A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem. |
id |
USP-35_737d4b311f775177647b83f5b00e0ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16708 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol The pedagogical content intervention of the football coach Intervenção pedagógicaTreinadorFormação acadêmicaFutebolPedagogical content interventionCoachAcademic degree on physical educationFootball O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem. The purpose of the present study was to analyse the pedagogical content interventions of the football coaches in the levels of Nursery and Infant schools, based on the coaches' academic degree in physical education and sport. Twelve coaches were videotaped during practice sessions. The instrument used was adapted from the Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) (GILBERT et al., 1999). Descriptive statistics were performed for all variables and the Mann- Whitney test was used to detect differences between groups. Kappa de Cohen analysis and percentages of agreement demonstrated good intra-observer and inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study led us to the following results: the coaches' pedagogical interventions were mainly about technical subject content, essentially regarding offensive aspects; the interventions performed by the coaches occured preferentially while the players were in action; the majority of coaches' instructions showed a generalist profile and feedback encouragement was the most used category; coaches transmitted most of the information verbally to the players; the coaches' instruction was transmitted, predominantly, to one player only. When comparing groups, the present study showed that the coaches with a degree in physical education and sport transmit more specific instructions and use a more general and specific questioning than non-graduated coaches. Although the coaches, in general, showed an approach centred in the technical aspects of the offensive phase of the game, the coaches with a degree in physical education and sport demonstrated a more specific knowledge of the Football content and they gave the players more space to understand and post problems on the learning contents. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670810.1590/S1807-55092009000100003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 25-38 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 25-38 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 25-38 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708/18421Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, IsabelFarias, CláudioOliveira, GuilhermePereira, Felismina2012-05-22T12:31:49Zoai:revistas.usp.br:article/16708Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol The pedagogical content intervention of the football coach |
title |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
spellingShingle |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol Mesquita, Isabel Intervenção pedagógica Treinador Formação acadêmica Futebol Pedagogical content intervention Coach Academic degree on physical education Football |
title_short |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
title_full |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
title_fullStr |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
title_full_unstemmed |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
title_sort |
A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol |
author |
Mesquita, Isabel |
author_facet |
Mesquita, Isabel Farias, Cláudio Oliveira, Guilherme Pereira, Felismina |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Cláudio Oliveira, Guilherme Pereira, Felismina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Isabel Farias, Cláudio Oliveira, Guilherme Pereira, Felismina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Treinador Formação acadêmica Futebol Pedagogical content intervention Coach Academic degree on physical education Football |
topic |
Intervenção pedagógica Treinador Formação acadêmica Futebol Pedagogical content intervention Coach Academic degree on physical education Football |
description |
O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708 10.1590/S1807-55092009000100003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092009000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708/18421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 25-38 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 25-38 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 25-38 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930829836288 |