Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jover, Brenda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199301
Resumo: Esta pesquisa contempla análise realizada a partir de documentos legais e institucionais e de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2018 e 2019 com representante da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, localizada em Porto Alegre, quanto ao processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) que teve início em 2018 na instituição de ensino. A implementação do EMTI se dá em decorrência da Lei 13.415, de fevereiro de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio Integral, cujos. pilares são: a formação dos estudantes a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a ampliação da jornada escolar. A escola está entre 12 selecionadas para participar da política no Estado do Rio Grande do Sul (RS) de acordo com a exigências da Portaria nº 727 de 2017, que estabelece as diretrizes, parâmetros e critérios de seleção das escolas. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem do estudo de caso, realizado a partir da análise documental. Diante da problemática: “Como está ocorrendo a implementação da política de Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Itália?” Foram estabelecidos três objetivos: (1) situar historicamente as disputas e descontinuidades das políticas públicas para o Ensino Médio; (2) analisar os documentos legais e instrucionais de configuração da política de fomento ao EMTI e; (3) analisar o contexto de implementação do EMTI a partir das considerações apontadas por sujeito protagonista da política. Como consideração final foi possível perceber que a escola Itália, além de perder muitos alunos em razão da ampliação da carga horária, enfrenta muitas dificuldades para implementação da política, como a inadequação da infraestrutura e a falta de professores.
id UFRGS-2_ccbb75c17dd049a6814ca2070610971f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199301
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jover, BrendaMarchand, Patrícia Souza2019-09-13T03:50:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/199301001100424Esta pesquisa contempla análise realizada a partir de documentos legais e institucionais e de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2018 e 2019 com representante da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, localizada em Porto Alegre, quanto ao processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) que teve início em 2018 na instituição de ensino. A implementação do EMTI se dá em decorrência da Lei 13.415, de fevereiro de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio Integral, cujos. pilares são: a formação dos estudantes a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a ampliação da jornada escolar. A escola está entre 12 selecionadas para participar da política no Estado do Rio Grande do Sul (RS) de acordo com a exigências da Portaria nº 727 de 2017, que estabelece as diretrizes, parâmetros e critérios de seleção das escolas. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem do estudo de caso, realizado a partir da análise documental. Diante da problemática: “Como está ocorrendo a implementação da política de Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Itália?” Foram estabelecidos três objetivos: (1) situar historicamente as disputas e descontinuidades das políticas públicas para o Ensino Médio; (2) analisar os documentos legais e instrucionais de configuração da política de fomento ao EMTI e; (3) analisar o contexto de implementação do EMTI a partir das considerações apontadas por sujeito protagonista da política. Como consideração final foi possível perceber que a escola Itália, além de perder muitos alunos em razão da ampliação da carga horária, enfrenta muitas dificuldades para implementação da política, como a inadequação da infraestrutura e a falta de professores.application/pdfporReforma do ensinoEnsino médioPolítica educacionalEnsino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itáliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100424.pdf.txt001100424.pdf.txtExtracted Texttext/plain205751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199301/2/001100424.pdf.txt659f7c3e90c67d95c45e47759be949cdMD52ORIGINAL001100424.pdfTexto completoapplication/pdf774247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199301/1/001100424.pdf0dfb18aca420473841debd5b4b03393bMD5110183/1993012019-09-14 03:54:52.358199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199301Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
title Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
spellingShingle Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
Jover, Brenda
Reforma do ensino
Ensino médio
Política educacional
title_short Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
title_full Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
title_fullStr Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
title_full_unstemmed Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
title_sort Ensino médio de tempo integral no rio grande do sul : o processo de implementação na escola estadual de ensino médio Itália
author Jover, Brenda
author_facet Jover, Brenda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jover, Brenda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marchand, Patrícia Souza
contributor_str_mv Marchand, Patrícia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma do ensino
Ensino médio
Política educacional
topic Reforma do ensino
Ensino médio
Política educacional
description Esta pesquisa contempla análise realizada a partir de documentos legais e institucionais e de entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2018 e 2019 com representante da direção da Escola Estadual de Ensino Médio Itália, localizada em Porto Alegre, quanto ao processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) que teve início em 2018 na instituição de ensino. A implementação do EMTI se dá em decorrência da Lei 13.415, de fevereiro de 2017, que institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio Integral, cujos. pilares são: a formação dos estudantes a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a ampliação da jornada escolar. A escola está entre 12 selecionadas para participar da política no Estado do Rio Grande do Sul (RS) de acordo com a exigências da Portaria nº 727 de 2017, que estabelece as diretrizes, parâmetros e critérios de seleção das escolas. Como procedimento metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa por meio da abordagem do estudo de caso, realizado a partir da análise documental. Diante da problemática: “Como está ocorrendo a implementação da política de Ensino Médio em Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Itália?” Foram estabelecidos três objetivos: (1) situar historicamente as disputas e descontinuidades das políticas públicas para o Ensino Médio; (2) analisar os documentos legais e instrucionais de configuração da política de fomento ao EMTI e; (3) analisar o contexto de implementação do EMTI a partir das considerações apontadas por sujeito protagonista da política. Como consideração final foi possível perceber que a escola Itália, além de perder muitos alunos em razão da ampliação da carga horária, enfrenta muitas dificuldades para implementação da política, como a inadequação da infraestrutura e a falta de professores.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:50:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199301
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100424
url http://hdl.handle.net/10183/199301
identifier_str_mv 001100424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199301/2/001100424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199301/1/001100424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 659f7c3e90c67d95c45e47759be949cd
0dfb18aca420473841debd5b4b03393b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249698684928