Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230079
Resumo: O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.
id UFRGS-2_cc6957bb626fd575c8aec359991bedb5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230079
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Meinerz, Carla Beatriz2021-09-22T04:24:13Z20110100-3143http://hdl.handle.net/10183/230079000785259O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.This article presents a methodological practice of discussion groups, which is analyzed starting from its use in an investigation in education area. It approaches the definition, the history, the theoretical support and the technical propositions of the discussion groups inserted in the Spanish tradition of critical sociology. The presupposal chosen shows that the investigator does in research what reflects his/her conception of science and ethics. This description also present the applications in the doctoral research whose purpose is to investigate the sociability practiced by young people living in the outskirts of Porto Alegre, considering the way they live school and the school insertion through the analyzes of their individual and collective memories.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 485-504PesquisaMetodologia da pesquisaJovemGrupoPorto Alegre (RS)Discussion groupsGrupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educaçãoDiscussion groups : a methodological option in education researchinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785259.pdf.txt000785259.pdf.txtExtracted Texttext/plain60840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/2/000785259.pdf.txt87fb8362c100b227ba427fdbb856b080MD52ORIGINAL000785259.pdfTexto completoapplication/pdf392393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/1/000785259.pdf5eaa1738efb51a644de3aefe217c01a3MD5110183/2300792021-10-04 04:25:56.805907oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230079Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Discussion groups : a methodological option in education research
title Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
spellingShingle Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
Meinerz, Carla Beatriz
Pesquisa
Metodologia da pesquisa
Jovem
Grupo
Porto Alegre (RS)
Discussion groups
title_short Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_full Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_fullStr Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_full_unstemmed Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_sort Grupos de discussão : uma opção metodológica na pesquisa em educação
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa
Metodologia da pesquisa
Jovem
Grupo
Porto Alegre (RS)
topic Pesquisa
Metodologia da pesquisa
Jovem
Grupo
Porto Alegre (RS)
Discussion groups
dc.subject.eng.fl_str_mv Discussion groups
description O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:24:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230079
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785259
identifier_str_mv 0100-3143
000785259
url http://hdl.handle.net/10183/230079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre, RS. Vol. 36, n. 2 (maio/ago. 2011), p. 485-504
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/2/000785259.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230079/1/000785259.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87fb8362c100b227ba427fdbb856b080
5eaa1738efb51a644de3aefe217c01a3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225036786302976