Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bugueño Miranda, Félix Valentin
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jardim, Carolina Reolon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174069
Resumo: No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras.
id UFRGS-2_cc3e4d69d5ac9640e850cf220cd1dd6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174069
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bugueño Miranda, Félix ValentinJardim, Carolina Reolon2018-03-30T02:31:24Z20120104-687Xhttp://hdl.handle.net/10183/174069000875416No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras.In the field of lexicography the so-called learner’s dictionaries are conceived to help in the task of teaching and learning an L2. The aim of the present study is to evaluate English and Spanish learner’s dictionaries in order to see if their information represents a real aid to Brazilian learners. As methodology, we will use a model of evaluation that considers contrastive factors together with language organization levels found in dictionaries. The result of this evaluation shows that the user profile would need to be better delimited and also that it is possible to incorporate, in a relevant way, the learner’s mother language in those works.application/pdfporPolifonia. Cuiabá. Vol. 19, n. 25 (jan./jun. 2012), p. 241-260Língua inglesaLíngua espanholaLexicografia pedagógicaPedagogical lexicographyEnglish languageSpanish LanguageEnsino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativoTeaching and learning of english and spanish through dictionaries for brazilian learners: an evaluation study info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000875416.pdf000875416.pdfTexto completoapplication/pdf156736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/1/000875416.pdf3d5c947c218c47dcbe911e64218940fbMD51TEXT000875416.pdf.txt000875416.pdf.txtExtracted Texttext/plain53915http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/2/000875416.pdf.txt061ffbe649117ec7d0c14703c9b76d3aMD52THUMBNAIL000875416.pdf.jpg000875416.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/3/000875416.pdf.jpg6ba3773425e2d14dd3e640b7b6c6a54dMD5310183/1740692021-06-26 04:46:18.401091oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174069Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-06-26T07:46:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching and learning of english and spanish through dictionaries for brazilian learners: an evaluation study
title Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
spellingShingle Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
Bugueño Miranda, Félix Valentin
Língua inglesa
Língua espanhola
Lexicografia pedagógica
Pedagogical lexicography
English language
Spanish Language
title_short Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
title_full Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
title_fullStr Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
title_sort Ensino e aprendizagem de inglês e espanhol por meio de dicionários para aprendizes brasileiros : um estudo avaliativo
author Bugueño Miranda, Félix Valentin
author_facet Bugueño Miranda, Félix Valentin
Jardim, Carolina Reolon
author_role author
author2 Jardim, Carolina Reolon
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bugueño Miranda, Félix Valentin
Jardim, Carolina Reolon
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa
Língua espanhola
Lexicografia pedagógica
topic Língua inglesa
Língua espanhola
Lexicografia pedagógica
Pedagogical lexicography
English language
Spanish Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical lexicography
English language
Spanish Language
description No cenário lexicográfico, os chamados “dicionários de aprendizes” estão concebidos para auxiliar no ensino-aprendizagem de uma L2. O objetivo do presente trabalho é avaliar dicionários de aprendizes de inglês e espanhol em função do auxílio real que suas informações representam para um aprendiz brasileiro. Como metodologia, será usado um modelo de avaliação que considera fatores contrastivos aliados aos níveis de organização da língua presentes no instrumento lexicográfico. O resultado da avaliação demonstra que o perfil do usuário precisaria ser mais bem delimitado e que é possível incorporar de forma significativa a língua materna do usuário nessas obras.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-30T02:31:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174069
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-687X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000875416
identifier_str_mv 0104-687X
000875416
url http://hdl.handle.net/10183/174069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Polifonia. Cuiabá. Vol. 19, n. 25 (jan./jun. 2012), p. 241-260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/1/000875416.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/2/000875416.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174069/3/000875416.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d5c947c218c47dcbe911e64218940fb
061ffbe649117ec7d0c14703c9b76d3a
6ba3773425e2d14dd3e640b7b6c6a54d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224941661585408