O uso dos blogs como ferramenta de construção da identidade de marcas de moda : um estudo da marca Farm
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31805 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como temática central o estudo de como a Internet, especialmente os blogs, pode ser aliada das empresas de moda na construção de uma identidade de marca forte. Para isso, foi escolhido como objeto de estudo o Adoro!, blog institucional da marca de roupas femininas Farm. Para discutir essa problemática, o estudo se divide em duas etapas. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica a fim de conceituar termos relevantes para essa pesquisa, tais como marca, identidade de marca e blogs, utilizando como referência as obras de Aaker e Joachimsthaler (2007), Kapferer (2003), Primo (2008), Recuero (2003) e Terra (2006), entre outros autores. Na segunda etapa da pesquisa, foram utilizadas técnicas de pesquisa baseadas no estudo de caso, através da análise do blog e do site institucional da Farm, de matérias publicadas na imprensa sobre a marca, além de uma entrevista realizada com um profissional do setor de marketing da empresa. Os principais resultados dessa pesquisa indicam que a o blog da Farm é uma ferramenta de comunicação eficaz, pois é bem planejada, está de acordo com o público-alvo da empresa, além de refletir e reforçar a identidade da marca. |
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Prestes, Fernanda NascimentoSchmitz, Daniela MariaJacks, Nilda Aparecida2011-09-16T09:00:29Z2011http://hdl.handle.net/10183/31805000785568A presente pesquisa tem como temática central o estudo de como a Internet, especialmente os blogs, pode ser aliada das empresas de moda na construção de uma identidade de marca forte. Para isso, foi escolhido como objeto de estudo o Adoro!, blog institucional da marca de roupas femininas Farm. Para discutir essa problemática, o estudo se divide em duas etapas. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica a fim de conceituar termos relevantes para essa pesquisa, tais como marca, identidade de marca e blogs, utilizando como referência as obras de Aaker e Joachimsthaler (2007), Kapferer (2003), Primo (2008), Recuero (2003) e Terra (2006), entre outros autores. Na segunda etapa da pesquisa, foram utilizadas técnicas de pesquisa baseadas no estudo de caso, através da análise do blog e do site institucional da Farm, de matérias publicadas na imprensa sobre a marca, além de uma entrevista realizada com um profissional do setor de marketing da empresa. Os principais resultados dessa pesquisa indicam que a o blog da Farm é uma ferramenta de comunicação eficaz, pois é bem planejada, está de acordo com o público-alvo da empresa, além de refletir e reforçar a identidade da marca.This research intends to study how the internet, especially blogs, can be allied of the companies of fashion in the construction of an identity of strong mark. Then, Adoro!, institutional blog of the mark of female clothes Farm, was chosen as study object. First, a bibliographical revision was made in order to appraise relevant terms for this research, such as mark, identity of mark and blogs, using as reference the works of Aaker and Joachimsthaler (2007), Kapferer (2003), Primo (2008), Recuero (2003) and Terra (2006), among others authors. In the second stage of the research, based techniques of research in the case study had been used, through the analysis of blog and the institutional site of Farm, of substances published in the press on the mark, and an interview carried through with a professional of the sector of marketing of the company. The main results of this research indicate that the Farm's blog is an efficient tool of communication because is well are planned, agrees with its public-target, and reflect the strength of the mark.application/pdfporBlog corporativoMarcaBlog de modaMark identityFashion communicationInstitutional blogsO uso dos blogs como ferramenta de construção da identidade de marcas de moda : um estudo da marca Farminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000785568.pdf000785568.pdfTexto completoapplication/pdf1177368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31805/1/000785568.pdf4e94b6eb56f4631745dd77de43b87cddMD51TEXT000785568.pdf.txt000785568.pdf.txtExtracted Texttext/plain134956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31805/2/000785568.pdf.txtc8b486b12c6d6c6c22ef0526a8d57621MD52THUMBNAIL000785568.pdf.jpg000785568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31805/3/000785568.pdf.jpga9e5a85da97fc4dde83002e630ddb33fMD5310183/318052018-10-10 07:45:35.444oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31805Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:45:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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