Gestão da Cadeia de Suprimentos : proposição de uma metodologia para a associação de produtos a pontos de venda no canal indireto de distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Giordano Luiz Reis de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251701
Resumo: A gestão da distribuição de produtos no canal indireto de vendas é fundamental para as empresas que trabalham nesse contexto, demandando métodos estruturados para auxiliar na definição do mix de produtos a ser ofertado a cada ponto de venda (cliente). Nesse cenário, este estudo propõe, com base em variáveis quantitativas de venda, uma abordagem para selecionar os produtos mais promissores em termos de comercialização para cada grupo de clientes. Para tanto, realiza-se o agrupamento de produtos e pontos de venda com características similares e a identificação dos graus de relação entre eles. O método apresentado se baseia em ferramentas de Análise Multivariada de Dados (MVA), utilizando técnicas de Análise dos Componentes Principais (PCA) para a redução do número de variáveis e de clusterização para a segmentação dos produtos e clientes. Quando aplicado no canal indireto de distribuição de uma empresa multinacional do setor de alimentos e commodities agrícolas, o método proposto agrupou de forma satisfatória produtos e clientes com comportamentos similares e gerou associações entre os grupos que foram validadas pelo histórico de dados da empresa.
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