Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Beatriz Gomes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173358
Resumo: O artigo aborda duas políticas públicas educacionais voltadas à Educação Básica, cujos efeitos normativos possuem repercussões importantes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O fio condutor deste ensaio são as recentes alterações no ordenamento legal educacional brasileiro, na medida em que estas produzem efeitos sobre a oferta e organização dos processos iniciais de escolarização. Analisamos políticas referentes ao Ensino Fundamental de nove anos com ingresso aos 6 anos de idade e à obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 e 5 anos na Pré-Escola, destacando-se as interfaces curriculares entre ambas. A fundamentação teórico-legal do ensaio se sustenta na responsabilidade do Estado para com a oferta de educação escolar pública, gratuita, laica e de qualidade social (CURY, 2011; DUARTE, 2007), enquanto sua perspectiva analítica se apóia na abordagem crítico-reflexiva de interpretação dos documentos normativos (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI. 2008). As questões curriculares são tratadas com base em Pacheco (2003) e Arroyo (2011). Defende-se a necessidade de que o Brasil implemente políticas de Estado no campo educacional, considerando Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como um continuum no qual as crianças vivenciem experiências escolares significativas e desafiadoras, independente do ano ou etapa em que estejam matriculadas.
id UFRGS-2_ce62c17f0ec3da90062e873fd6d205b1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173358
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Maria Beatriz Gomes daFlores, Maria Luiza Rodrigues2018-03-15T02:31:30Z20121982-3207http://hdl.handle.net/10183/173358000868956O artigo aborda duas políticas públicas educacionais voltadas à Educação Básica, cujos efeitos normativos possuem repercussões importantes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O fio condutor deste ensaio são as recentes alterações no ordenamento legal educacional brasileiro, na medida em que estas produzem efeitos sobre a oferta e organização dos processos iniciais de escolarização. Analisamos políticas referentes ao Ensino Fundamental de nove anos com ingresso aos 6 anos de idade e à obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 e 5 anos na Pré-Escola, destacando-se as interfaces curriculares entre ambas. A fundamentação teórico-legal do ensaio se sustenta na responsabilidade do Estado para com a oferta de educação escolar pública, gratuita, laica e de qualidade social (CURY, 2011; DUARTE, 2007), enquanto sua perspectiva analítica se apóia na abordagem crítico-reflexiva de interpretação dos documentos normativos (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI. 2008). As questões curriculares são tratadas com base em Pacheco (2003) e Arroyo (2011). Defende-se a necessidade de que o Brasil implemente políticas de Estado no campo educacional, considerando Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como um continuum no qual as crianças vivenciem experiências escolares significativas e desafiadoras, independente do ano ou etapa em que estejam matriculadas.The article discusses two educational public policies focused on Basic Education, whose normative effects have important implications for early childhood education and the early years of elementary school. The leitmotif of this essay are the recent changes in the legal education system in Brazil, to the extent that these effects on the supply and organization of initial processes of schooling. We analyze policies for the basic education of nine years with admission since six years of age and the compulsory schooling of children aged four and five years in preschool, especially as the interfaces between the two levels. The theoretical-legal analysis is based on the responsibility of the state towards the provision of public school education, free, secular and with social quality (CURY, 2011; DUARTE, 2007), while his analytical perspective relies on critical and reflective approach interpretation of the normative documents (LIBÂNEO, 2008). Curricular issues are handled based on Pacheco (2003) and Arroyo (2011). It is argued that Brazil needs to implement state policies in the educational field, considering early childhood education and early years of primary education as a continuum in which children could experience significant and challenging school experiences, regardless of their ages or the level in with they were.application/pdfporPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 5, n.2 (2012), p. 92-113Educação infantilEnsino fundamentalPolítica educacionalThe Right to EducationPublic Educational PoliciesCurriculumChildhood and Primary EducationInitial Years of Primary SchoolingCompulsory Pre-SchoolingArticulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileirasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000868956.pdf000868956.pdfTexto completoapplication/pdf272856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173358/1/000868956.pdf550027a7ce346d5e87ef6518f867d823MD51TEXT000868956.pdf.txt000868956.pdf.txtExtracted Texttext/plain54448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173358/2/000868956.pdf.txteff87e2845a3140b759156615c9fa7f7MD5210183/1733582018-03-16 02:31:13.147993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173358Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-03-16T05:31:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
title Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
spellingShingle Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
Silva, Maria Beatriz Gomes da
Educação infantil
Ensino fundamental
Política educacional
The Right to Education
Public Educational Policies
Curriculum
Childhood and Primary Education
Initial Years of Primary Schooling
Compulsory Pre-Schooling
title_short Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
title_full Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
title_fullStr Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
title_full_unstemmed Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
title_sort Articulações e tensões entre a educação infantil e o ensino fundamental : análises a partir do contexto recente das políticas educacionais brasileiras
author Silva, Maria Beatriz Gomes da
author_facet Silva, Maria Beatriz Gomes da
Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_role author
author2 Flores, Maria Luiza Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Beatriz Gomes da
Flores, Maria Luiza Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino fundamental
Política educacional
topic Educação infantil
Ensino fundamental
Política educacional
The Right to Education
Public Educational Policies
Curriculum
Childhood and Primary Education
Initial Years of Primary Schooling
Compulsory Pre-Schooling
dc.subject.eng.fl_str_mv The Right to Education
Public Educational Policies
Curriculum
Childhood and Primary Education
Initial Years of Primary Schooling
Compulsory Pre-Schooling
description O artigo aborda duas políticas públicas educacionais voltadas à Educação Básica, cujos efeitos normativos possuem repercussões importantes para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O fio condutor deste ensaio são as recentes alterações no ordenamento legal educacional brasileiro, na medida em que estas produzem efeitos sobre a oferta e organização dos processos iniciais de escolarização. Analisamos políticas referentes ao Ensino Fundamental de nove anos com ingresso aos 6 anos de idade e à obrigatoriedade de matrícula das crianças de 4 e 5 anos na Pré-Escola, destacando-se as interfaces curriculares entre ambas. A fundamentação teórico-legal do ensaio se sustenta na responsabilidade do Estado para com a oferta de educação escolar pública, gratuita, laica e de qualidade social (CURY, 2011; DUARTE, 2007), enquanto sua perspectiva analítica se apóia na abordagem crítico-reflexiva de interpretação dos documentos normativos (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI. 2008). As questões curriculares são tratadas com base em Pacheco (2003) e Arroyo (2011). Defende-se a necessidade de que o Brasil implemente políticas de Estado no campo educacional, considerando Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental como um continuum no qual as crianças vivenciem experiências escolares significativas e desafiadoras, independente do ano ou etapa em que estejam matriculadas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-15T02:31:30Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173358
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3207
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000868956
identifier_str_mv 1982-3207
000868956
url http://hdl.handle.net/10183/173358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Políticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 5, n.2 (2012), p. 92-113
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173358/1/000868956.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173358/2/000868956.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 550027a7ce346d5e87ef6518f867d823
eff87e2845a3140b759156615c9fa7f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224939105157120