Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Wagner Silva dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237758
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais.
id UFRGS-2_cc9649459c9fa0a287ab11edd6f32244
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237758
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Wagner Silva dosRaupp, Daniele Trajano2022-04-25T17:47:53Z2022http://hdl.handle.net/10183/237758001139240Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais.This study aims to present the construction and validation of a didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel for teaching energy for the 8th grade of elementary school. The reason for the development of this work is due to the interdisciplinary nature of science teaching and the complexity of the energy study content, which often causes confusion regarding the concept. It is understood that an approach with the use of potentially meaningful teaching units (PMTU) has the potential to promote learning that is not merely mechanical. T o achieve the proposed objectives, bibliographic research was carried out, as well as the elaboration, validation and construction of the final version of the PMTU. The Potentially Significant T eaching Unit was organized in five stages using dif ferent didactic resources including the elaboration of a Podcast. As a result, it is expected that this work can contribute to teachers who seek to adopt teaching strategies dif ferent from the usual ones.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalScience teachingMeaningful learningPotentially Significant Teaching Unit (PMTU)Didactic sequenceEnergy teachingProposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139240.pdf.txt001139240.pdf.txtExtracted Texttext/plain55167http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/2/001139240.pdf.txt7b34ab53cb8a8b3df3261bd1830d4b6cMD52ORIGINAL001139240.pdfTexto completoapplication/pdf634684http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/1/001139240.pdf262b312c67ecb18a6c92635d66433cd4MD5110183/2377582022-04-26 04:50:50.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237758Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-26T07:50:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
title Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
spellingShingle Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
Santos, Wagner Silva dos
Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Science teaching
Meaningful learning
Potentially Significant Teaching Unit (PMTU)
Didactic sequence
Energy teaching
title_short Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
title_full Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
title_fullStr Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
title_sort Proposta de sequência didática baseada na aprendizagem significativa para o ensino de Ciências do 8º ano energia
author Santos, Wagner Silva dos
author_facet Santos, Wagner Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Wagner Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raupp, Daniele Trajano
contributor_str_mv Raupp, Daniele Trajano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
topic Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Science teaching
Meaningful learning
Potentially Significant Teaching Unit (PMTU)
Didactic sequence
Energy teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Meaningful learning
Potentially Significant Teaching Unit (PMTU)
Didactic sequence
Energy teaching
description Este trabalho objetiva apresentar a construção e a validação de uma sequência didática baseada na T eoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel para ensino de energia para o 8º ano do ensino fundamental. A razão do desenvolvimento desse trabalho se deve a característica interdisciplinar do ensino de ciências e a complexidade do conteúdo de energia, que causa muitas vezes confusão com relação ao conceito. Entende-se que uma abordagem com o uso das unidades de ensino potencialmente significativas (UEPS), têm o potencial de promover uma aprendizagem que não seja meramente mecânica. Para atingir os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica assim como a elaboração, validação e construção da versão final da UEPS. A Unidade de Ensino Potencialmente Significativa foi organizada em cinco etapas utilizando diferentes recursos didáticos incluindo a elaboração de um Podcast. Como resultado, espera-se que esse trabalho possa contribuir para os professores que buscam adotar estratégias de ensino não clássicas/tradicionais.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:47:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237758
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001139240
url http://hdl.handle.net/10183/237758
identifier_str_mv 001139240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/2/001139240.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237758/1/001139240.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b34ab53cb8a8b3df3261bd1830d4b6c
262b312c67ecb18a6c92635d66433cd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447306207494144