Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Marisa Flores de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Arenhaldt, Rafael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256480
Resumo: O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada A educação permanente no contexto das práticas na saúde: o descortinar do olhar através das narrativas para a saúde do trabalhador, tendo como cenário um Programa de Educação Permanente em Saúde na região Macrosul do Rio Grande do Sul. O texto objetiva refletir sobre a experiência com oficinas pedagógicas realizadas no referido Programa, em que foram empregadas narrativas orais e imagéticas. Para o desenvolvimento pedagógico foi utilizada uma plataforma virtual para disponibilizar materiais teóricos, organizar as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos empregaram-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussões sobre as fotos. As imagens destacaram diferentes situações e significados de suas atuações no Sistema Único de Saúde. As experiências apontam para elementos relevantes no conceito de Educação Permanente em Saúde e de saberes que são construídos e incorporados no trabalho. O percurso de pesquisa-intervenção possibilitou construir conhecimentos coletivamente, ressignificar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais. As narrativas transformaram-se em um caminho para o entendimento das experiências e assim contribuíram na implementação e aperfeiçoamento das políticas públicas de Saúde e Educação.
id UFRGS-2_cc90e3146756ffb697111c6807d380eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256480
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Marisa Flores deArenhaldt, Rafael2023-03-30T03:23:12Z20221982-3207http://hdl.handle.net/10183/256480001163491O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada A educação permanente no contexto das práticas na saúde: o descortinar do olhar através das narrativas para a saúde do trabalhador, tendo como cenário um Programa de Educação Permanente em Saúde na região Macrosul do Rio Grande do Sul. O texto objetiva refletir sobre a experiência com oficinas pedagógicas realizadas no referido Programa, em que foram empregadas narrativas orais e imagéticas. Para o desenvolvimento pedagógico foi utilizada uma plataforma virtual para disponibilizar materiais teóricos, organizar as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos empregaram-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussões sobre as fotos. As imagens destacaram diferentes situações e significados de suas atuações no Sistema Único de Saúde. As experiências apontam para elementos relevantes no conceito de Educação Permanente em Saúde e de saberes que são construídos e incorporados no trabalho. O percurso de pesquisa-intervenção possibilitou construir conhecimentos coletivamente, ressignificar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais. As narrativas transformaram-se em um caminho para o entendimento das experiências e assim contribuíram na implementação e aperfeiçoamento das políticas públicas de Saúde e Educação.The article presents an excerpt from the research entitled Permanent education in the context of health practices: the unveiling of the look through narratives for workers' health, taking into account a Permanent Health Education Program in the Macrosul region of Rio Grande do Sul. South. The text aims to reflect on the experience with pedagogical workshops held in the aforementioned Program, in which oral and imagery narratives were used. For pedagogical development, a virtual platform was used to provide theoretical materials, organize asynchronous activities, as well as shared photographs of the contexts of workers inOccupational Health Surveillance. In the synchronous moments, materials such as texts, poetry, videos and discussions about the photos were used. The images highlighted different situations and meanings of their actions in the Unified Health System. The experiences point to relevant elements in the concept of Permanent Education in Health and knowledge that is built and incorporated in the work. The research-intervention route made it possible to collectively build knowledge, re-signify practices and made possible elements to better intervene in work and educational processes. The narratives became a way to understand the experiences and thus contributed to the implementation and improvement of public policies in Health and Education.El artículo presenta un extracto de la investigación titulada La educación permanente en el contexto de las prácticas de salud: el develamiento de la mirada a través de las narrativas para la salud del trabajador, teniendo como escenario un Programa de Educación Permanente en Salud en la región del Macrosul de Río Grande del Sur. El texto pretende reflexionar sobre la experiencia con talleres pedagógicos realizados en el mencionado Programa, en los que se utilizaron narrativas orales y de imágenes. Para de las actividades se utilizó una plataforma virtual para brindar materiales teóricos, organizar actividades asincrónicas, así como fotografías compartidas de contextos de trabajadores en Vigilancia en Salud Ocupacional. En los momentos sincrónicos se utilizaron materiales como textos, poesías, videos y discusiones sobre las fotos. Las imágenes destacaron diferentes situaciones y significados de sus acciones en el Sistema Único de Salud. Las experiencias señalan elementos relevantes en el concepto de Educación Permanente en Salud y saberes que se construyen e incorporan en el trabajo. El camino de investigación-intervención posibilitó la construcción colectiva de saberes, replanteó prácticas y posibilitó elementos para intervenir mejor en los procesos laborales y educativos. Las narrativas se convirtieron en una forma de comprensión de las experiencias y así contribuyeron para la implementación y mejora de las políticas públicas de salud y educación.