Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157986 |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso Raça é um tema trabalhado na escola de crianças por professoras negras? foi uma investigação realizada com professoras negras de escolas públicas de ensino fundamental do Município de Alvorada, região metropolitana de Porto Alegre. Buscou-se investigar quais os entraves encontrados por essas docentes na aplicabilidade de Lei 10.639/2003. Para a realização desta pesquisa foi utilizado o método de pesquisa qualitativa, no qual, as professoras foram abordadas através de entrevistas. As análises das entrevistas permitiram indagar das professoras, qual o papel da escola, enquanto instituição, da inserção da cultura afrodescendente no currículo escolar e de que maneira a formação de professores contribuiu para o aprimoramento pedagógico das docentes viabilizando o cumprimento da Lei 10.639/2003 nas suas escolas. Na busca para compreender esses questionamentos, foram utilizados, entre outros, como suporte teórico Ribeiro (1999), Gomes (2005, 2012), Gomes e Silva (2002) e Dornelles e Ferraro (2015), dentre outros. Torna-se evidente, segundo esses autores, a importância de desenvolver propostas pedagógicas ou pedagogias da racialidade, voltadas para as questões afrodescendente, que visem uma reflexão sobre as suas práticas. O estudo desenvolvido, demonstra a carência em propostas de formação para professores e, também, nos cursos de graduação. Percebe-se que as políticas de branqueamento ainda, nem sempre visibilizadas, estão presentes em nossa sociedade, principalmente no ambiente escolar ao ser negado o direito ao conhecimento sobre as origens de um grupo de alunos - os negros. |
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