A pedagogização da literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Derlam
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147833
Resumo: A presente pesquisa emerge a partir de inquietações pessoais referente ao uso da literatura infantil enquanto recurso pedagógico. Frente a isso, o objetivo deste estudo é problematizar, com professoras atuantes na Educação Infantil, sobre suas concepções de literatura infantil, bem como o uso que dela fazem em sala de aula, junto às crianças. Para dar conta destas questões, utilizo o conceito de literatura incorporando-a como vivência (LAJOLO, 1986). Da mesma forma, tomo o conceito de literatura infantil na perspectiva da fantasia, como espaço capaz de articular, por meio dela e da linguagem que a compõe, o mundo exterior com as vivências do sujeito (ZILBERMAN, 1990). Além disso, penso ser importante discutir a literatura infantil a partir do seu recurso pedagógico, considerando-a como uma leitura portadora de um instrumento utilizado para persuadir o leitor da verdade de alguma coisa (LARROSA, 2000). Metodologicamente, esta investigação valeu-se de entrevistas realizadas com quatro professoras, realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. As análises surgiram da relação entre as falas das professoras entrevistadas e os teóricos apresentados. A partir dos dados gerados, foi possível agrupar as respostas em três categorias de análise. A primeira delas é referente à forma como as professoras entrevistadas consideram a literatura infantil. A segunda categoria diz respeito ao modo como essas professoras abordam a literatura infantil na sua sala de aula. A terceira categoria refere-se à escolha dos livros infantis segundo os critérios e finalidades destas professoras. As análises apontam que as professoras escolhem as obras infantis que acham “adequadas” ao perfil da sua turma, discutindo os aspectos que precisam ser melhorados. Percebeu-se nestas escolhas fortemente a presença de finalidades pedagógicas. Entendendo o livro infantil como atuante na vida das crianças. E assim, conclui-se que a literatura infantil merece destaque quanto a sua intenção artística e imaginativa. E, consequentemente, deve ser vista com respeito pelas educadoras da Educação Infantil.
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Além disso, penso ser importante discutir a literatura infantil a partir do seu recurso pedagógico, considerando-a como uma leitura portadora de um instrumento utilizado para persuadir o leitor da verdade de alguma coisa (LARROSA, 2000). Metodologicamente, esta investigação valeu-se de entrevistas realizadas com quatro professoras, realizadas a partir de um roteiro semiestruturado. As análises surgiram da relação entre as falas das professoras entrevistadas e os teóricos apresentados. A partir dos dados gerados, foi possível agrupar as respostas em três categorias de análise. A primeira delas é referente à forma como as professoras entrevistadas consideram a literatura infantil. A segunda categoria diz respeito ao modo como essas professoras abordam a literatura infantil na sua sala de aula. A terceira categoria refere-se à escolha dos livros infantis segundo os critérios e finalidades destas professoras. As análises apontam que as professoras escolhem as obras infantis que acham “adequadas” ao perfil da sua turma, discutindo os aspectos que precisam ser melhorados. Percebeu-se nestas escolhas fortemente a presença de finalidades pedagógicas. Entendendo o livro infantil como atuante na vida das crianças. E assim, conclui-se que a literatura infantil merece destaque quanto a sua intenção artística e imaginativa. E, consequentemente, deve ser vista com respeito pelas educadoras da Educação Infantil.This research emerges from personal concerns regarding the use of children's literature as a pedagogical resource. Faced with this, the aim of this study is to discuss because many teachers only use children's books to address pedagogization of children's literature. To account for these issues I use the concept of literature incorporating it as experience (LAJOLO, 1986). I also use the concept of children's literature in fantasy perspective, linking the outside world with the experiences of the subject (ZILBERMAN, 1990). Also, I think it is important to discuss children's literature from its pedagogical resource, considering it as a carrier reading an instrument used to persuade the truth of the reader something (LARROSA, 2000). Methodologically, this research drew on interviews with four teachers, implemented on a date and following a semi-structured script. The analyzes have emerged of the relationship between the testimonies of the interviewed teachers and presented theoretical. From the data generated, it was possible to group them into three categories of analysis. The first is related to how the teachers interviewed consider children's literature. The second category relates to how these teachers address children's literature in your classroom. The third category refers to the choice of children's books according to the criteria and objectives of these teachers. The analyzes suggest that teachers choose the children's books that find appropriate profile in her class, discussing aspects that need to be improved. He was noticed in these choices strongly the presence of educational purposes. Understanding children's book as acting on the minds of children. And so, it appears that children's literature should be highlighted as its artistic and imaginative intention. And, accordingly, should be viewed with respect by teachers of early childhood education.application/pdfporLiteraturaLiteratura infantilEducação infantilProfessorLiteratureChildren's bookPedagogizarA pedagogização da literatura infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001000173.pdf001000173.pdfTexto completoapplication/pdf410269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147833/1/001000173.pdfc6bb2fb25aa59ebde8a10b5c58a6fee1MD51TEXT001000173.pdf.txt001000173.pdf.txtExtracted Texttext/plain89679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147833/2/001000173.pdf.txtee655da2d69190155fc1325a09975957MD52THUMBNAIL001000173.pdf.jpg001000173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147833/3/001000173.pdf.jpg483a53a7ba4f5f0021290b06e27d8a01MD5310183/1478332018-10-29 08:45:25.528oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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