O uso dos blogs como ferramenta de construção da identidade de marcas de moda : um estudo da marca Farm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Fernanda Nascimento
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31805
Resumo: A presente pesquisa tem como temática central o estudo de como a Internet, especialmente os blogs, pode ser aliada das empresas de moda na construção de uma identidade de marca forte. Para isso, foi escolhido como objeto de estudo o Adoro!, blog institucional da marca de roupas femininas Farm. Para discutir essa problemática, o estudo se divide em duas etapas. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica a fim de conceituar termos relevantes para essa pesquisa, tais como marca, identidade de marca e blogs, utilizando como referência as obras de Aaker e Joachimsthaler (2007), Kapferer (2003), Primo (2008), Recuero (2003) e Terra (2006), entre outros autores. Na segunda etapa da pesquisa, foram utilizadas técnicas de pesquisa baseadas no estudo de caso, através da análise do blog e do site institucional da Farm, de matérias publicadas na imprensa sobre a marca, além de uma entrevista realizada com um profissional do setor de marketing da empresa. Os principais resultados dessa pesquisa indicam que a o blog da Farm é uma ferramenta de comunicação eficaz, pois é bem planejada, está de acordo com o público-alvo da empresa, além de refletir e reforçar a identidade da marca.
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