Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180235
Resumo: A presente pesquisa pretende identificar, analisar e investigar práticas pedagógicas agrícolas da Escola do Campo São Paulo, localizada na zona rural do município de Entre Ijuís, RS. O trabalho se delineou através da observação do contexto escolar com auxílio de registros de imagem fotográfica e de entrevistas com a gestora da escola e com a professora da turma especifica em que o estudo foi realizado. O objetivo geral consistiu em conhecer, descrever e analisar as práticas pedagógicas agrícolas da escola, voltadas à Educação do Campo e suas contribuições ao desenvolvimento rural local. Os resultados mostram que, a partir dessas práticas trabalhadas com os educandos se percebem pontos positivos no desenvolvimento rural, devido aos educandos conseguirem aprimorar e ampliar conhecimentos através da troca de saberes. Isso é transformador no contexto local e em suas vivências familiares, bem como na conquista da cidadania pelas pessoas do campo. Assim, a Educação do Campo cumpre a legislação vigente, com a valorização da população rural e a contribuição no processo de formação de uma nova geração de agricultores com condições de assumir liderança em suas comunidades, quando forem adultos.
id UFRGS-2_cc24fb18ce811400cb9429c924545dc5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180235
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Cátia dosHernandez, Aline Reis CalvoAtiyel, Carima Oliveira2018-07-07T03:20:53Z2017http://hdl.handle.net/10183/180235001066246A presente pesquisa pretende identificar, analisar e investigar práticas pedagógicas agrícolas da Escola do Campo São Paulo, localizada na zona rural do município de Entre Ijuís, RS. O trabalho se delineou através da observação do contexto escolar com auxílio de registros de imagem fotográfica e de entrevistas com a gestora da escola e com a professora da turma especifica em que o estudo foi realizado. O objetivo geral consistiu em conhecer, descrever e analisar as práticas pedagógicas agrícolas da escola, voltadas à Educação do Campo e suas contribuições ao desenvolvimento rural local. Os resultados mostram que, a partir dessas práticas trabalhadas com os educandos se percebem pontos positivos no desenvolvimento rural, devido aos educandos conseguirem aprimorar e ampliar conhecimentos através da troca de saberes. Isso é transformador no contexto local e em suas vivências familiares, bem como na conquista da cidadania pelas pessoas do campo. Assim, a Educação do Campo cumpre a legislação vigente, com a valorização da população rural e a contribuição no processo de formação de uma nova geração de agricultores com condições de assumir liderança em suas comunidades, quando forem adultos.La presente investigación tiene como objetivo identificar, analizar e investigar las prácticas pedagógicas agrícolas de la escuela Campo Sao Paulo en el municipio rural de Entre Ijuis/RS. Ese trabajo se describe a través de la observación del entorno escolar con la ayuda de registros fotográficos y de entrevistas con la gestora y la profesora de la clase especifica investigada. El objetivo general del estudio fue el de explorar, describir y analizar las prácticas pedagógicas de la educación del campo y su contribución al desarrollo rural local. Los resultados muestran que, de esas prácticas los estudiantes comprehenden los puntos positivos del desarrollo rural porque pueden mejorar y ampliar conocimientos a través del intercambio de conocimientos con el contexto local y transformar experiencias con sus familias, bien como ampliar nociones de ciudadanía en cuanto personas del campo. Así la Educación del Campo cumple con la legislación vigente además de la contribución al proceso de formación de una nueva generación de agricultores con condiciones de asumir el liderazgo en sus comunidades cuándo adultos.application/pdfporDesenvolvimento ruralEducaçãoEnsino técnicoEducación del CampoPrácticas pedagógicas agrícolasEscuelaEducação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Desenvolvimento Rural: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001066246.pdf001066246.pdfTexto completoapplication/pdf1407214http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180235/1/001066246.pdfdbcccfcdf0be89a9f68d299728ff7e2aMD51TEXT001066246.pdf.txt001066246.pdf.txtExtracted Texttext/plain94633http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180235/2/001066246.pdf.txtd05d935e5633d16300d8a7fadd94c816MD5210183/1802352021-11-20 05:51:47.275612oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180235Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:51:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
title Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
spellingShingle Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
Santos, Cátia dos
Desenvolvimento rural
Educação
Ensino técnico
Educación del Campo
Prácticas pedagógicas agrícolas
Escuela
title_short Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
title_full Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
title_fullStr Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
title_full_unstemmed Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
title_sort Educação do campo e as práticas pedagógicas agrícolas na Escola São Paulo : um estudo de caso no municipio de Entre-Ijuís-RS
author Santos, Cátia dos
author_facet Santos, Cátia dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cátia dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hernandez, Aline Reis Calvo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Atiyel, Carima Oliveira
contributor_str_mv Hernandez, Aline Reis Calvo
Atiyel, Carima Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento rural
Educação
Ensino técnico
topic Desenvolvimento rural
Educação
Ensino técnico
Educación del Campo
Prácticas pedagógicas agrícolas
Escuela
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación del Campo
Prácticas pedagógicas agrícolas
Escuela
description A presente pesquisa pretende identificar, analisar e investigar práticas pedagógicas agrícolas da Escola do Campo São Paulo, localizada na zona rural do município de Entre Ijuís, RS. O trabalho se delineou através da observação do contexto escolar com auxílio de registros de imagem fotográfica e de entrevistas com a gestora da escola e com a professora da turma especifica em que o estudo foi realizado. O objetivo geral consistiu em conhecer, descrever e analisar as práticas pedagógicas agrícolas da escola, voltadas à Educação do Campo e suas contribuições ao desenvolvimento rural local. Os resultados mostram que, a partir dessas práticas trabalhadas com os educandos se percebem pontos positivos no desenvolvimento rural, devido aos educandos conseguirem aprimorar e ampliar conhecimentos através da troca de saberes. Isso é transformador no contexto local e em suas vivências familiares, bem como na conquista da cidadania pelas pessoas do campo. Assim, a Educação do Campo cumpre a legislação vigente, com a valorização da população rural e a contribuição no processo de formação de uma nova geração de agricultores com condições de assumir liderança em suas comunidades, quando forem adultos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-07T03:20:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180235
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001066246
url http://hdl.handle.net/10183/180235
identifier_str_mv 001066246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180235/1/001066246.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180235/2/001066246.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dbcccfcdf0be89a9f68d299728ff7e2a
d05d935e5633d16300d8a7fadd94c816
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447220478017536