Comunicação transmídia e visibilidade artística: estudo de caso das estratégias transmidiáticas dos participantes no BBB 20

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vagner Correa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234889
Resumo: As redes sociais digitais transformaram a forma de fazer comunicação entre as marcas e o seu público-alvo. Frente a essas mudanças, os participantes da edição 20 do Big Brother Brasil apresentaram durante o programa ações de comunicação transmídia que, de alguma forma, permitiram não perder o contato com seus fãs e, ainda, atrair novos seguidores em seus perfis em sites de redes sociais. Considerando o contexto exposto, esta pesquisa investiga as formas que os participantes do reality utilizaram as redes sociais digitais para ampliar a sua visibilidade midiática e conexão com o público durante o confinamento. Visando tais fatores, o objetivo geral do trabalho é compreender como as ações de comunicação transmídia foram exploradas pelos participantes dessa edição do reality show. Como objetivos específicos considerou-se o seguinte: identificar situações de ações transmidiáticas utilizadas pelos participantes durante o programa; examinar as estratégias de produção multiplataformas empregadas; e, refletir sobre os impactos na visibilidade midiática desses participantes. Para desenvolver a pesquisa proposta foi aplicada uma metodologia exploratória (GIL, 2002), de caráter qualitativo (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), na qual situações transmidiáticas foram observadas. Assim, para o delineamento teórico foi empreendida uma pesquisa bibliográfica acerca da convergência midiática (JENKINS, 2003); transmídia (SALAVERRÍA; NEGREDO, 2008), sites de redes sociais (RECUERO, 2014) e digital influencers e visibilidade midiática (VASCONCELLOS; ZANETTI; 2017; SANTOS, 2020) e webcelebridades (OLIVEIRA, 2014; VILAÇA, 2018; ANTUNES, 2018, entre outros). Por sua vez, para a etapa empírica, a fim de analisar as situações transmidiáticas dos participantes do reality, foi realizada uma pesquisa de observação de campo (midiático) a partir de uma amostra (um corpus de análise delimitado), que permitiu a coleta e análise de dados qualitativos. Em suma, os resultados encontrados sugerem que os participantes podem ser divididos em três categorias (Celebridades, Webecelebridades e Influenciadores). E, além disso, identificamos um novo perfil de público que consome desse tipo programa, e as estratégias comunicacionais empregadas pelos participantes.
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Como objetivos específicos considerou-se o seguinte: identificar situações de ações transmidiáticas utilizadas pelos participantes durante o programa; examinar as estratégias de produção multiplataformas empregadas; e, refletir sobre os impactos na visibilidade midiática desses participantes. Para desenvolver a pesquisa proposta foi aplicada uma metodologia exploratória (GIL, 2002), de caráter qualitativo (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009), na qual situações transmidiáticas foram observadas. Assim, para o delineamento teórico foi empreendida uma pesquisa bibliográfica acerca da convergência midiática (JENKINS, 2003); transmídia (SALAVERRÍA; NEGREDO, 2008), sites de redes sociais (RECUERO, 2014) e digital influencers e visibilidade midiática (VASCONCELLOS; ZANETTI; 2017; SANTOS, 2020) e webcelebridades (OLIVEIRA, 2014; VILAÇA, 2018; ANTUNES, 2018, entre outros). Por sua vez, para a etapa empírica, a fim de analisar as situações transmidiáticas dos participantes do reality, foi realizada uma pesquisa de observação de campo (midiático) a partir de uma amostra (um corpus de análise delimitado), que permitiu a coleta e análise de dados qualitativos. Em suma, os resultados encontrados sugerem que os participantes podem ser divididos em três categorias (Celebridades, Webecelebridades e Influenciadores). E, além disso, identificamos um novo perfil de público que consome desse tipo programa, e as estratégias comunicacionais empregadas pelos participantes.Digital social networks transformed the way brands communicate with their target audience. Faced with these changes, the participants of the 20th edition of Big Brother Brazil additional during the program of transmedia communication actions that, somehow, allow them not to lose contact with their fans and also attract new followers on their profiles on websites social networks. I agree with the above context, this research investigates the ways in which the reality participants used digital social networks to expand their media visibility and connection with the public during confinement. Aiming at such factors, the general objective of the work and understanding the transmedia communication actions were explored by the participants of this edition of the reality show. As specific objectives considered below: identify options for transmedia actions used by participants during the program; examine production strategies, multiplatform employed; and, reflect on the impacts on the media visibility of these participants. To develop the proposed research, an exploratory methodology was applied (GIL, 2002), of a qualitative nature (SILVEIRA; CÓRDOVA, 2009). Thus, for the theoretical design, a bibliographical research was carried out on media convergence (JENKINS, 2003), transmedia (SALAVERRÍA; NEGREDO, 2008), social networking sites (RECUERO, 2014) and digital influencers and media visibility (VASCONCELLOS; ZANETTI; 2017; SANTOS, 2020) and celebrities (OLIVEIRA, 2014; VILAÇA, 2018; ANTUNES, 2018, among others). In turn, for an empirical stage, in order to analyze the transmedia hypotheses of reality participants, a field observation research (media) was carried out from a sample (a delimited corpus of analysis), which carried out the collection and analysis of qualitative data. In short, the results found suggest that the participants can be divided into three categories (Celebrities, Webcelebrities and Influencers). And, in addition, we identified a new profile of the public that consumes this type of program, and the communicational strategies employed by the participants.application/pdfporRedes sociaisComunicaçãoBig Brother Brasil (Programa de televisão)Transmedia communicationArtistic visibilityReality showDigital social networksComunicação transmídia e visibilidade artística: estudo de caso das estratégias transmidiáticas dos participantes no BBB 20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136736.pdf.txt001136736.pdf.txtExtracted Texttext/plain154366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234889/2/001136736.pdf.txt079591ab7d0138bcffc7a8d4d812c9c3MD52ORIGINAL001136736.pdfTexto completoapplication/pdf2278161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234889/1/001136736.pdf06a7160496aa56bd5a14e56806153d41MD5110183/2348892022-02-22 05:12:12.068633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234889Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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