Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237758 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais. |
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Santos, Wagner Silva dosRaupp, Daniele Trajano2022-04-25T17:47:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/237758001139240Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais.This study aims to present the construction and validation of a didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel for teaching energy for the 8th grade of elementary school. The reason for the development of this work is due to the interdisciplinary nature of science teaching and the complexity of the energy study content, which often causes confusion regarding the concept. It is understood that an approach with the use of potentially meaningful teaching units (PMTU) has the potential to promote learning that is not merely mechanical. T o achieve the proposed objectives, bibliographic research was carried out, as well as the elaboration, validation and construction of the final version of the PMTU. The Potentially Significant T eaching Unit was organized in five stages using dif ferent didactic resources including the elaboration of a Podcast. As a result, it is expected that this work can contribute to teachers who seek to adopt teaching strategies dif ferent from the usual ones.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalScience teachingMeaningful learningPotentially Significant Teaching Unit (PMTU)Didactic sequenceEnergy teachingProposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139240.pdf.txt001139240.pdf.txtExtracted Texttext/plain55167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/2/001139240.pdf.txt7b34ab53cb8a8b3df3261bd1830d4b6cMD52ORIGINAL001139240.pdfTexto completoapplication/pdf634684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/1/001139240.pdf262b312c67ecb18a6c92635d66433cd4MD5110183/2377582022-04-26 04:50:50.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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