Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/241648 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade. |
id |
UFRGS-2_cc9846b75f5217862bccc1bcf02597ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241648 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hammes, Lúcio JorgeHammes, Itamar LuísZitkoski, Jaime José2022-07-02T05:13:45Z20200104-7043http://hdl.handle.net/10183/241648001143900O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.The article aims to discuss the central problems that contemporary education faces in relation to the formative processes, such as: the profile of the graduates of the courses in relation to the needs and demands of society, the urgency of an interdisciplinary knowledge and the ethical and social responsibility. The methodology consists of a bibliographical study through the hermeneutics of texts. The core concepts that help theoretical support for this study, include the themes of Interdisciplinarity, the Crisis of paradigms and the Alternatives for the future in society. Habermas, Freire and Santos are the three authors who base the horizon on the critical reflection on the theme and inspire us in the search for the foundations for a future education. The aim is to build a new model of cultural formation that overcomes the deepest problems in the world today, such as alienation, social exclusion, the trivialization of violence and the current ethical crisis.El artículo tiene como objetivo discutir los problemas centrales que enfrenta la educación contemporánea en relación con los procesos formativos, tales como: el perfil de los graduados de los cursos en relación con las necesidades y demandas de la sociedad, la urgencia de un conocimiento interdisciplinario y la responsabilidad ética y social. La metodología consiste en un estudio bibliográfico, a través de textos hermenéuticos. Los conceptos centrales que sirven de soporte teórico para este estudio incluyen los temas de interdisciplinariedad, la crisis de paradigmas y las alternativas para el futuro en la sociedad. Habermas, Freire y Santos son los tres autores que sirven de horizonte en la reflexión crítica sobre el tema y nos inspiran en la búsqueda de los fundamentos para una educación del futuro. El objetivo es construir un nuevo modelo de formación cultural que supere los problemas más profundos del mundo actual, como la alienación, la exclusión social, la trivialización de la violencia y la actual crisis ética.application/pdfporRevista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Vol. 29, n. 60 (out./dez. 2020), p. 268-286InterdisciplinaridadeFreire, Paulo, 1921-1997Habermas, Jürgen, 1929-Santos, Boaventura de SousaEthical-environmental crisisInterdisciplinarityEducationNew paradigmsCrisis ético-ambientalInterdisciplinariedadEducaciónNuevos paradigmasPerspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e SantosInterdisciplinary perspectives on education from Habermas, Freire and Santos Perspectivas interdisciplinarias sobre educación de Habermas, Freire y Santos info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143900.pdf.txt001143900.pdf.txtExtracted Texttext/plain73933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/2/001143900.pdf.txt2b58aa33daa62a376656aa78fca781b9MD52ORIGINAL001143900.pdfTexto completoapplication/pdf325548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/1/001143900.pdfd7ddbac13b2a471515308037aab78bcdMD5110183/2416482022-07-03 04:54:43.004256oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241648Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-03T07:54:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Interdisciplinary perspectives on education from Habermas, Freire and Santos |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Perspectivas interdisciplinarias sobre educación de Habermas, Freire y Santos |
title |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
spellingShingle |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos Hammes, Lúcio Jorge Interdisciplinaridade Freire, Paulo, 1921-1997 Habermas, Jürgen, 1929- Santos, Boaventura de Sousa Ethical-environmental crisis Interdisciplinarity Education New paradigms Crisis ético-ambiental Interdisciplinariedad Educación Nuevos paradigmas |
title_short |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
title_full |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
title_fullStr |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
title_full_unstemmed |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
title_sort |
Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos |
author |
Hammes, Lúcio Jorge |
author_facet |
Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
author_role |
author |
author2 |
Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hammes, Lúcio Jorge Hammes, Itamar Luís Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Freire, Paulo, 1921-1997 Habermas, Jürgen, 1929- Santos, Boaventura de Sousa |
topic |
Interdisciplinaridade Freire, Paulo, 1921-1997 Habermas, Jürgen, 1929- Santos, Boaventura de Sousa Ethical-environmental crisis Interdisciplinarity Education New paradigms Crisis ético-ambiental Interdisciplinariedad Educación Nuevos paradigmas |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethical-environmental crisis Interdisciplinarity Education New paradigms |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Crisis ético-ambiental Interdisciplinariedad Educación Nuevos paradigmas |
description |
O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-02T05:13:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/241648 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-7043 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001143900 |
identifier_str_mv |
0104-7043 001143900 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/241648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA : educação e contemporaneidade. Vol. 29, n. 60 (out./dez. 2020), p. 268-286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/2/001143900.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241648/1/001143900.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b58aa33daa62a376656aa78fca781b9 d7ddbac13b2a471515308037aab78bcd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225060478877696 |