Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230079 |
Resumo: | O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. |
id |
UFRGS-2_cc6957bb626fd575c8aec359991bedb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230079 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meinerz, Carla Beatriz2021-09-22T04:24:13Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/230079000785259O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.This article presents a methodological practice of discussion groups, which is analyzed starting from its use in an investigation in education area. It approaches the definition, the history, the theoretical support and the technical propositions of the discussion groups inserted in the Spanish tradition of critical sociology. The presupposal chosen shows that the investigator does in research what reflects his/her conception of science and ethics. This description also present the applications in the doctoral research whose purpose is to investigate the sociability practiced by young people living in the outskirts of Porto Alegre, considering the way they live school and the school insertion through the analyzes of their individual and collective memories.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 485-504PesquisaMetodologia da pesquisaJovemGrupoPorto Alegre (RS)Discussion groupsGrupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educaçãoDiscussion groups : a methodological option in education researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785259.pdf.txt000785259.pdf.txtExtracted Texttext/plain60840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/2/000785259.pdf.txt87fb8362c100b227ba427fdbb856b080MD52ORIGINAL000785259.pdfTexto completoapplication/pdf392393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/1/000785259.pdf5eaa1738efb51a644de3aefe217c01a3MD5110183/2300792021-10-04 04:25:56.805907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discussion groups : a methodological option in education research |
title |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
spellingShingle |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação Meinerz, Carla Beatriz Pesquisa Metodologia da pesquisa Jovem Grupo Porto Alegre (RS) Discussion groups |
title_short |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_full |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_fullStr |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_sort |
Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação |
author |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_facet |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa Metodologia da pesquisa Jovem Grupo Porto Alegre (RS) |
topic |
Pesquisa Metodologia da pesquisa Jovem Grupo Porto Alegre (RS) Discussion groups |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discussion groups |
description |
O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T04:24:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/230079 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000785259 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000785259 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/230079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 485-504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/2/000785259.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/1/000785259.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87fb8362c100b227ba427fdbb856b080 5eaa1738efb51a644de3aefe217c01a3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447767879778304 |