Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Maria Luiza Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Gisele Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163394
Resumo: O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a educação infantil no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da educação infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa creche e de 67,84% em relação à pré-escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação, para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários.
id UFRGS-2_22376443eba13b70e6dae2a17977bff7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163394
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Flores, Maria Luiza RodriguesSoares, Gisele Rodrigues2017-06-23T02:40:17Z20151517-1949http://hdl.handle.net/10183/163394001019111O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a educação infantil no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da educação infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa creche e de 67,84% em relação à pré-escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação, para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários.The paper presents research data that monitored the scope of the national service goal for Early Childhood Education in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, considering the provisions of the National Education Plan 2001-2010. The methodology of the study involved analysis of some census, demographic and educational data from 2006-2012 period and documentary analysis of the “X-rays of early childhood education” prepared by the State Court of Auditors (TCE/ RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013 ). The expansion of service to the age of early childhood education in the state grew in the analyzed period, reaching 25.46% in 2012 in the attendance percentage for the child care, and 67.84% for the pre-school. Data analysis design challenges for this state in relation to the decade 2014-2024, term of the new National Education Plan for achieving the expected percentage for both age groups.application/pdfporEccos : revista científica. São Paulo, SP. N. 37 (maio/ago. 2015), p. 43-57Educação infantilPlano Nacional de EducaçãoCrecheDireito à educaçãoEarly Childhood EducationChild care and pre-schoolCompulsory basic schoolingRight to educationNational Education PlanExpansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019111.pdf001019111.pdfTexto completoapplication/pdf564123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/1/001019111.pdf41834ccf3dad1425e7d05eb685b978a4MD51TEXT001019111.pdf.txt001019111.pdf.txtExtracted Texttext/plain36555http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/2/001019111.pdf.txt6b59f6e8da1c8df9fc86d562082c5c17MD52THUMBNAIL001019111.pdf.jpg001019111.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1728http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/3/001019111.pdf.jpgcc1eb1487a19e4bce0978574f39a70caMD5310183/1633942022-02-22 05:08:05.958553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163394Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:08:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
title Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
spellingShingle Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
Flores, Maria Luiza Rodrigues
Educação infantil
Plano Nacional de Educação
Creche
Direito à educação
Early Childhood Education
Child care and pre-school
Compulsory basic schooling
Right to education
National Education Plan
title_short Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
title_full Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
title_fullStr Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
title_full_unstemmed Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
title_sort Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul : desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação
author Flores, Maria Luiza Rodrigues
author_facet Flores, Maria Luiza Rodrigues
Soares, Gisele Rodrigues
author_role author
author2 Soares, Gisele Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Maria Luiza Rodrigues
Soares, Gisele Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Plano Nacional de Educação
Creche
Direito à educação
topic Educação infantil
Plano Nacional de Educação
Creche
Direito à educação
Early Childhood Education
Child care and pre-school
Compulsory basic schooling
Right to education
National Education Plan
dc.subject.eng.fl_str_mv Early Childhood Education
Child care and pre-school
Compulsory basic schooling
Right to education
National Education Plan
description O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a educação infantil no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educação 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu análise de dados censitários, demográficos e educacionais no período de 2006 a 2012 e análise documental das “Radiografias da Educação Infantil” elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliação do atendimento à faixa etária da educação infantil no estado cresceu no período analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa creche e de 67,84% em relação à pré-escola. A análise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decênio 2014-2024, prazo de vigência do novo Plano Nacional de Educação, para que sejam alcançados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etários.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-23T02:40:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163394
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-1949
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019111
identifier_str_mv 1517-1949
001019111
url http://hdl.handle.net/10183/163394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eccos : revista científica. São Paulo, SP. N. 37 (maio/ago. 2015), p. 43-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/1/001019111.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/2/001019111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163394/3/001019111.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41834ccf3dad1425e7d05eb685b978a4
6b59f6e8da1c8df9fc86d562082c5c17
cc1eb1487a19e4bce0978574f39a70ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447634813386752