Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Carla Beatriz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957
Resumo: O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.
id UFRGS-9_a8c2014964713bfce536821975e1cf18
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/16957
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educaçãoJovens. Metodologia. Grupos de Discussão.O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914Meinerz, Carla Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16957Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
title Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
spellingShingle Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
Meinerz, Carla Beatriz
Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão.
title_short Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_full Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_fullStr Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_full_unstemmed Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
title_sort Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
author Meinerz, Carla Beatriz
author_facet Meinerz, Carla Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão.
topic Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão.
description O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984429142016