Maturação do sistema auditivo em crianças ouvintes normais: potenciais evocados auditivos de longa latência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Luzia Maria Pozzobom
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-07042009-224818/
Resumo: Os potenciais evocados auditivos de longa latência fornecem dados objetivos sobre a funcionalidade das estruturas corticais auditivas. O objetivo do presente estudo foi caracterizar a maturação do sistema auditivo central em crianças com audição normal por meio destes potenciais. Foram avaliados 56 indivíduos de ambos os sexos, com audição dentro dos padrões de normalidade, comprovada por audiometria e imitanciometria, sendo 46 crianças, de três a 12 anos, e 10 adultos jovens, os quais foram incluídos a título de comparação com a casuística infantil. O equipamento utilizado disponibilizava dois canais de registro, sendo um destinado à captação dos potenciais evocados auditivos de longa latência e outro, ao registro do artefato gerado pelo movimento ocular, visando ao seu controle. Os potenciais foram registrados com os indivíduos em estado de alerta, assistindo a um vídeo mudo, por meio de eletrodos posicionados em Cz (ativo) e A2 (referência) e os movimentos oculares, por eletrodos em posição supra e infra-orbital esquerda; o eletrodo terra foi colocado em A1. Foram analisados os valores de latência e de amplitude dos componentes P1, N1 e P2, bem como a morfologia destes componentes de acordo com a idade. Para verificar a reprodutibilidade dos potenciais registrados, foi realizado um estudo duplo-cego com a introdução da análise de uma avaliadora experiente em Eletrofisiologia, a qual não mostrou diferenças estatisticamente significantes da análise feita pela autora da pesquisa. Como resultado, constatou-se, quanto à morfologia, melhora na definição dos componentes com o avanço da idade. Foi observada diminuição nos valores de latência dos componentes P1, N1 e P2 com o avanço da idade. Não foi observada variação nos valores de amplitude com o avanço da idade para os componentes N1 e P2, exceto para o componente P1, que teve sua amplitude diminuída. Não foi observada diferença estatisticamente significante entre os sexos. Pôde-se observar que o processo maturacional do sistema auditivo central acontece de maneira gradativa, sendo as maiores modificações observadas ao se comparar crianças e adultos.
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O equipamento utilizado disponibilizava dois canais de registro, sendo um destinado à captação dos potenciais evocados auditivos de longa latência e outro, ao registro do artefato gerado pelo movimento ocular, visando ao seu controle. Os potenciais foram registrados com os indivíduos em estado de alerta, assistindo a um vídeo mudo, por meio de eletrodos posicionados em Cz (ativo) e A2 (referência) e os movimentos oculares, por eletrodos em posição supra e infra-orbital esquerda; o eletrodo terra foi colocado em A1. Foram analisados os valores de latência e de amplitude dos componentes P1, N1 e P2, bem como a morfologia destes componentes de acordo com a idade. Para verificar a reprodutibilidade dos potenciais registrados, foi realizado um estudo duplo-cego com a introdução da análise de uma avaliadora experiente em Eletrofisiologia, a qual não mostrou diferenças estatisticamente significantes da análise feita pela autora da pesquisa. Como resultado, constatou-se, quanto à morfologia, melhora na definição dos componentes com o avanço da idade. Foi observada diminuição nos valores de latência dos componentes P1, N1 e P2 com o avanço da idade. Não foi observada variação nos valores de amplitude com o avanço da idade para os componentes N1 e P2, exceto para o componente P1, que teve sua amplitude diminuída. Não foi observada diferença estatisticamente significante entre os sexos. Pôde-se observar que o processo maturacional do sistema auditivo central acontece de maneira gradativa, sendo as maiores modificações observadas ao se comparar crianças e adultos.The long latency auditory evoked potentials provide objective data on the function of hearing cortical structures. This study aims at characterizing the maturation of the central hearing system, in normally hearing children, through these potentials. Fifty-six subjects from both genders, with hearing within normality patterns, verified by means of audiometry and imitanciometry, were evaluated, being 46 children in the age range 3-12, and 10 young adults, who were included for comparison with the infantile sample. The equipment utilized had two recording channels: one to catch the long latency auditory evoked potentials, and the other, to record the artifact generated by ocular movement, aiming at its control. The potentials were recorded with subjects alert, while watching a mute video, through electrodes positioned in Cz (active) and A2 (reference), and the ocular movements, through electrodes in left supra and infra-orbital position and the ground electrode was placed in A1. Values of latency and of amplitude for components P1, N1 and P2, as well as the morphology of these components, according to age, were analyzed. In order to verify the reproducibility of the recorded potentials, a double blind study was carried out, by introducing the analysis of an experienced Electrophysiology evaluator, whose analysis did not show statistically significant differences, as compared to that performed by the author of the research. Thus, as to morphology, improvement in the definition of components was seen, as age increased. A decrease in latency values of components P1, N1 and P2 was observed, as age advanced. No variation was verified in amplitude values, as age increased, for components N1 and P2, except for component P1, whose amplitude was diminished. No statistically significant difference was seen between genders. It was verified that the maturational process of the central hearing system takes place in a gradual fashion, being the greatest modifications seen, when comparing children and adults.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCosta Filho, Orozimbo AlvesVentura, Luzia Maria Pozzobom2008-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-07042009-224818/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-07042009-224818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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