Perfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênis
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250377 |
Resumo: | Objetivo: Descrever o perfil de treinadores que atuam com a iniciação esportiva em tênis. Métodos: Participaram 60 treinadores (35,8±9,1 anos) de 14 clubes, de cinco estados brasileiros. Esses profissionais responderam uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e uma versão adaptada do questionário QUAFIPETAR. Para a análise dos dados foram realizados cálculos de frequências, estatísticas descritivas de tendência central, dispersão e distribuição. Resultados: Os resultados demonstraram que, de modo geral, os treinadores caracterizaram-se por: atuar há cinco anos ou mais no programa de iniciação esportiva; estar em atividade há mais de 10 anos na carreira profissional; apresentar nível de jogo compatível com a 1ª ou 2ª classes, pela respectiva federação estadual; ser graduado em Educação Física; e envolver-se, com frequência, em atividades/cursos de formação continuada, especialmente pela via federativa. A socialização pré-profissional com a modalidade ocorreu na função de pegadores de bolas. Esse fato, associado à ausência da disciplina tênis na formação inicial dos treinadores envolvidos, reforça a necessidade de aproximação da modalidade com o meio acadêmico. Conclusão: A análise do perfil da participação em formações continuadas ressalta a necessidade de maior oferta de atividades/cursos voltados ao contexto de participação. |
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Cortela, Caio CorrêaMilistetd, MichelGalatti, LarissaBoth, JorgeBalbinotti, Carlos Adelar Abaide2022-10-26T04:50:16Z20192318-5090http://hdl.handle.net/10183/250377001146231Objetivo: Descrever o perfil de treinadores que atuam com a iniciação esportiva em tênis. Métodos: Participaram 60 treinadores (35,8±9,1 anos) de 14 clubes, de cinco estados brasileiros. Esses profissionais responderam uma ficha contendo as variáveis sociodemográficas e uma versão adaptada do questionário QUAFIPETAR. Para a análise dos dados foram realizados cálculos de frequências, estatísticas descritivas de tendência central, dispersão e distribuição. Resultados: Os resultados demonstraram que, de modo geral, os treinadores caracterizaram-se por: atuar há cinco anos ou mais no programa de iniciação esportiva; estar em atividade há mais de 10 anos na carreira profissional; apresentar nível de jogo compatível com a 1ª ou 2ª classes, pela respectiva federação estadual; ser graduado em Educação Física; e envolver-se, com frequência, em atividades/cursos de formação continuada, especialmente pela via federativa. A socialização pré-profissional com a modalidade ocorreu na função de pegadores de bolas. Esse fato, associado à ausência da disciplina tênis na formação inicial dos treinadores envolvidos, reforça a necessidade de aproximação da modalidade com o meio acadêmico. Conclusão: A análise do perfil da participação em formações continuadas ressalta a necessidade de maior oferta de atividades/cursos voltados ao contexto de participação.Objective: To describe the profile of coaches who work with sportive initiation in tennis. Methods: Sixty coaches (35.8±9.1 years) from 14 clubs of five brazilian states. Coaches filled in a form containing sociodemographic variables and an adapted version of QUAFIPETAR questionnaire. For the data analysis, frequency calculations, descriptive statistics of central tendency, dispersion and distribution were performed. Results: The results showed that, in general, the coaches were characterized by: acting for five years or more in the sports initiation program; having an active professional career for at least 10 years; presenting a game level compatible with 1st or 2nd class players of the respective state federation; having a Physical Education degree; and being frequently engaged in coaching education activities/courses, especially in the federative bias. The pre-professional socialization with the modality occurred in the function of ball boys. Conclusion: This fact associated to the absence of the tennis course in Physical Education School reported by coaches reinforces the need of a better approach between the sport tennis and University environment and the increase of better coaching education programs focusing the sport participation context.application/pdfporCaderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 17, no.1 (2019), p. 167-178Tênis (Esporte)Desenvolvimento profissionalTreinadoresCoach DevelopmentCoachesTennisPerfil e desenvolvimento profissional de treinadores de tênisProfile and professional development of tennis coaches info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146231.pdf.txt001146231.pdf.txtExtracted Texttext/plain50668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250377/2/001146231.pdf.txtf44b20ff0ab7941d1a3ada95b73fe3f0MD52ORIGINAL001146231.pdfTexto completoapplication/pdf632914http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250377/1/001146231.pdfd4b2dabb022f6b225dfe62938033cce7MD5110183/2503772022-10-27 04:53:08.280649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250377Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2022-10-27T07:53:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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