Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Realidade |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957 |
Resumo: | O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. |
id |
UFRGS-9_a8c2014964713bfce536821975e1cf18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/16957 |
network_acronym_str |
UFRGS-9 |
network_name_str |
Educação & Realidade |
repository_id_str |
|
spelling |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educaçãoJovens. Metodologia. Grupos de Discussão.O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva.FACED - UFRGS2011-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914Meinerz, Carla Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-08-25T19:59:52Zoai:seer.ufrgs.br:article/16957Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-08-25T19:59:52Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
spellingShingle |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação Meinerz, Carla Beatriz Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão. |
title_short |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_full |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_fullStr |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
title_sort |
Grupos de Discussão: uma opção metodológica na pesquisa em educação |
author |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_facet |
Meinerz, Carla Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meinerz, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão. |
topic |
Jovens. Metodologia. Grupos de Discussão. |
description |
O presente artigo trata da prática metodológica dos grupos de discussão, analisada a partir da sua utilização em uma investigação no campo da educação. Aborda a definição, a história, a fundamentação teórica e as proposições técnicas dos grupos de discussão na tradição da sociologia crítica espanhola. Parte do pressuposto de que a opção que o investigador faz no campo teórico e metodológico reflete sua concepção de ciência e de ética na pesquisa. Apresenta um relato de sua aplicação numa investigação de doutorado, cujo objetivo foi investigar a sociabilidade praticada por jovens da periferia urbana de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/16957/12914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
FACED - UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 2 (2011) Educação & Realidade; v. 36 n. 2 (2011) 2175-6236 0100-3143 reponame:Educação & Realidade instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Educação & Realidade |
collection |
Educação & Realidade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||educreal@ufrgs.br |
_version_ |
1799766984429142016 |