Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129069 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo. |
id |
UFRGS-2_cbb71bc1caa2450aa96aa66d60601af4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129069 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fagundes, Caterine Vila2015-11-07T02:37:27Z20140034-7183http://hdl.handle.net/10183/129069000972171Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.This article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525Acesso ao ensino superiorDesempenho acadêmicoIntervenção pedagógicaAccess to higher educationAcademic performancePedagogical interventionPercepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972171.pdf000972171.pdfTexto completoapplication/pdf2014084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/1/000972171.pdf3669e8a558062ebcd7fbffe6c5dc0a97MD51TEXT000972171.pdf.txt000972171.pdf.txtExtracted Texttext/plain47448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/2/000972171.pdf.txt3fa0f8504860f667e9ae403ca8811ccaMD52THUMBNAIL000972171.pdf.jpg000972171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/3/000972171.pdf.jpg3c33ec7e18dfff4a1b76d46ad9254783MD5310183/1290692021-11-20 06:11:18.526439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
title |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório Fagundes, Caterine Vila Acesso ao ensino superior Desempenho acadêmico Intervenção pedagógica Access to higher education Academic performance Pedagogical intervention |
title_short |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
title_full |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
title_sort |
Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório |
author |
Fagundes, Caterine Vila |
author_facet |
Fagundes, Caterine Vila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Caterine Vila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior Desempenho acadêmico Intervenção pedagógica |
topic |
Acesso ao ensino superior Desempenho acadêmico Intervenção pedagógica Access to higher education Academic performance Pedagogical intervention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Access to higher education Academic performance Pedagogical intervention |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-07T02:37:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129069 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7183 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972171 |
identifier_str_mv |
0034-7183 000972171 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/1/000972171.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/2/000972171.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/3/000972171.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3669e8a558062ebcd7fbffe6c5dc0a97 3fa0f8504860f667e9ae403ca8811cca 3c33ec7e18dfff4a1b76d46ad9254783 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447600311042048 |