A formação do pedagogo e práticas de sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102973 |
Resumo: | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais. |
id |
UFRGS-2_9042ed779729008016256ab195ead745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102973 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Ana Isabel Melo dosKrahe, Elizabeth Diefenthaeler2014-09-12T02:10:32Z2014http://hdl.handle.net/10183/102973000935738O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais.application/pdfporLeituraFormação de professoresSala de aulaPrática pedagógicaA formação do pedagogo e práticas de sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935738.pdf000935738.pdfTexto completoapplication/pdf836540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/1/000935738.pdfd318b2a29ebd8c21b02d3a1f4d0cbf07MD51TEXT000935738.pdf.txt000935738.pdf.txtExtracted Texttext/plain99041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/2/000935738.pdf.txtcc82d0ecb053fb5e57d3c7d6d84a8454MD52THUMBNAIL000935738.pdf.jpg000935738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/3/000935738.pdf.jpg7278388f7d6a6f3aa0303ac71c379ccbMD5310183/1029732018-10-23 09:24:50.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102973Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
title |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
spellingShingle |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula Santos, Ana Isabel Melo dos Leitura Formação de professores Sala de aula Prática pedagógica |
title_short |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
title_full |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
title_fullStr |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
title_full_unstemmed |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
title_sort |
A formação do pedagogo e práticas de sala de aula |
author |
Santos, Ana Isabel Melo dos |
author_facet |
Santos, Ana Isabel Melo dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Isabel Melo dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
contributor_str_mv |
Krahe, Elizabeth Diefenthaeler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Formação de professores Sala de aula Prática pedagógica |
topic |
Leitura Formação de professores Sala de aula Prática pedagógica |
description |
O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é analisar como a formação do pedagogo está se refletindo nas práticas de sala de aula, baseado no campo dos Estudos de Formação de Professores, desenvolvido na Faculdade de Educação/UFRGS. O estudo fundamenta-se em: Nóvoa (formação de professores), Tardif (saberes docentes), Hernández (práticas escolares) e Sacristán (métodos de trabalho). Participou do estudo uma turma de 2º ano das séries iniciais, de uma escola federal de Porto Alegre/RS. Para a construção dos dados utilizou-se de registros de diário de campo; entrevista semiestruturada, análise documental, além de reflexões da minha jornada enquanto docente em formação. As análises identificaram como as práticas pedagógicas se refletem no cotidiano dos espaços escolares; estão organizadas em três blocos: o cotidiano da sala de aula; a relação professor-aluno e reflexões das minhas aprendizagens. Nas considerações finais, a questão de pesquisa é retomada e destaca-se a importância de um olhar sensível, nos adequando para atender às diferentes demandas que nos esperam, buscando sempre a formação continuada e nosso crescimento como profissionais, lembrando que o professor nunca está pronto, deve sempre aprender mais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102973 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935738 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102973 |
identifier_str_mv |
000935738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/1/000935738.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/2/000935738.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102973/3/000935738.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d318b2a29ebd8c21b02d3a1f4d0cbf07 cc82d0ecb053fb5e57d3c7d6d84a8454 7278388f7d6a6f3aa0303ac71c379ccb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471397269504 |