Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174069 |
Resumo: | No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras. |
id |
UFRGS-2_cc3e4d69d5ac9640e850cf220cd1dd6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174069 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bugueño Miranda, Félix ValentinJardim, Carolina Reolon2018-03-30T02:31:24Z20120104-687Xhttp://hdl.handle.net/10183/174069000875416No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras.In the field of lexicography the so-called learner’s dictionaries are conceived to help in the task of teaching and learning an L2. The aim of the present study is to evaluate English and Spanish learner’s dictionaries in order to see if their information represents a real aid to Brazilian learners. As methodology, we will use a model of evaluation that considers contrastive factors together with language organization levels found in dictionaries. The result of this evaluation shows that the user profile would need to be better delimited and also that it is possible to incorporate, in a relevant way, the learner’s mother language in those works.application/pdfporPolifonia. Cuiabá. Vol. 19, n. 25 (jan./jun. 2012), p. 241-260Língua inglesaLíngua espanholaLexicografia pedagógicaPedagogical lexicographyEnglish languageSpanish LanguageEnsino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativoTeaching and learning of english and spanish through dictionaries for brazilian learners: an evaluation study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875416.pdf000875416.pdfTexto completoapplication/pdf156736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/1/000875416.pdf3d5c947c218c47dcbe911e64218940fbMD51TEXT000875416.pdf.txt000875416.pdf.txtExtracted Texttext/plain53915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/2/000875416.pdf.txt061ffbe649117ec7d0c14703c9b76d3aMD52THUMBNAIL000875416.pdf.jpg000875416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/3/000875416.pdf.jpg6ba3773425e2d14dd3e640b7b6c6a54dMD5310183/1740692021-06-26 04:46:18.401091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:46:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching and learning of english and spanish through dictionaries for brazilian learners: an evaluation study |
title |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
spellingShingle |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo Bugueño Miranda, Félix Valentin Língua inglesa Língua espanhola Lexicografia pedagógica Pedagogical lexicography English language Spanish Language |
title_short |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
title_full |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
title_fullStr |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
title_full_unstemmed |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
title_sort |
Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo |
author |
Bugueño Miranda, Félix Valentin |
author_facet |
Bugueño Miranda, Félix Valentin Jardim, Carolina Reolon |
author_role |
author |
author2 |
Jardim, Carolina Reolon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bugueño Miranda, Félix Valentin Jardim, Carolina Reolon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa Língua espanhola Lexicografia pedagógica |
topic |
Língua inglesa Língua espanhola Lexicografia pedagógica Pedagogical lexicography English language Spanish Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical lexicography English language Spanish Language |
description |
No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-30T02:31:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174069 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-687X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000875416 |
identifier_str_mv |
0104-687X 000875416 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Polifonia. Cuiabá. Vol. 19, n. 25 (jan./jun. 2012), p. 241-260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/1/000875416.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/2/000875416.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/3/000875416.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d5c947c218c47dcbe911e64218940fb 061ffbe649117ec7d0c14703c9b76d3a 6ba3773425e2d14dd3e640b7b6c6a54d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224941661585408 |