayane DomeneghiniGarcia, Michele Vargas2023-10-06T03:42:14Z20232317-6431http://hdl.handle.net/10183/265739001177007Objetivo: analisar a eficácia de um plano de intervenção terapêutica por meio de um programa de treinamento auditivo cognitivo já existente, adaptado para adultos, após um ano de infecção por COVID-19. Métodos: participaram do estudo 13 sujeitos, entre 18 e 59 anos de idade, quatro do gênero masculino e nove do gênero feminino. Todos foram submetidos a um questionário, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica, como procedimentos de seleção. Foram realizados, na avaliação e na reavaliação, os seguintes procedimentos: avaliação do processamento auditivo central, avaliação neuropsicológica breve-NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale e o Potencial Cognitivo - P300, com estímulo de fala. O treinamento auditivo cognitivo foi realizado em seis sessões consecutivas, em campo aberto, com duração de, aproximadamente, 50 minutos. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: na comparação das variáveis entre os períodos, pré e pós-intervenção, houve diferença estatisticamente significativa no Teste Dicótico de Dígitos (p = 0,009), no Teste Padrão de Frequência (p = 0,020) e no Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0,001). Houve tendência à significância (p < 0,10) no teste Gap in Noise e na Atenção Total. Conclusão: o treinamento auditivo cognitivo demonstrou ser uma estratégia terapêutica eficaz para o tratamento de adultos com queixas de compreensão de fala e de cognição após infecção por COVID-19.To analyze the effectiveness of a therapeutic intervention plan through an existing cognitive auditory training program, adapted for adults, after one year of COVID-19 infection. Methods: 13 subjects, between 18 and 59 years old, four males and nine females participated in the study. All underwent anamnesis, visual inspection of the external acoustic meatus, pure tone audiometry, speech audiometry and acoustic immitance measurements as selection procedures. For the research, the following procedures were carried out in the evaluation and reassessment: evaluation of central auditory processing, brief neuropsychological evaluation - NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale and the Cognitive Potential - P300 with speech stimulus. Cognitive auditory training was carried out in six consecutive sessions, in an open field, lasting approximately 50 minutes. In all analyses, a significance level of 5% (p≤0.05) was considered. Results: When comparing the variables between the periods, pre and post intervention, there was a statistically significant difference in the Dichotic Digit Test (p = 0.009), in the Frequency Pattern Test (p = 0.020) and in Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0.001). And a tendency to significance (p < 0.10) in the Gap in Noise test and Total Attention. Conclusion: Cognitive auditory training proved to be an effective therapeutic strategy for the treatment of adults with speech comprehension and cognition complaints after COVID-19 infection.application/pdfengAudiology - Communication Research. São Paulo. Vol. 28, n. 1 (2023), e2787, p. 1-10AudiçãoCogniçãoFonoaudiologiaPotenciais evocados auditivosCOVID-19HearingHearing testsAuditory evoked potentialsAuditory trainingCognitionCognitive auditory training in subjects after COVID-19 : an analysis of the effects of the intervention in adultsTreinamento auditivo cognitivo em sujeitos após COVID-19 : uma análise dos efeitos da intervenção em adultosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177007.pdf.txt001177007.pdf.txtExtracted Texttext/plain39070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265739/3/001177007.pdf.txt3e17fb3d12a9c8a164cf6d3b7f908115MD53001177007-02.pdf.txt001177007-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain40814http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265739/4/001177007-02.pdf.txt324283d04d822a44ec31fe1955e06ddeMD54ORIGINAL001177007.pdfTexto completo (inglês)application/pdf807602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265739/1/001177007.pdf4fdb2f176aead049adf7f39b483ffd5dMD51001177007-02.pdfTexto completoapplication/pdf785772http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265739/2/001177007-02.pdf888cea2e12d579f0e1bf853ef36cd4f7MD5210183/2657392024-04-14 06:46:34.674153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265739Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Objetivo: analisar a eficácia de um plano de intervenção terapêutica por meio de um programa de treinamento auditivo cognitivo já existente, adaptado para adultos, após um ano de infecção por COVID-19. Métodos: participaram do estudo 13 sujeitos, entre 18 e 59 anos de idade, quatro do gênero masculino e nove do gênero feminino. Todos foram submetidos a um questionário, inspeção visual do meato acústico externo, audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica, como procedimentos de seleção. Foram realizados, na avaliação e na reavaliação, os seguintes procedimentos: avaliação do processamento auditivo central, avaliação neuropsicológica breve-NEUPSILIN, Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale e o Potencial Cognitivo - P300, com estímulo de fala. O treinamento auditivo cognitivo foi realizado em seis sessões consecutivas, em campo aberto, com duração de, aproximadamente, 50 minutos. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: na comparação das variáveis entre os períodos, pré e pós-intervenção, houve diferença estatisticamente significativa no Teste Dicótico de Dígitos (p = 0,009), no Teste Padrão de Frequência (p = 0,020) e no Speech, Spatial and Qualities of Hearing Scale (p = 0,001). Houve tendência à significância (p < 0,10) no teste Gap in Noise e na Atenção Total. Conclusão: o treinamento auditivo cognitivo demonstrou ser uma estratégia terapêutica eficaz para o tratamento de adultos com queixas de compreensão de fala e de cognição após infecção por COVID-19. |
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