Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262772 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida. |
id |
UFRGS-2_cdf489eef03756a2b6682eee4fd7d907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262772 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Carolina Barbosa Ferraz daNunes, Marília Forgearini2023-07-28T03:37:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/262772001173419O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilFormação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173419.pdf.txt001173419.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/2/001173419.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173419.pdfTexto completoapplication/pdf8399215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/1/001173419.pdf005e9b822baed8489c118216f1efd0abMD5110183/2627722023-07-29 03:36:51.386077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
title |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
spellingShingle |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" Silva, Carolina Barbosa Ferraz da Literatura infantil Educação infantil |
title_short |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
title_full |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
title_fullStr |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
title_full_unstemmed |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
title_sort |
Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança" |
author |
Silva, Carolina Barbosa Ferraz da |
author_facet |
Silva, Carolina Barbosa Ferraz da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carolina Barbosa Ferraz da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
contributor_str_mv |
Nunes, Marília Forgearini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Educação infantil |
topic |
Literatura infantil Educação infantil |
description |
O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:37:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262772 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001173419 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262772 |
identifier_str_mv |
001173419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/2/001173419.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/1/001173419.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 005e9b822baed8489c118216f1efd0ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447347217301504 |