Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Barbosa Ferraz da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262772
Resumo: O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida.
id UFRGS-2_cdf489eef03756a2b6682eee4fd7d907
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262772
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Carolina Barbosa Ferraz daNunes, Marília Forgearini2023-07-28T03:37:22Z2023http://hdl.handle.net/10183/262772001173419O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida.application/pdfporLiteratura infantilEducação infantilFormação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173419.pdf.txt001173419.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/2/001173419.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001173419.pdfTexto completoapplication/pdf8399215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/1/001173419.pdf005e9b822baed8489c118216f1efd0abMD5110183/2627722023-07-29 03:36:51.386077oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
title Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
spellingShingle Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
Silva, Carolina Barbosa Ferraz da
Literatura infantil
Educação infantil
title_short Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
title_full Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
title_fullStr Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
title_full_unstemmed Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
title_sort Formação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"
author Silva, Carolina Barbosa Ferraz da
author_facet Silva, Carolina Barbosa Ferraz da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carolina Barbosa Ferraz da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Marília Forgearini
contributor_str_mv Nunes, Marília Forgearini
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Educação infantil
topic Literatura infantil
Educação infantil
description O presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:37:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173419
url http://hdl.handle.net/10183/262772
identifier_str_mv 001173419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/2/001173419.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262772/1/001173419.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
005e9b822baed8489c118216f1efd0ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447347217301504