Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hammes, Lúcio Jorge
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hammes, Itamar Luís, Zitkoski, Jaime José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241648
Resumo: O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.
id UFRGS-2_cc9846b75f5217862bccc1bcf02597ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241648
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Hammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar LuísZitkoski, Jaime José2022-07-02T05:13:45Z20200104-7043http://hdl.handle.net/10183/241648001143900O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.The article aims to discuss the central problems that contemporary education faces in relation to the formative processes, such as: the profile of the graduates of the courses in relation to the needs and demands of society, the urgency of an interdisciplinary knowledge and the ethical and social responsibility. The methodology consists of a bibliographical study through the hermeneutics of texts. The core concepts that help theoretical support for this study, include the themes of Interdisciplinarity, the Crisis of paradigms and the Alternatives for the future in society. Habermas, Freire and Santos are the three authors who base the horizon on the critical reflection on the theme and inspire us in the search for the foundations for a future education. The aim is to build a new model of cultural formation that overcomes the deepest problems in the world today, such as alienation, social exclusion, the trivialization of violence and the current ethical crisis.El artículo tiene como objetivo discutir los problemas centrales que enfrenta la educación contemporánea en relación con los procesos formativos, tales como: el perfil de los graduados de los cursos en relación con las necesidades y demandas de la sociedad, la urgencia de un conocimiento interdisciplinario y la responsabilidad ética y social. La metodología consiste en un estudio bibliográfico, a través de textos hermenéuticos. Los conceptos centrales que sirven de soporte teórico para este estudio incluyen los temas de interdisciplinariedad, la crisis de paradigmas y las alternativas para el futuro en la sociedad. Habermas, Freire y Santos son los tres autores que sirven de horizonte en la reflexión crítica sobre el tema y nos inspiran en la búsqueda de los fundamentos para una educación del futuro. El objetivo es construir un nuevo modelo de formación cultural que supere los problemas más profundos del mundo actual, como la alienación, la exclusión social, la trivialización de la violencia y la actual crisis ética.application/pdfporRevista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Vol. 29, n. 60 (out./dez. 2020), p. 268-286InterdisciplinaridadeFreire, Paulo, 1921-1997Habermas, Jürgen, 1929-Santos, Boaventura de SousaEthical-environmental crisisInterdisciplinarityEducationNew paradigmsCrisis ético-ambientalInterdisciplinariedadEducaciónNuevos paradigmasPerspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e SantosInterdisciplinary perspectives on education from Habermas, Freire and Santos Perspectivas interdisciplinarias sobre educación de Habermas, Freire y Santos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143900.pdf.txt001143900.pdf.txtExtracted Texttext/plain73933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/2/001143900.pdf.txt2b58aa33daa62a376656aa78fca781b9MD52ORIGINAL001143900.pdfTexto completoapplication/pdf325548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/1/001143900.pdfd7ddbac13b2a471515308037aab78bcdMD5110183/2416482022-07-03 04:54:43.004256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Interdisciplinary perspectives on education from Habermas, Freire and Santos
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Perspectivas interdisciplinarias sobre educación de Habermas, Freire y Santos
title Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
spellingShingle Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
Hammes, Lúcio Jorge
Interdisciplinaridade
Freire, Paulo, 1921-1997
Habermas, Jürgen, 1929-
Santos, Boaventura de Sousa
Ethical-environmental crisis
Interdisciplinarity
Education
New paradigms
Crisis ético-ambiental
Interdisciplinariedad
Educación
Nuevos paradigmas
title_short Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
title_full Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
title_fullStr Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
title_full_unstemmed Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
title_sort Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
author Hammes, Lúcio Jorge
author_facet Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
author_role author
author2 Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hammes, Lúcio Jorge
Hammes, Itamar Luís
Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Freire, Paulo, 1921-1997
Habermas, Jürgen, 1929-
Santos, Boaventura de Sousa
topic Interdisciplinaridade
Freire, Paulo, 1921-1997
Habermas, Jürgen, 1929-
Santos, Boaventura de Sousa
Ethical-environmental crisis
Interdisciplinarity
Education
New paradigms
Crisis ético-ambiental
Interdisciplinariedad
Educación
Nuevos paradigmas
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethical-environmental crisis
Interdisciplinarity
Education
New paradigms
dc.subject.spa.fl_str_mv Crisis ético-ambiental
Interdisciplinariedad
Educación
Nuevos paradigmas
description O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-02T05:13:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/241648
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-7043
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143900
identifier_str_mv 0104-7043
001143900
url http://hdl.handle.net/10183/241648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Vol. 29, n. 60 (out./dez. 2020), p. 268-286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/2/001143900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/1/001143900.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b58aa33daa62a376656aa78fca781b9
d7ddbac13b2a471515308037aab78bcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447796843544576