Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Raquel Elisa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141374
Resumo: Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula.
id UFRGS-2_cc758b2da541ec496a0393505e099ca9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141374
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Raquel ElisaFoohs, Marcelo Magalhães2016-05-20T02:10:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/141374000991889Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula.application/pdfporSoftware educacionalMatemáticaInformáticaAlunoUso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991889.pdf000991889.pdfTexto completoapplication/pdf2312489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/1/000991889.pdfbe9ec298e738bed6e7fd3d98c5e8749cMD51TEXT000991889.pdf.txt000991889.pdf.txtExtracted Texttext/plain89825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/2/000991889.pdf.txt8af9d6b58e9ab5f4316f26a61b0eb7e4MD52THUMBNAIL000991889.pdf.jpg000991889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/3/000991889.pdf.jpge8ff1e2f99bcfaa8e6624eb90e9cc55dMD5310183/1413742018-10-25 09:59:51.217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:59:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
title Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
spellingShingle Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
Weber, Raquel Elisa
Software educacional
Matemática
Informática
Aluno
title_short Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
title_full Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
title_fullStr Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
title_full_unstemmed Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
title_sort Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
author Weber, Raquel Elisa
author_facet Weber, Raquel Elisa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Raquel Elisa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Matemática
Informática
Aluno
topic Software educacional
Matemática
Informática
Aluno
description Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-20T02:10:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141374
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000991889
url http://hdl.handle.net/10183/141374
identifier_str_mv 000991889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/1/000991889.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/2/000991889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/3/000991889.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv be9ec298e738bed6e7fd3d98c5e8749c
8af9d6b58e9ab5f4316f26a61b0eb7e4
e8ff1e2f99bcfaa8e6624eb90e9cc55d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509301194752