Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesat, René Augusto Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cortela, Caio Corrêa, Balbinotti, Carlos Adelar Abaide, Ginciene, Guy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236833
Resumo: OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a presença da disciplina que aborda conteúdos de tênis nos currículos dos cursos de Educação Física do estado do Paraná, buscando revelar aspectos da formação inicial do treinador esportivo de tênis. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental e, para isso, foram investigados 104 cursos presenciais de Educação Física presentes em 53 Instituições de Ensino Superior do estado do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi feita uma análise de documentos presentes nos sites destas instituições, os quais 20 disponibilizaram o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em suas páginas, 72 apresentaram a grade curricular e 29 não explicitaram nenhuma das duas informações. RESULTADOS: Dos 104 cursos de Educação Física presenciais do Paraná, 75 apresentavam informações disponíveis para análise. Deste total, 49 não possuíam o tênis ou os esportes de raquete presentes no currículo, seja como uma disciplina ou como parte dos conteúdos de alguma outra disciplina. Dos restantes, oito possuíam disciplina de tênis, sete tinham o tênis como conteúdo em outra disciplina, e 12 possuíam disciplinas de esportes de raquete que não mencionavam o tênis como um dos conteúdos abordados. CONCLUSÃO: De maneira geral, o estudo mostrou que o conteúdo tênis e/ou esportes de raquete é pouco presente nos currículos de Educação Física, impactando tanto a formação do bacharel em Educação Física quanto o licenciado.
id UFRGS-2_ccf9944a53e3b3759354e17558eed542
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236833
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gesat, René Augusto MartinsCortela, Caio CorrêaBalbinotti, Carlos Adelar AbaideGinciene, Guy2022-04-07T04:49:43Z20202318-50902318-5104http://hdl.handle.net/10183/236833001137525OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a presença da disciplina que aborda conteúdos de tênis nos currículos dos cursos de Educação Física do estado do Paraná, buscando revelar aspectos da formação inicial do treinador esportivo de tênis. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental e, para isso, foram investigados 104 cursos presenciais de Educação Física presentes em 53 Instituições de Ensino Superior do estado do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi feita uma análise de documentos presentes nos sites destas instituições, os quais 20 disponibilizaram o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em suas páginas, 72 apresentaram a grade curricular e 29 não explicitaram nenhuma das duas informações. RESULTADOS: Dos 104 cursos de Educação Física presenciais do Paraná, 75 apresentavam informações disponíveis para análise. Deste total, 49 não possuíam o tênis ou os esportes de raquete presentes no currículo, seja como uma disciplina ou como parte dos conteúdos de alguma outra disciplina. Dos restantes, oito possuíam disciplina de tênis, sete tinham o tênis como conteúdo em outra disciplina, e 12 possuíam disciplinas de esportes de raquete que não mencionavam o tênis como um dos conteúdos abordados. CONCLUSÃO: De maneira geral, o estudo mostrou que o conteúdo tênis e/ou esportes de raquete é pouco presente nos currículos de Educação Física, impactando tanto a formação do bacharel em Educação Física quanto o licenciado.OBJECTIVE: The aim of this research was to analyze the presence of tennis in the curricula of Physical Education courses in the state of Paraná, seeking to reveal aspects of the initial training of the tennis sports trainer. METHODS: This is a documental research and for that, 104 Physical Education courses in 53 Higher Education Institutions in the state of Paraná were investigated. For the development of this research, an analysis was made of documents present on the websites of these institutions, of which 20 made the Pedagogical Course Project available on its websites, 72 had the curriculum available and 29 did not provide any of those information. RESULTS: Of the 104 physical education courses in Paraná, 75 had information available for analysis. Of this total, 49 didn’t have tennis and/or racket sports present in the curriculum, either as a discipline or as part of the contents of some other discipline. Of the remainder, eight had tennis course, seven had tennis as the content of another course and 12 had racquet sports courses that do not mention tennis as one of the content covered. CONCLUSION: In general, the study showed that tennis and racket sports content is rarely present in Physical Education curricula, impacting both the formation of the Bachelor of Physical Education and the graduate.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 11-17Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 18, no.2 (2020), p. 11-17Educação físicaCurrículoTreinadoresPhysical EducationCurriculumTraining coachesRetrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do ParanáOverview of tennis in undergraduate Physical Education courses in the state of Paraná info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137525.pdf.txt001137525.pdf.txtExtracted Texttext/plain43991http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236833/2/001137525.pdf.txt0589188ec2ba5be2ea3755b94379d396MD52ORIGINAL001137525.pdfTexto completoapplication/pdf500740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236833/1/001137525.pdf2a2d0ce99a790d57e61c133b20b32364MD5110183/2368332022-04-20 04:56:02.929518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236833Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:56:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Overview of tennis in undergraduate Physical Education courses in the state of Paraná
title Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
spellingShingle Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
Gesat, René Augusto Martins
Educação física
Currículo
Treinadores
Physical Education
Curriculum
Training coaches
title_short Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
title_full Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
title_fullStr Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
title_full_unstemmed Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
title_sort Retrato das disciplinas de tênis dos cursos de graduação em Educação Física do estado do Paraná
author Gesat, René Augusto Martins
author_facet Gesat, René Augusto Martins
Cortela, Caio Corrêa
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Ginciene, Guy
author_role author
author2 Cortela, Caio Corrêa
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Ginciene, Guy
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesat, René Augusto Martins
Cortela, Caio Corrêa
Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Ginciene, Guy
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Currículo
Treinadores
topic Educação física
Currículo
Treinadores
Physical Education
Curriculum
Training coaches
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Curriculum
Training coaches
description OBJETIVO: O objetivo desta pesquisa foi analisar a presença da disciplina que aborda conteúdos de tênis nos currículos dos cursos de Educação Física do estado do Paraná, buscando revelar aspectos da formação inicial do treinador esportivo de tênis. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa documental e, para isso, foram investigados 104 cursos presenciais de Educação Física presentes em 53 Instituições de Ensino Superior do estado do Paraná. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi feita uma análise de documentos presentes nos sites destas instituições, os quais 20 disponibilizaram o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em suas páginas, 72 apresentaram a grade curricular e 29 não explicitaram nenhuma das duas informações. RESULTADOS: Dos 104 cursos de Educação Física presenciais do Paraná, 75 apresentavam informações disponíveis para análise. Deste total, 49 não possuíam o tênis ou os esportes de raquete presentes no currículo, seja como uma disciplina ou como parte dos conteúdos de alguma outra disciplina. Dos restantes, oito possuíam disciplina de tênis, sete tinham o tênis como conteúdo em outra disciplina, e 12 possuíam disciplinas de esportes de raquete que não mencionavam o tênis como um dos conteúdos abordados. CONCLUSÃO: De maneira geral, o estudo mostrou que o conteúdo tênis e/ou esportes de raquete é pouco presente nos currículos de Educação Física, impactando tanto a formação do bacharel em Educação Física quanto o licenciado.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T04:49:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/236833
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-5090
2318-5104
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137525
identifier_str_mv 2318-5090
2318-5104
001137525
url http://hdl.handle.net/10183/236833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 11-17
Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon. Vol. 18, no.2 (2020), p. 11-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236833/2/001137525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236833/1/001137525.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0589188ec2ba5be2ea3755b94379d396
2a2d0ce99a790d57e61c133b20b32364
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447785921576960