Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Caterine Vila
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129069
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.
id UFRGS-2_cbb71bc1caa2450aa96aa66d60601af4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129069
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fagundes, Caterine Vila2015-11-07T02:37:27Z20140034-7183http://hdl.handle.net/10183/129069000972171Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.This article aims to describe the access profile of students from different undergraduate courses at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and their perception about their educational experience prior to entering the university. The academic performance as an indicator of quality of access to higher education is also discussed. This study is exploratory, descriptive and quantitative. Data were collected by questionnaire and submitted to statistical treatment, using SPSS (version 12.0). Sample results indicate a regular domain of competencies and skills acquired that facilitate the development of new learning in higher education. It is concluded that an introduction of interventions on the orientation for the access to higher education, aiming at the quality of the educational process, is imminent.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525Acesso ao ensino superiorDesempenho acadêmicoIntervenção pedagógicaAccess to higher educationAcademic performancePedagogical interventionPercepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972171.pdf000972171.pdfTexto completoapplication/pdf2014084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/1/000972171.pdf3669e8a558062ebcd7fbffe6c5dc0a97MD51TEXT000972171.pdf.txt000972171.pdf.txtExtracted Texttext/plain47448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/2/000972171.pdf.txt3fa0f8504860f667e9ae403ca8811ccaMD52THUMBNAIL000972171.pdf.jpg000972171.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/3/000972171.pdf.jpg3c33ec7e18dfff4a1b76d46ad9254783MD5310183/1290692021-11-20 06:11:18.526439oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:11:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
title Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
spellingShingle Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
Fagundes, Caterine Vila
Acesso ao ensino superior
Desempenho acadêmico
Intervenção pedagógica
Access to higher education
Academic performance
Pedagogical intervention
title_short Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
title_full Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
title_fullStr Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
title_sort Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior : um estudo exploratório
author Fagundes, Caterine Vila
author_facet Fagundes, Caterine Vila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Caterine Vila
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso ao ensino superior
Desempenho acadêmico
Intervenção pedagógica
topic Acesso ao ensino superior
Desempenho acadêmico
Intervenção pedagógica
Access to higher education
Academic performance
Pedagogical intervention
dc.subject.eng.fl_str_mv Access to higher education
Academic performance
Pedagogical intervention
description Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa “SPSS” (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-07T02:37:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129069
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972171
identifier_str_mv 0034-7183
000972171
url http://hdl.handle.net/10183/129069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 95, n. 241 (set./dez. 2014), p. 508-525
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/1/000972171.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/2/000972171.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129069/3/000972171.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3669e8a558062ebcd7fbffe6c5dc0a97
3fa0f8504860f667e9ae403ca8811cca
3c33ec7e18dfff4a1b76d46ad9254783
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224888235589632