Plano de marketing para hotel de animais de estimação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperk Neto, Eduardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39221
Resumo: Um plano de marketing pode ser uma ferramenta fundamental na gestão de uma empresa. Em pequenas empresas, principalmente familiares, é pouco provável de se encontrar uma estratégia ou um plano definido, e na empresa estudada não é diferente. Por isso, se buscou com esse trabalho estruturar um plano de marketing, dando ênfase às estratégias a serem implementadas, bem como análise dos concorrentes como possíveis parceiros. A construção deste plano de marketing é importante considerando-se o cenário favorável deste mercado. Além disso, a empresa tem um problema principal a ser resolvido: oscilações de demanda, devido à característica sazonal desse mercado. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de marketing, com o intuito de aumentar a receita anual do hotel para cachorros, aumentando o número de clientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, tendo como instrumentos, entrevistas com os donos do hotel para cães, assim como com algumas petshops, utilizando questionários estruturados. Para a construção do plano de marketing se utilizou o estudo das referências bibliográficas, assim como das entrevistas. Percebeu-se com esse trabalho, a competitividade desse mercado e a dificuldade de conseguir parceiros para o desenvolvimento conjunto. Por isso, o foco no desenvolvimento da empresa é essencial para a sua sobrevivência no mercado, elaborando estudos para estar sempre se aprimorando e se desenvolvendo. A percepção das oportunidades que este mercado em desenvolvimento permite à empresa um destaque se agir de forma eficiente se apresentado ao mercado como uma empresa de referência no mundo dos animais de estimação. A primazia por qualidade e variedade de serviços, como confortos extra (ar-condicionado, câmeras de monitoramento online, entre outros) são possibilidades que a empresa deve utilizar para se destacar. Por isso, a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças, e a construção dos objetivos de marketing, das estratégias e dos planos de ação são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa focada que deseja uma excelência estratégica.
id UFRGS-2_cc474425db93f87e190cb04a4266bde1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39221
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sperk Neto, EduardoSilva, Tania Nunes da2012-04-18T01:21:44Z2011http://hdl.handle.net/10183/39221000824810Um plano de marketing pode ser uma ferramenta fundamental na gestão de uma empresa. Em pequenas empresas, principalmente familiares, é pouco provável de se encontrar uma estratégia ou um plano definido, e na empresa estudada não é diferente. Por isso, se buscou com esse trabalho estruturar um plano de marketing, dando ênfase às estratégias a serem implementadas, bem como análise dos concorrentes como possíveis parceiros. A construção deste plano de marketing é importante considerando-se o cenário favorável deste mercado. Além disso, a empresa tem um problema principal a ser resolvido: oscilações de demanda, devido à característica sazonal desse mercado. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de marketing, com o intuito de aumentar a receita anual do hotel para cachorros, aumentando o número de clientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, tendo como instrumentos, entrevistas com os donos do hotel para cães, assim como com algumas petshops, utilizando questionários estruturados. Para a construção do plano de marketing se utilizou o estudo das referências bibliográficas, assim como das entrevistas. Percebeu-se com esse trabalho, a competitividade desse mercado e a dificuldade de conseguir parceiros para o desenvolvimento conjunto. Por isso, o foco no desenvolvimento da empresa é essencial para a sua sobrevivência no mercado, elaborando estudos para estar sempre se aprimorando e se desenvolvendo. A percepção das oportunidades que este mercado em desenvolvimento permite à empresa um destaque se agir de forma eficiente se apresentado ao mercado como uma empresa de referência no mundo dos animais de estimação. A primazia por qualidade e variedade de serviços, como confortos extra (ar-condicionado, câmeras de monitoramento online, entre outros) são possibilidades que a empresa deve utilizar para se destacar. Por isso, a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças, e a construção dos objetivos de marketing, das estratégias e dos planos de ação são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa focada que deseja uma excelência estratégica.application/pdfporPlano de marketingGestão empresarialEstratégia empresarialPlano de marketing para hotel de animais de estimaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824810.pdf.txt000824810.pdf.txtExtracted Texttext/plain128005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/2/000824810.pdf.txt482c6bbbde1d351fc8cd1dbac95c4a70MD52ORIGINAL000824810.pdf000824810.pdfTexto completoapplication/pdf1400000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/1/000824810.pdfc4797d011f5da953691f007944edae54MD51THUMBNAIL000824810.pdf.jpg000824810.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/3/000824810.pdf.jpgbe4b37b42ef5c97d2a2fa7eff40a8904MD5310183/392212018-10-10 08:12:50.167oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39221Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:12:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para hotel de animais de estimação
title Plano de marketing para hotel de animais de estimação
spellingShingle Plano de marketing para hotel de animais de estimação
Sperk Neto, Eduardo
Plano de marketing
Gestão empresarial
Estratégia empresarial
title_short Plano de marketing para hotel de animais de estimação
title_full Plano de marketing para hotel de animais de estimação
title_fullStr Plano de marketing para hotel de animais de estimação
title_full_unstemmed Plano de marketing para hotel de animais de estimação
title_sort Plano de marketing para hotel de animais de estimação
author Sperk Neto, Eduardo
author_facet Sperk Neto, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sperk Neto, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tania Nunes da
contributor_str_mv Silva, Tania Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Gestão empresarial
Estratégia empresarial
topic Plano de marketing
Gestão empresarial
Estratégia empresarial
description Um plano de marketing pode ser uma ferramenta fundamental na gestão de uma empresa. Em pequenas empresas, principalmente familiares, é pouco provável de se encontrar uma estratégia ou um plano definido, e na empresa estudada não é diferente. Por isso, se buscou com esse trabalho estruturar um plano de marketing, dando ênfase às estratégias a serem implementadas, bem como análise dos concorrentes como possíveis parceiros. A construção deste plano de marketing é importante considerando-se o cenário favorável deste mercado. Além disso, a empresa tem um problema principal a ser resolvido: oscilações de demanda, devido à característica sazonal desse mercado. Por isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um plano de marketing, com o intuito de aumentar a receita anual do hotel para cachorros, aumentando o número de clientes. A metodologia utilizada foi uma pesquisa exploratória, tendo como instrumentos, entrevistas com os donos do hotel para cães, assim como com algumas petshops, utilizando questionários estruturados. Para a construção do plano de marketing se utilizou o estudo das referências bibliográficas, assim como das entrevistas. Percebeu-se com esse trabalho, a competitividade desse mercado e a dificuldade de conseguir parceiros para o desenvolvimento conjunto. Por isso, o foco no desenvolvimento da empresa é essencial para a sua sobrevivência no mercado, elaborando estudos para estar sempre se aprimorando e se desenvolvendo. A percepção das oportunidades que este mercado em desenvolvimento permite à empresa um destaque se agir de forma eficiente se apresentado ao mercado como uma empresa de referência no mundo dos animais de estimação. A primazia por qualidade e variedade de serviços, como confortos extra (ar-condicionado, câmeras de monitoramento online, entre outros) são possibilidades que a empresa deve utilizar para se destacar. Por isso, a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças, e a construção dos objetivos de marketing, das estratégias e dos planos de ação são fundamentais para o desenvolvimento de uma empresa focada que deseja uma excelência estratégica.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-18T01:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39221
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000824810
url http://hdl.handle.net/10183/39221
identifier_str_mv 000824810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/2/000824810.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/1/000824810.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39221/3/000824810.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 482c6bbbde1d351fc8cd1dbac95c4a70
c4797d011f5da953691f007944edae54
be4b37b42ef5c97d2a2fa7eff40a8904
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447077140824064