Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243351 |
Resumo: | A escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos. |
id |
UFRGS-2_cbf79e248aabc112759e0923b494b526 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243351 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferreira, Aline GuterresRobaina, Jose Vicente LimaSilva, Daniela Alves da2022-07-21T04:55:32Z20212595-8569http://hdl.handle.net/10183/243351001145783A escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos.Brazilian schooling suffers from the negligence of public authorities that consider financing as expenses and not investments. These actions are reflected in the creation of public policies for teaching intervention, home education and the systematic closing of schools in rural areas. In line with these educational proposals, institutional rural development projects advocate growing investments only for the agribusiness category, to the detriment of family farming and other rural populations. Aware of this situation and how onerous it is for the conservation of Brazilian biodiversity, for the maintenance and development of public schools and even for the perpetuation of humanity, the experiences of the Escolas Famílias Agrícolas bring these issues to light and to the debate. In respect of the State Decrees on Controlled Social Distancing, due to the sanitary crisis caused by the Pandemic of the new coronavirus, we carried out documentary research in the Course and Training Plans of an Agricultural Family School, located in Rio Grande do Sul, which will have preserved identification, in the first semester of 2021. In these documents, we can identify and analyze the concepts and interpretations of the methodological praxis of the Pedagogy of Alternation, which allows students to shift time and space in different environments for the construction of knowledge. As well as the learning processes and different methods of teaching ecological, sustainable agriculture with the objective of civic education. It is necessary that successful experiences in Rural Education, have greater space in university research and their work disseminated in the light of examples to be followed.La educación brasileña sufre la negligencia de las autoridades públicas que consideran el financiamiento como gasto y no como inversión. Estas acciones se reflejan en la creación de políticas públicas de intervención docente, educación en el hogar y cierre sistemático de escuelas en zonas rurales. En línea con estas propuestas educativas, los proyectos institucionales de desarrollo rural abogan por inversiones crecientes solo para la categoría agroindustria, en detrimento de la agricultura familiar y otras poblaciones rurales. Conscientes de esta situación y de lo oneroso que es para la conservación de la biodiversidad brasileña, para el mantenimiento y desarrollo de las escuelas públicas e incluso para la perpetuación de la humanidad, las experiencias de las Escolas Famílias Agrícolas sacan a la luz y al debate estos temas. Con respecto a los Decretos Estatales de Distanciamiento Social Controlado, debido a la crisis sanitaria provocada por la nueva pandemia de coronavirus, realizamos una investigación documental en el Curso y Planes de Capacitación de una Escuela Familiar Agrícola, ubicada en Rio Grande do Sul, que contará con identificación preservada, en el primer semestre de 2021. En estos documentos, podemos identificar y analizar los conceptos e interpretaciones de la praxis metodológica de la Pedagogía de la Alternancia, que permite a los estudiantes desplazar el tiempo y el espacio en diferentes entornos para la construcción del conocimiento. Así como los procesos de aprendizaje y diferentes métodos de enseñanza de la agricultura ecológica y sostenible con el objetivo de la educación cívica. Es necesario que las experiencias exitosas en Educación Rural, tengan mayor espacio en la investigación universitaria y su trabajo se difunda a la luz de ejemplos a seguir.application/pdfporRevista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. Vol. 4, n. 11 (out./2021), p. 85-98Escola ruralAgricultura familiarCountry schoolsAgroecologyFamily farmingEscuelas ruralesAgroecologíaAgricultura familiarEcologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campoEcología, sostenibilidad y ciudadanía en el currículo de la educación de campo Ecology, sustainability and citizenship in the curriculum of field education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145783.pdf.txt001145783.pdf.txtExtracted Texttext/plain41322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243351/2/001145783.pdf.txt1a81f2ae001275b3ae2e1872b97567a4MD52ORIGINAL001145783.pdfTexto completoapplication/pdf255979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243351/1/001145783.pdf4c85d8c9f9bace713e043affca1285e4MD5110183/2433512022-07-22 04:53:31.838446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:53:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Ecología, sostenibilidad y ciudadanía en el currículo de la educación de campo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Ecology, sustainability and citizenship in the curriculum of field education |
title |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
spellingShingle |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo Ferreira, Aline Guterres Escola rural Agricultura familiar Country schools Agroecology Family farming Escuelas rurales Agroecología Agricultura familiar |
title_short |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
title_full |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
title_fullStr |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
title_full_unstemmed |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
title_sort |
Ecologia, sustentabilidade e cidadania no currículo da educação do campo |
author |
Ferreira, Aline Guterres |
author_facet |
Ferreira, Aline Guterres Robaina, Jose Vicente Lima Silva, Daniela Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Robaina, Jose Vicente Lima Silva, Daniela Alves da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Aline Guterres Robaina, Jose Vicente Lima Silva, Daniela Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola rural Agricultura familiar |
topic |
Escola rural Agricultura familiar Country schools Agroecology Family farming Escuelas rurales Agroecología Agricultura familiar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Country schools Agroecology Family farming |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Escuelas rurales Agroecología Agricultura familiar |
description |
A escolarização brasileira sofre com os descasos das autoridades públicas que consideram os financiamentos como gastos e não como investimentos. Essas ações se refletem na criação de políticas públicas de intervenção docente, ensino domiciliar e o fechamento sistemático das escolas no meio rural. Em encontro a essas propostas educacionais, os projetos institucionais de desenvolvimento rural preconizam investimentos crescentes apenas para categoria do agronegócio em detrimento a agricultura familiar e demais populações do campo. Possuindo consciência dessa conjuntura e o quão oneroso é para a conservação da biodiversidade brasileira, para a manutenção e desenvolvimento da escola pública e até para a perpetuação da humanidade, as experiências das Escolas Famílias Agrícolas trazem a luz e ao debate essas questões. Em respeito aos Decretos Estaduais de Distanciamento Social Controlado, devido à crise sanitária ocasionada pela Pandemia do novo coronavírus, realizamos pesquisas documentais nos Planos de Curso e de Formação de uma Escola Família Agrícola, localizada no do Rio Grande do Sul, que terá identificação preservada, no primeiro semestre de 2021. Nestes documentos podemos identificar e analisar os conceitos e interpretações da práxis metodológica da Pedagogia da Alternância, que permite os deslocamentos de tempos e espaços em diferentes ambientes dos estudantes para construção do conhecimento. Bem como, os processos de aprendizagens e diferentes métodos de ensino de agriculturas ecológicas, sustentáveis com objetivo de formação cidadã. É necessário que experiencias exitosas de Educação do Campo, tenham maior espaço nas pesquisas universitárias e seu trabalho divulgado a luz de exemplos a serem seguidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:55:32Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243351 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-8569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145783 |
identifier_str_mv |
2595-8569 001145783 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. Vol. 4, n. 11 (out./2021), p. 85-98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243351/2/001145783.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243351/1/001145783.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a81f2ae001275b3ae2e1872b97567a4 4c85d8c9f9bace713e043affca1285e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447798673309696 |