Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luís Filipe Gaspar
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5972
Resumo: Este trabalho apresenta-se sob a forma de um caso pedagógico e pretende demonstrar com clareza quais os passos necessários para definir um canal de distribuição. Inicialmente é apresentado um caso prático, organizado por temas, que explica a história da Associação de Apicultores da Região de Leiria (AARL). Esta Associação depara-se com um problema de selecionar o correto canal de distribuição para o Mel Ribatejo Norte DOP qua irá lançar no mercado. A base do trabalho corresponde à realidade sendo que alguns dos dados foram adulterados visando servir os objetivos pedagógicos do caso. A fase seguinte corresponde à revisão de literatura cujo objetivo é sustentar a posterior resolução do caso prático. A revisão de literatura apresenta um modelo metodológico com a descrição de cinco passos que conduzem à seleção de um canal de distribuição que resulta do somatório de toda a revisão bibliográfica. Com base na revisão de literatura e do caso prático apresentados, os alunos deverão resolver todas as questões enunciadas por forma a compreender a aplicabilidade da metodologia. Finalmente são tratados os temas das questões de animação, através do plano que visa a apresentação deste caso em aula aos alunos. Este trabalho pretende ser um modelo a apresentar em sala a alunos de Mestrado de Marketing/Direção Comercial, com vista à aprendizagem de uma metodologia que indica quais os passos para selecionar um canal de distribuição. Por outro lado permite também auxiliar os pequenos e médios produtores portugueses que encontram neste caso um modelo adaptável ao seu negócio. Muitas empresas falham porque a abordagem ao mercado, embora suportada por uma boa estratégia de Marketing, não dá importância à forma como coloca o produto no terreno.
id RCAP_707186d445843ce58249e6c1e2717f19
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuiçãoCanais de distribuiçãoDistribuição físicaMarketing mixComprimento do canalDistribution channelPhysical distributionDistribution intensityMarketing mixChannel lengthChannel alignmentEste trabalho apresenta-se sob a forma de um caso pedagógico e pretende demonstrar com clareza quais os passos necessários para definir um canal de distribuição. Inicialmente é apresentado um caso prático, organizado por temas, que explica a história da Associação de Apicultores da Região de Leiria (AARL). Esta Associação depara-se com um problema de selecionar o correto canal de distribuição para o Mel Ribatejo Norte DOP qua irá lançar no mercado. A base do trabalho corresponde à realidade sendo que alguns dos dados foram adulterados visando servir os objetivos pedagógicos do caso. A fase seguinte corresponde à revisão de literatura cujo objetivo é sustentar a posterior resolução do caso prático. A revisão de literatura apresenta um modelo metodológico com a descrição de cinco passos que conduzem à seleção de um canal de distribuição que resulta do somatório de toda a revisão bibliográfica. Com base na revisão de literatura e do caso prático apresentados, os alunos deverão resolver todas as questões enunciadas por forma a compreender a aplicabilidade da metodologia. Finalmente são tratados os temas das questões de animação, através do plano que visa a apresentação deste caso em aula aos alunos. Este trabalho pretende ser um modelo a apresentar em sala a alunos de Mestrado de Marketing/Direção Comercial, com vista à aprendizagem de uma metodologia que indica quais os passos para selecionar um canal de distribuição. Por outro lado permite também auxiliar os pequenos e médios produtores portugueses que encontram neste caso um modelo adaptável ao seu negócio. Muitas empresas falham porque a abordagem ao mercado, embora suportada por uma boa estratégia de Marketing, não dá importância à forma como coloca o produto no terreno.This work is presented as an educational case and pretends to show easily what are the needed steps to set a distribution channel. In the beginning is presented a case study, organized by themes, explaining the Associação de Apicultores da Região de Leiria (AARL). This Association is facing a problem about how to select de correct distribution channel for the Ribatejo Norte DOP honey, being launched in the market. The base of this work corresponds to the reality, being some of the data changed pretending to serve the case study goals. Next chapter of this work corresponds to the literature review part, whose objective is to sustain the resolution of the case study. Literature review presents a methodological model with the description of five steps which drives us to the channel distribution. Based on the literature review and the practical case the students should solve all the presented questions and understand the applicability of what was written. Finally all the themes of animation questions will be treated, through the plan which pretend to present this case in classroom to the students. This work pretends to be a good model to present in classroom to Marketing/Sales Manager Master students, concerning the learning of a methodology which highlights the steps to implement a distribution channel. As well this study allows to help the small/medium Portuguese manufacturers which will find in this case study a model adaptable to their business. Many companies fail the market approach because, although having a good Marketing Strategy, don’t care about the way of place the product in the market.2013-11-21T14:32:49Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5972porVieira, Luís Filipe Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:27:03.490531Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
title Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
spellingShingle Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
Vieira, Luís Filipe Gaspar
Canais de distribuição
Distribuição física
Marketing mix
Comprimento do canal
Distribution channel
Physical distribution
Distribution intensity
Marketing mix
Channel length
Channel alignment
title_short Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
title_full Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
title_fullStr Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
title_full_unstemmed Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
title_sort Caso pedagógico mel ribatejo norte dop: seleção de um canal de distribuição
author Vieira, Luís Filipe Gaspar
author_facet Vieira, Luís Filipe Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luís Filipe Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de distribuição
Distribuição física
Marketing mix
Comprimento do canal
Distribution channel
Physical distribution
Distribution intensity
Marketing mix
Channel length
Channel alignment
topic Canais de distribuição
Distribuição física
Marketing mix
Comprimento do canal
Distribution channel
Physical distribution
Distribution intensity
Marketing mix
Channel length
Channel alignment
description Este trabalho apresenta-se sob a forma de um caso pedagógico e pretende demonstrar com clareza quais os passos necessários para definir um canal de distribuição. Inicialmente é apresentado um caso prático, organizado por temas, que explica a história da Associação de Apicultores da Região de Leiria (AARL). Esta Associação depara-se com um problema de selecionar o correto canal de distribuição para o Mel Ribatejo Norte DOP qua irá lançar no mercado. A base do trabalho corresponde à realidade sendo que alguns dos dados foram adulterados visando servir os objetivos pedagógicos do caso. A fase seguinte corresponde à revisão de literatura cujo objetivo é sustentar a posterior resolução do caso prático. A revisão de literatura apresenta um modelo metodológico com a descrição de cinco passos que conduzem à seleção de um canal de distribuição que resulta do somatório de toda a revisão bibliográfica. Com base na revisão de literatura e do caso prático apresentados, os alunos deverão resolver todas as questões enunciadas por forma a compreender a aplicabilidade da metodologia. Finalmente são tratados os temas das questões de animação, através do plano que visa a apresentação deste caso em aula aos alunos. Este trabalho pretende ser um modelo a apresentar em sala a alunos de Mestrado de Marketing/Direção Comercial, com vista à aprendizagem de uma metodologia que indica quais os passos para selecionar um canal de distribuição. Por outro lado permite também auxiliar os pequenos e médios produtores portugueses que encontram neste caso um modelo adaptável ao seu negócio. Muitas empresas falham porque a abordagem ao mercado, embora suportada por uma boa estratégia de Marketing, não dá importância à forma como coloca o produto no terreno.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-11
2013-11-21T14:32:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5972
url http://hdl.handle.net/10071/5972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134833678483456