Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lucia Fernanda dos Santos da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157986
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras? foi uma investigação realizada com professoras negras de escolas públicas de ensino fundamental do Município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se investigar quais os entraves encontrados por essas docentes na aplicabilidade de Lei 10.639/2003. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, no qual, as professoras foram abordadas através de entrevistas. As análises das entrevistas permitiram indagar das professoras, qual o papel da escola, enquanto instituição, da inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar e de que maneira a formação de professores contribuiu para o aprimoramento pedagógico das docentes viabilizando o cumprimento da Lei 10.639/2003 nas suas escolas. Na busca para compreender esses questionamentos, foram utilizados, entre outros, como suporte teórico Ribeiro (1999), Gomes (2005, 2012), Gomes e Silva (2002) e Dornelles e Ferraro (2015), dentre outros. Torna-se evidente, segundo esses autores, a importância de desenvolver propostas pedagógicas ou pedagogias da racialidade, voltadas para as questões afrodescendente, que visem uma reflexão sobre as suas práticas. O estudo desenvolvido, demonstra a carência em propostas de formação para professores e, também, nos cursos de graduação. Percebe-se que as políticas de branqueamento ainda, nem sempre visibilizadas, estão presentes em nossa sociedade, principalmente no ambiente escolar ao ser negado o direito ao conhecimento sobre as origens de um grupo de alunos - os negros.
id UFRGS-2_cb7f8eb1eb756ca82db4084292ba1c8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157986
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Lucia Fernanda dos Santos daDornelles, Leni Vieira2017-05-16T02:28:02Z2016http://hdl.handle.net/10183/157986001020102O Trabalho de Conclusão de Curso Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras? foi uma investigação realizada com professoras negras de escolas públicas de ensino fundamental do Município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se investigar quais os entraves encontrados por essas docentes na aplicabilidade de Lei 10.639/2003. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, no qual, as professoras foram abordadas através de entrevistas. As análises das entrevistas permitiram indagar das professoras, qual o papel da escola, enquanto instituição, da inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar e de que maneira a formação de professores contribuiu para o aprimoramento pedagógico das docentes viabilizando o cumprimento da Lei 10.639/2003 nas suas escolas. Na busca para compreender esses questionamentos, foram utilizados, entre outros, como suporte teórico Ribeiro (1999), Gomes (2005, 2012), Gomes e Silva (2002) e Dornelles e Ferraro (2015), dentre outros. Torna-se evidente, segundo esses autores, a importância de desenvolver propostas pedagógicas ou pedagogias da racialidade, voltadas para as questões afrodescendente, que visem uma reflexão sobre as suas práticas. O estudo desenvolvido, demonstra a carência em propostas de formação para professores e, também, nos cursos de graduação. Percebe-se que as políticas de branqueamento ainda, nem sempre visibilizadas, estão presentes em nossa sociedade, principalmente no ambiente escolar ao ser negado o direito ao conhecimento sobre as origens de um grupo de alunos - os negros.application/pdfporFormação de professoresRaçaEnsino fundamentalCultura afro-brasileiraRaça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020102.pdf001020102.pdfTexto completoapplication/pdf762916http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/1/001020102.pdfd4df3153fc263c0e406222da52934a17MD51TEXT001020102.pdf.txt001020102.pdf.txtExtracted Texttext/plain88709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/2/001020102.pdf.txtfbb7c8978f323aa1c1b300ac1ead83d9MD52THUMBNAIL001020102.pdf.jpg001020102.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/3/001020102.pdf.jpg6498d27380cfb8fb37eef6ce4dbe90b5MD5310183/1579862018-10-29 09:29:04.355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157986Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
title Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
spellingShingle Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
Rosa, Lucia Fernanda dos Santos da
Formação de professores
Raça
Ensino fundamental
Cultura afro-brasileira
title_short Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
title_full Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
title_fullStr Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
title_full_unstemmed Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
title_sort Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
author Rosa, Lucia Fernanda dos Santos da
author_facet Rosa, Lucia Fernanda dos Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Lucia Fernanda dos Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dornelles, Leni Vieira
contributor_str_mv Dornelles, Leni Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Raça
Ensino fundamental
Cultura afro-brasileira
topic Formação de professores
Raça
Ensino fundamental
Cultura afro-brasileira
description O Trabalho de Conclusão de Curso Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras? foi uma investigação realizada com professoras negras de escolas públicas de ensino fundamental do Município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se investigar quais os entraves encontrados por essas docentes na aplicabilidade de Lei 10.639/2003. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, no qual, as professoras foram abordadas através de entrevistas. As análises das entrevistas permitiram indagar das professoras, qual o papel da escola, enquanto instituição, da inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar e de que maneira a formação de professores contribuiu para o aprimoramento pedagógico das docentes viabilizando o cumprimento da Lei 10.639/2003 nas suas escolas. Na busca para compreender esses questionamentos, foram utilizados, entre outros, como suporte teórico Ribeiro (1999), Gomes (2005, 2012), Gomes e Silva (2002) e Dornelles e Ferraro (2015), dentre outros. Torna-se evidente, segundo esses autores, a importância de desenvolver propostas pedagógicas ou pedagogias da racialidade, voltadas para as questões afrodescendente, que visem uma reflexão sobre as suas práticas. O estudo desenvolvido, demonstra a carência em propostas de formação para professores e, também, nos cursos de graduação. Percebe-se que as políticas de branqueamento ainda, nem sempre visibilizadas, estão presentes em nossa sociedade, principalmente no ambiente escolar ao ser negado o direito ao conhecimento sobre as origens de um grupo de alunos - os negros.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/157986
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001020102
url http://hdl.handle.net/10183/157986
identifier_str_mv 001020102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/1/001020102.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/2/001020102.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157986/3/001020102.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d4df3153fc263c0e406222da52934a17
fbb7c8978f323aa1c1b300ac1ead83d9
6498d27380cfb8fb37eef6ce4dbe90b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530665930752