Evasão escolar de alunos da educação de jovens e adultos na zona rural de Viamão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderon, Tanize Fagundes Bitencourt
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72626
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma pesquisa vinculada ao Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Privados de Liberdade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizada com ex-alunos da escola EMEF Apolinário Alves dos Santos, situada juridicamente em zona rural, na cidade de Viamão. A escolha deste estudo de caso se deu por ser onde exerço minha docência há mais de dez anos e pela minha opção em trabalhar com a pesquisa do/no cotidiano. Para desenvolver esta pesquisa utilizei-me de questionários semi-estruturados aplicados a jovens que se evadiram da EJA no ano anterior e entrevistas no cotidiano, bem como da análise de documentos escolares O objetivo central deste trabalho foi diagnosticar os principais motivos que levam os jovens e adultos da zona rural de Viamão a interromper seus estudos, constituindo o fenômeno da evasão. No decorrer deste trabalho, questiono o conceito de rural, tendo em vista as transformações para o urbano que o contexto, no qual a escola está inserida vem passando,constituindo-se em um meio “rururbano” (GRAZIANO DA SILVA, 1999). São também motivos de questionamento as mudanças que estão ocorrendo com este público e dos valores trazidos por estes novos sujeitos da EJA. Após as análises dos perfis dos educandos e das justificativas do que os levou a não permanência na escola, percebi que os principais motivos que geram a evasão de jovens e adultos se equiparam tanto no meio rural, quanto no urbano ou “rururbano” e que causas especificamente rurais, neste caso, não são mais as únicas razões para afastamento ou evasão. A partir das ressignificações do espaço, enfatizo a adequação do currículo escolar na perspectiva de contemplar aprendizagens que façam sentido para estes educandos. Para tanto, as políticas públicas devem estar atentas a estas transformações no sentido de contribuir com o processo de mudança que tanto se almeja.
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