Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Daniela Márcia Neri
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pires, Vilara Maria Mesquita Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37095
Resumo: Objetivo: relatar a experiência de uma oficina de Educação Permanente em Saúde, que visou a construção de sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família, a partir do entendimento apresentado por trabalhadores da equipe de saúde da família e gestores da secretaria municipal de saúde. Métodos: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, que ocorreu em um município baiano. Envolveu 39 participantes, que foram divididos em 2 grupos. A oficina ocorreu nos dias 08 e 19 de novembro de 2021, contabilizando 4h para cada grupo. Foi organizada em cinco momentos que envolveram construção de painéis interativos e discursões sobre a temática. Resultados: Ao vivenciarmos esses momentos foi possível perceber comprometimento por parte dos participantes; ao tempo em que traziam consigo sentimentos diversos que giravam em torno das expectativas sobre a oficina como também de ordem pessoal; no tocante aos sentidos e significados foi possível aproximar com o trabalho em equipe, o acolhimento, o cuidado continuado, a prevenção e promoção da saúde e assim perceberem que seus entendimentos comungavam com a Política Nacional de Atenção Básica. Conclusão: A oficina propiciou perceber a relevância da Educação Permanente em Saúde como caminho salutar para o fortalecimento do SUS, e a necessidade de ressignificar o trabalho em saúde a partir dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família.
id UNIFEI_3547818fdd4f7acfa93ddf14b9563775
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37095
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência Permanent Education in Health in the construction of senses and meanings about the Family Health Strategy: an experience reportLa Educación Permanente en Salud en la construcción de sentidos y significados sobre la Estrategia de Salud de la Familia: relato de experiencia Permanent Health EducationFamily Health StrategyHealth Unic SystemHealth worker.Educación Permanente en SaludEstrategia de Salud de la FamiliaSistema único de SaludTrabajador de la salud.Educação Permanente em SaúdeSistema Único de SaúdeEstratégia Saúde da FamíliaTrabalhador de saúde.Objetivo: relatar a experiência de uma oficina de Educação Permanente em Saúde, que visou a construção de sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família, a partir do entendimento apresentado por trabalhadores da equipe de saúde da família e gestores da secretaria municipal de saúde. Métodos: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, que ocorreu em um município baiano. Envolveu 39 participantes, que foram divididos em 2 grupos. A oficina ocorreu nos dias 08 e 19 de novembro de 2021, contabilizando 4h para cada grupo. Foi organizada em cinco momentos que envolveram construção de painéis interativos e discursões sobre a temática. Resultados: Ao vivenciarmos esses momentos foi possível perceber comprometimento por parte dos participantes; ao tempo em que traziam consigo sentimentos diversos que giravam em torno das expectativas sobre a oficina como também de ordem pessoal; no tocante aos sentidos e significados foi possível aproximar com o trabalho em equipe, o acolhimento, o cuidado continuado, a prevenção e promoção da saúde e assim perceberem que seus entendimentos comungavam com a Política Nacional de Atenção Básica. Conclusão: A oficina propiciou perceber a relevância da Educação Permanente em Saúde como caminho salutar para o fortalecimento do SUS, e a necessidade de ressignificar o trabalho em saúde a partir dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família.Objective: to report the experience of a Permanent Education in Health workshop, which aimed at building meanings and meanings about the Family Health Strategy, based on the understanding presented by family health team workers and managers of the municipal health department. Methods: qualitative, descriptive study of the experience report type, which took place in a municipality in Bahia. It involved 39 participants, who were divided into 2 groups. The workshop took place on November 8 and 19, 2021, accounting for 4 hours for each group. It was organized in five moments that involved the construction of interactive panels and discussions on the theme. Results: By experiencing these moments, it was possible to perceive commitment on the part of the participants; at the same time that they brought with them different feelings that revolved around expectations about the workshop as well as of a personal nature; with regard to the senses and meanings, it was possible to approximate with teamwork, reception, continued care, prevention and health promotion and thus realize that their understandings shared with the National Policy of Primary Care. Conclusion: The workshop made it possible to perceive the relevance of Permanent Education in Health as a healthy way to strengthen the SUS, and the need to re-signify health work based on the meanings and meanings about the Family Health Strategy.Objetivo: Relatar la experiencia de un taller de Educación Permanente en Salud, que tuvo como objetivo la construcción de sentidos y sentidos sobre la Estrategia de Salud de la Familia, a partir de la comprensión presentada por trabajadores del equipo de salud de la familia y gestores del departamento de salud municipal. Métodos: estudio cualitativo, descriptivo, del tipo relato de experiencia, que ocurrió en un municipio de Bahia. Involucró a 39 participantes, que se dividieron en 2 grupos. El taller se llevó a cabo los días 8 y 19 de noviembre de 2021, con una duración de 4 horas para cada grupo. Fue organizado en cinco momentos que involucraron la construcción