Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Sara Caumo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200631
Resumo: Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais.
id UFRGS-2_cc102eca99ca0374e993d7af377cbbe4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200631
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guerra, Sara CaumoCaregnato, Célia Elizabete2019-10-12T03:54:22Z2019http://hdl.handle.net/10183/200631001103970Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais.application/pdfporEducaçãoPrática docentePráticas educativasSala de aulaEtnografiaCiências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103970.pdf.txt001103970.pdf.txtExtracted Texttext/plain87732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/2/001103970.pdf.txt7f3ab4000a1501482db1bc0ddcfe8472MD52ORIGINAL001103970.pdfTexto completoapplication/pdf499596http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/1/001103970.pdf722965de83430dff06c4e678a451c7cfMD5110183/2006312022-08-06 04:49:15.93522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
title Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
spellingShingle Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
Guerra, Sara Caumo
Educação
Prática docente
Práticas educativas
Sala de aula
Etnografia
title_short Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
title_full Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
title_fullStr Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
title_full_unstemmed Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
title_sort Ciências sociais na sala de aula : práticas docentes e discentes
author Guerra, Sara Caumo
author_facet Guerra, Sara Caumo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Sara Caumo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
contributor_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Prática docente
Práticas educativas
Sala de aula
Etnografia
topic Educação
Prática docente
Práticas educativas
Sala de aula
Etnografia
description Neste ensaio apresento algumas reflexões baseadas nos resultados das observações e práticas decorridas das experiências dos Estágios Docentes I e II no curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRGS. A sala de aula funciona como um espaço-tempo privilegiado onde as ações vividas em outros espaços-tempos de educação tomam uma forma mais densa, capaz de contribuir para o estudo da própria prática docente das aprendizes de professoras, como também de professores em início de carreira ou não. É na sala de aula que os processos de aprendizagem vivenciados por estudantes de graduação se encontram com aqueles vivenciados por estudantes secundaristas, ali é que a relação entre estudantes de níveis distintos pode e deve potencializar as formas de estudo, pesquisa e criação das aprendizes de professoras e, claro, dos secundaristas. Nesse sentido, o trabalho que apresento versa sobre a articulação entre o espaço-tempo da sala de aula e a produção de planejamentos em Ciências Sociais, no que toca as escolhas curriculares e metodológicas, levando em conta as inter-relações entre a literatura disponível nas disciplinas da Faculdade de Educação e a literatura própria das Ciências Sociais (suas formas de produção de conhecimento). Dessa articulação emerge um tipo possível (entre outros) de invenção ou criação dos próprios materiais de aula, inevitavelmente relacionados com o contexto da sala de aula e com os pensamentos dos estudantes, também matéria de pesquisa da professora, a fim de torná-los mais vivos, porque animados pela vida e obra de várias e vários cientistas sociais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:54:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103970
url http://hdl.handle.net/10183/200631
identifier_str_mv 001103970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/2/001103970.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200631/1/001103970.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7f3ab4000a1501482db1bc0ddcfe8472
722965de83430dff06c4e678a451c7cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447254069149696