A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Isabel
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Farias, Cláudio, Oliveira, Guilherme, Pereira, Felismina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem.
id USP-35_737d4b311f775177647b83f5b00e0ec6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16708
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol The pedagogical content intervention of the football coach Intervenção pedagógicaTreinadorFormação acadêmicaFutebolPedagogical content interventionCoachAcademic degree on physical educationFootball O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem. The purpose of the present study was to analyse the pedagogical content interventions of the football coaches in the levels of Nursery and Infant schools, based on the coaches' academic degree in physical education and sport. Twelve coaches were videotaped during practice sessions. The instrument used was adapted from the Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) (GILBERT et al., 1999). Descriptive statistics were performed for all variables and the Mann- Whitney test was used to detect differences between groups. Kappa de Cohen analysis and percentages of agreement demonstrated good intra-observer and inter-observer reliability which confirmed the accuracy of observations. This study led us to the following results: the coaches' pedagogical interventions were mainly about technical subject content, essentially regarding offensive aspects; the interventions performed by the coaches occured preferentially while the players were in action; the majority of coaches' instructions showed a generalist profile and feedback encouragement was the most used category; coaches transmitted most of the information verbally to the players; the coaches' instruction was transmitted, predominantly, to one player only. When comparing groups, the present study showed that the coaches with a degree in physical education and sport transmit more specific instructions and use a more general and specific questioning than non-graduated coaches. Although the coaches, in general, showed an approach centred in the technical aspects of the offensive phase of the game, the coaches with a degree in physical education and sport demonstrated a more specific knowledge of the Football content and they gave the players more space to understand and post problems on the learning contents. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1670810.1590/S1807-55092009000100003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 25-38 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 25-38 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 25-38 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708/18421Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMesquita, IsabelFarias, CláudioOliveira, GuilhermePereira, Felismina2012-05-22T12:31:49Zoai:revistas.usp.br:article/16708Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:31:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
The pedagogical content intervention of the football coach
title A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
spellingShingle A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
Mesquita, Isabel
Intervenção pedagógica
Treinador
Formação acadêmica
Futebol
Pedagogical content intervention
Coach
Academic degree on physical education
Football
title_short A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
title_full A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
title_fullStr A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
title_full_unstemmed A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
title_sort A intervenção pedagógica sobre o conteúdo do treinador de futebol
author Mesquita, Isabel
author_facet Mesquita, Isabel
Farias, Cláudio
Oliveira, Guilherme
Pereira, Felismina
author_role author
author2 Farias, Cláudio
Oliveira, Guilherme
Pereira, Felismina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Isabel
Farias, Cláudio
Oliveira, Guilherme
Pereira, Felismina
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Treinador
Formação acadêmica
Futebol
Pedagogical content intervention
Coach
Academic degree on physical education
Football
topic Intervenção pedagógica
Treinador
Formação acadêmica
Futebol
Pedagogical content intervention
Coach
Academic degree on physical education
Football
description O presente estudo teve como objetivo analisar a intervenção pedagógica sobre o conteúdo de treinadores de futebol, nos escalões de escolinhas e infantis, em função da formação acadêmica em Educação Física e Desporto. A amostra foi constituída por 12 treinadores de futebol (n = 12), os quais foram filmados durante sessões de treino. O instrumento utilizado foi adaptado a partir do Systematic Analysis of Pedagogical Content Interventions (SAPCI) de GILBERT et al. (1999). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferencial através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre grupos. O cálculo da percentagem de acordos, complementada pela estatística Kappa de Cohen, mostrou níveis aceitáveis de fidedignidade para as observações serem utilizadas como ferramenta científica. A realização deste estudo mostrou que: os treinadores incidiram as suas intervenções, majoritariamente, sobre os conteúdos de ordem técnica, sobretudo de caráter ofensivo; a informação foi emitida, preferencialmente, quando os jogadores estavam em ação; as instruções proferidas pelos treinadores foram, na sua maioria, de caráter geral, sendo que no “feedback” os treinadores utilizaram, sobretudo, o encorajamento; o meio exclusivamente auditivo foi o preferido na emissão de informação; a informação foi dirigida, preferencialmente, aos jogadores, a título individual. Na comparação entre grupos, verificou-se que os treinadores com formação acadêmica em Educação Física e Desporto emitiram, significativamente, mais instrução específica e recorreram mais ao questionamento, tanto geral como especifico, do que os treinadores não licenciados. Apesar dos treinadores em estudo, em geral, mostrarem uma abordagem centrada nos aspectos técnicos da fase ofensiva do jogo, os treinadores licencidos em Educação Fisica evidenciaram um conhecimento mais especifico do conteúdo do Futebol e concederam aos jogadores mais espaço para compreender e problematizar os conteúdos de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708
10.1590/S1807-55092009000100003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16708/18421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 1 (2009); 25-38
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 1 (2009); 25-38
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 1 (2009); 25-38
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930829836288