A influência dos blogs de moda no comportamento do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Didone, Sarah Caroline
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117460
Resumo: Este trabalho procurou verificar de que maneira as publicações em blogs de moda estão influenciando o comportamento dos consumidores que os leem. O crescimento do mercado da moda brasileiro entre 2003 e 2013 fez com que o mesmo atingisse a posição de oitavo maior mercado de moda do mundo. Paralelamente a isso, os blogs de moda – veículos da web nos quais os autores expressam opiniões a respeito do tema e outros assuntos relacionados – ganharam popularidade, impulsionados pelo aumento no acesso dos brasileiros à internet. Diversas empresas do mercado de moda estão interessadas em anunciar seus produtos através destes blogs, desenvolvendo variadas formas de parceria. Inicialmente, foram coletados dados secundários sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra, os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e blogs. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram entrevistados quatro blogueiros e dez leitores de blogs de moda. Concluiu-se, então, que as etapas do processo de decisão de compra mais impactadas pelas publicações em blogs de moda são o reconhecimento da necessidade e o consumo, já as menos impactadas são a busca por informações e a avaliação pós-consumo. Em comparação a outros fatores de influência, os fatores sociais relacionados na pesquisa, como família e amigos e colegas de trabalho/faculdade, foram considerados mais impactantes que os blogs para metade dos leitores entrevistados, enquanto a outra metade se dividiu entre os fatores pessoais e culturais mencionados.
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