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 16, n. 1 (2022), p. 10-24Educação continuadaNarrativaSistema Único de SaúdeContinuing educationHealth Unic SystemWorker's healthNarrativesEducación permanenteSistema único de SaludSalud del trabajadorOficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúdePedagogical workshops and oral and imagery narratives : a nexperience of continuing education in health Talleres pedagógicos y narrativas orales e imaginarias : una experiencia de educación permanente en salud info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163491.pdf.txt001163491.pdf.txtExtracted Texttext/plain45690http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256480/2/001163491.pdf.txtfa53c2675e699401ab138546cef86c42MD52ORIGINAL001163491.pdfTexto completoapplication/pdf1764288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256480/1/001163491.pdfab92a1e0a41d83bad428fdc79ec36196MD5110183/2564802023-03-31 03:23:14.894841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256480Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-31T06:23:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical workshops and oral and imagery narratives : a nexperience of continuing education in health
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Talleres pedagógicos y narrativas orales e imaginarias : una experiencia de educación permanente en salud
title Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
spellingShingle Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
Quadros, Marisa Flores de
Educação continuada
Narrativa
Sistema Único de Saúde
Continuing education
Health Unic System
Worker's health
Narratives
Educación permanente
Sistema único de Salud
Salud del trabajador
title_short Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
title_full Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
title_fullStr Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
title_full_unstemmed Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
title_sort Oficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúde
author Quadros, Marisa Flores de
author_facet Quadros, Marisa Flores de
Arenhaldt, Rafael
author_role author
author2 Arenhaldt, Rafael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Marisa Flores de
Arenhaldt, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Narrativa
Sistema Único de Saúde
topic Educação continuada
Narrativa
Sistema Único de Saúde
Continuing education
Health Unic System
Worker's health
Narratives
Educación permanente
Sistema único de Salud
Salud del trabajador
dc.subject.eng.fl_str_mv Continuing education
Health Unic System
Worker's health
Narratives
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación permanente
Sistema único de Salud
Salud del trabajador
description O artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada A educação permanente no contexto das práticas na saúde: o descortinar do olhar através das narrativas para a saúde do trabalhador, tendo como cenário um Programa de Educação Permanente em Saúde na região Macrosul do Rio Grande do Sul. O texto objetiva refletir sobre a experiência com oficinas pedagógicas realizadas no referido Programa, em que foram empregadas narrativas orais e imagéticas. Para o desenvolvimento pedagógico foi utilizada uma plataforma virtual para disponibilizar materiais teóricos, organizar as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos empregaram-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussões sobre as fotos. As imagens destacaram diferentes situações e significados de suas atuações no Sistema Único de Saúde. As experiências apontam para elementos relevantes no conceito de Educação Permanente em Saúde e de saberes que são construídos e incorporados no trabalho. O percurso de pesquisa-intervenção possibilitou construir conhecimentos coletivamente, ressignificar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais. As narrativas transformaram-se em um caminho para o entendimento das experiências e assim contribuíram na implementação e aperfeiçoamento das políticas públicas de Saúde e Educação.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:23:12Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256480
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001163491
identifier_str_mv 1982-3207
001163491
url http://hdl.handle.net/10183/256480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 16, n. 1 (2022), p. 10-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256480/2/001163491.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256480/1/001163491.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa53c2675e699401ab138546cef86c42
ab92a1e0a41d83bad428fdc79ec36196
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725159870562304