Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200631 |
Resumo: | Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais. |
id |
UFRGS-2_cc102eca99ca0374e993d7af377cbbe4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200631 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guerra, Sara CaumoCaregnato, Célia Elizabete2019-10-12T03:54:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/200631001103970Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais.application/pdfporEducaçãoPrática docentePráticas educativasSala de aulaEtnografiaCiências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103970.pdf.txt001103970.pdf.txtExtracted Texttext/plain87732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/2/001103970.pdf.txt7f3ab4000a1501482db1bc0ddcfe8472MD52ORIGINAL001103970.pdfTexto completoapplication/pdf499596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/1/001103970.pdf722965de83430dff06c4e678a451c7cfMD5110183/2006312022-08-06 04:49:15.93522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
title |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
spellingShingle |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes Guerra, Sara Caumo Educação Prática docente Práticas educativas Sala de aula Etnografia |
title_short |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
title_full |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
title_fullStr |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
title_full_unstemmed |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
title_sort |
Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes |
author |
Guerra, Sara Caumo |
author_facet |
Guerra, Sara Caumo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Sara Caumo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
contributor_str_mv |
Caregnato, Célia Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Prática docente Práticas educativas Sala de aula Etnografia |
topic |
Educação Prática docente Práticas educativas Sala de aula Etnografia |
description |
Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-12T03:54:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/200631 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001103970 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/200631 |
identifier_str_mv |
001103970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/2/001103970.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/1/001103970.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7f3ab4000a1501482db1bc0ddcfe8472 722965de83430dff06c4e678a451c7cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447254069149696 |