Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141374 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula. |
id |
UFRGS-2_cc758b2da541ec496a0393505e099ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141374 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Weber, Raquel ElisaFoohs, Marcelo Magalhães2016-05-20T02:10:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/141374000991889Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula.application/pdfporSoftware educacionalMatemáticaInformáticaAlunoUso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000991889.pdf000991889.pdfTexto completoapplication/pdf2312489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/1/000991889.pdfbe9ec298e738bed6e7fd3d98c5e8749cMD51TEXT000991889.pdf.txt000991889.pdf.txtExtracted Texttext/plain89825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/2/000991889.pdf.txt8af9d6b58e9ab5f4316f26a61b0eb7e4MD52THUMBNAIL000991889.pdf.jpg000991889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/3/000991889.pdf.jpge8ff1e2f99bcfaa8e6624eb90e9cc55dMD5310183/1413742018-10-25 09:59:51.217oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141374Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:59:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
title |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
spellingShingle |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições Weber, Raquel Elisa Software educacional Matemática Informática Aluno |
title_short |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
title_full |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
title_fullStr |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
title_full_unstemmed |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
title_sort |
Uso da informática nas aulas de matemática : possibilidades e contribuições |
author |
Weber, Raquel Elisa |
author_facet |
Weber, Raquel Elisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Raquel Elisa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Matemática Informática Aluno |
topic |
Software educacional Matemática Informática Aluno |
description |
Esta monografia tem por objetivo salientar a importância da utilização de recursos variados no processo de ensino/aprendizagem da Matemática, dentro do contexto educacional contemporâneo. A Matemática é uma disciplina trabalhada muitas vezes de forma totalmente tradicional, o que nos leva a questionar se essa metodologia motiva os alunos a desenvolverem um estudo com entusiasmo, reflexão e sentido. Atualmente, há a possibilidade de tornar a aprendizagem da matemática mais significativa utilizando, por exemplo, softwares educativos. Porém, estes softwares precisam ser bem escolhidos pelo professor para que tenham relação com os conteúdos e habilidades desenvolvidos em sala de aula, além de estarem fundamentados na proposta pedagógica da Matemática da escola para que de fato contribuam no processo de ensino/aprendizagem. Esta monografia apresenta uma prática realizada com o uso de um software educativo nas aulas de Matemática de uma turma de alunos de ensino fundamental. A metodologia utilizada no estudo de caso levou em consideração a aprendizagem significativa dos alunos, baseada em Ausubel e Jonassen. Além disso, baseou-se também no Ciclo de aprendizagem de Kolb. Por meio da prática realizada em sala de aula com a turma de alunos, verificou-se a importância do uso das tecnologias, pelo aumento de interesse, motivação e participação por parte dos educandos. Nos dias de hoje nenhum professor pode ignorar o uso das tecnologias em sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-20T02:10:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141374 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000991889 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141374 |
identifier_str_mv |
000991889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/1/000991889.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/2/000991889.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141374/3/000991889.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be9ec298e738bed6e7fd3d98c5e8749c 8af9d6b58e9ab5f4316f26a61b0eb7e4 e8ff1e2f99bcfaa8e6624eb90e9cc55d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447173726208000 |