de paneles interactivos y discusiones sobre el tema. Resultados: Al vivir estos momentos, fue posible percibir compromiso por parte de los participantes; a la vez que traían consigo diferentes sentimientos que giraban en torno a las expectativas sobre el taller así como de carácter personal; en cuanto a los sentidos y significados, fue posible abordar con el trabajo en equipo, la acogida, la atención continuada, la prevención y la promoción de la salud y así darse cuenta de que sus comprensiones comparten con la Política Nacional de Atención Primaria. Conclusión: El taller permitió percibir la pertinencia de la Educación Permanente en Salud como una forma saludable de fortalecer el SUS, y la necesidad de resignificar el trabajo en salud a partir de los sentidos y sentidos sobre la Estrategia de Salud de la Familia.Research, Society and Development2022-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3709510.33448/rsd-v11i15.37095Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e207111537095Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e207111537095Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e2071115370952525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37095/30923Copyright (c) 2022 Daniela Márcia Neri Sampaio; Vilara Maria Mesquita Mendes Pireshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Daniela Márcia NeriPires, Vilara Maria Mesquita Mendes2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/37095Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:23.817567Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
Permanent Education in Health in the construction of senses and meanings about the Family Health Strategy: an experience report
La Educación Permanente en Salud en la construcción de sentidos y significados sobre la Estrategia de Salud de la Familia: relato de experiencia
title Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
spellingShingle Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
Sampaio, Daniela Márcia Neri
Permanent Health Education
Family Health Strategy
Health Unic System
Health worker.
Educación Permanente en Salud
Estrategia de Salud de la Familia
Sistema único de Salud
Trabajador de la salud.
Educação Permanente em Saúde
Sistema Único de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Trabalhador de saúde.
title_short Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
title_full Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
title_fullStr Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
title_full_unstemmed Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
title_sort Educação Permanente em Saúde na construção dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência
author Sampaio, Daniela Márcia Neri
author_facet Sampaio, Daniela Márcia Neri
Pires, Vilara Maria Mesquita Mendes
author_role author
author2 Pires, Vilara Maria Mesquita Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Daniela Márcia Neri
Pires, Vilara Maria Mesquita Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Permanent Health Education
Family Health Strategy
Health Unic System
Health worker.
Educación Permanente en Salud
Estrategia de Salud de la Familia
Sistema único de Salud
Trabajador de la salud.
Educação Permanente em Saúde
Sistema Único de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Trabalhador de saúde.
topic Permanent Health Education
Family Health Strategy
Health Unic System
Health worker.
Educación Permanente en Salud
Estrategia de Salud de la Familia
Sistema único de Salud
Trabajador de la salud.
Educação Permanente em Saúde
Sistema Único de Saúde
Estratégia Saúde da Família
Trabalhador de saúde.
description Objetivo: relatar a experiência de uma oficina de Educação Permanente em Saúde, que visou a construção de sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família, a partir do entendimento apresentado por trabalhadores da equipe de saúde da família e gestores da secretaria municipal de saúde. Métodos: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, que ocorreu em um município baiano. Envolveu 39 participantes, que foram divididos em 2 grupos. A oficina ocorreu nos dias 08 e 19 de novembro de 2021, contabilizando 4h para cada grupo. Foi organizada em cinco momentos que envolveram construção de painéis interativos e discursões sobre a temática. Resultados: Ao vivenciarmos esses momentos foi possível perceber comprometimento por parte dos participantes; ao tempo em que traziam consigo sentimentos diversos que giravam em torno das expectativas sobre a oficina como também de ordem pessoal; no tocante aos sentidos e significados foi possível aproximar com o trabalho em equipe, o acolhimento, o cuidado continuado, a prevenção e promoção da saúde e assim perceberem que seus entendimentos comungavam com a Política Nacional de Atenção Básica. Conclusão: A oficina propiciou perceber a relevância da Educação Permanente em Saúde como caminho salutar para o fortalecimento do SUS, e a necessidade de ressignificar o trabalho em saúde a partir dos sentidos e significados sobre a Estratégia Saúde da Família.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37095
10.33448/rsd-v11i15.37095
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37095
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v11i15.37095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37095/30923
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Daniela Márcia Neri Sampaio; Vilara Maria Mesquita Mendes Pires
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Daniela Márcia Neri Sampaio; Vilara Maria Mesquita Mendes Pires
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e207111537095
Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e207111537095
Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e207111537095
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052774142181376