Construções sociais da infância e da juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucchetti, Dinora Tereza
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Bergamaschi, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218534
Resumo: Este artigo pretende refletir sobre as construções sociais da infância e da juventude enquanto categorias históricas, sociais e culturais. Dessa forma, essas fases da vida não podem ser pensadas como universais, à medida que se apresentam, ao mesmo tempo, como plurais e diversas. A partir da inserção das autoras em pesquisas nominadamente com crianças e jovens, tem sido possível observar o quanto a realidade social define formas de ser e estar no mundo para esses sujeitos. Da mesma forma, a sociedade e suas instituições hegemônicas, na tentativa de legitimar as diferenças entre crianças e jovens de culturas diversas, realidades socais distintas, condições socioeconômicas mais ou menos (des)favoráveis, entre outros aspectos, têm evidenciado diferenças, não no sentido da produção de singularidades e de cuidado efetivo, mas (de)marcando lugares sociais, entre os “de dentro” e os “de fora”.
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spelling Zucchetti, Dinora TerezaBergamaschi, Maria Aparecida2021-03-10T04:21:29Z20070104-1371http://hdl.handle.net/10183/218534000647715Este artigo pretende refletir sobre as construções sociais da infância e da juventude enquanto categorias históricas, sociais e culturais. Dessa forma, essas fases da vida não podem ser pensadas como universais, à medida que se apresentam, ao mesmo tempo, como plurais e diversas. A partir da inserção das autoras em pesquisas nominadamente com crianças e jovens, tem sido possível observar o quanto a realidade social define formas de ser e estar no mundo para esses sujeitos. Da mesma forma, a sociedade e suas instituições hegemônicas, na tentativa de legitimar as diferenças entre crianças e jovens de culturas diversas, realidades socais distintas, condições socioeconômicas mais ou menos (des)favoráveis, entre outros aspectos, têm evidenciado diferenças, não no sentido da produção de singularidades e de cuidado efetivo, mas (de)marcando lugares sociais, entre os “de dentro” e os “de fora”.This article is an attempt to reflect on the social construction of childhood and youth as historical, social and cultural categories. That way, these stages of life can’t be thought of as universal, in so far as they come up, at the same time, as plural and diverse. Since the authors have been involved in research specially with children and young people, it has been possible to notice how much social reality defines for these individuals ways of being and locating themselves in the world. In the same way, society and its hegemonic institutions, in an attempt to legitimize differences among children and young people from diverse cultures, different social realities, more or less favourable socioeconomic conditions, among others, has made clear differences, not in the sense of producing singularities and efective care, but marking (out) social places, of “insiders” and “outsiders”.application/pdfporCadernos de educação (Pelotas). Pelotas, RS. Vol. 16, n. 28 (jan./jun. 2007), p. 213-234JuventudeInfânciaChildhoodsYouthsSocietyConstruções sociais da infância e da juventudeSocial construction of childhood and youth info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000647715.pdf.txt000647715.pdf.txtExtracted Texttext/plain55711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218534/2/000647715.pdf.txt8147d19d0781f6cf480fb33efc938ca8MD52ORIGINAL000647715.pdfTexto completoapplication/pdf112332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218534/1/000647715.pdf4ee035d590d2f1558b7fe1b58a1827d0MD5110183/2185342021-05-07 04:43:51.516151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218534Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:43:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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