Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gabrielle Perotto de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107900
Resumo: Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos do ensino médio, a fim de verificar se os autores incluem aspectos da informação de natureza etimológica quando tratam dos processos de formação de palavras com radicais eruditos.
id UFRGS-2_ce6d95a256cf8a5d78e7eaf821f9f34c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107900
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Gabrielle Perotto deAbreu, Sabrina Pereira de2014-12-06T02:22:07Z2011http://hdl.handle.net/10183/107900000946017Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos do ensino médio, a fim de verificar se os autores incluem aspectos da informação de natureza etimológica quando tratam dos processos de formação de palavras com radicais eruditos.application/pdfporLivros didaticosEtimologiaLéxico (Língua portuguesa)Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000946017.pdf000946017.pdfTexto completoapplication/pdf261776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/1/000946017.pdfceadbd097fcecd9b424d61bbe9c83955MD51TEXT000946017.pdf.txt000946017.pdf.txtExtracted Texttext/plain29827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/2/000946017.pdf.txt30651032fb706ca7bee27cd1f3c616c6MD52THUMBNAIL000946017.pdf.jpg000946017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/3/000946017.pdf.jpg42329db440722a760d13afc8b22666dcMD5310183/1079002022-08-06 04:53:14.211202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107900Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
title Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
spellingShingle Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
Souza, Gabrielle Perotto de
Livros didaticos
Etimologia
Léxico (Língua portuguesa)
title_short Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
title_full Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
title_fullStr Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
title_full_unstemmed Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
title_sort Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar
author Souza, Gabrielle Perotto de
author_facet Souza, Gabrielle Perotto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gabrielle Perotto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
contributor_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Etimologia
Léxico (Língua portuguesa)
topic Livros didaticos
Etimologia
Léxico (Língua portuguesa)
description Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos do ensino médio, a fim de verificar se os autores incluem aspectos da informação de natureza etimológica quando tratam dos processos de formação de palavras com radicais eruditos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-06T02:22:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107900
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000946017
url http://hdl.handle.net/10183/107900
identifier_str_mv 000946017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/1/000946017.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/2/000946017.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107900/3/000946017.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ceadbd097fcecd9b424d61bbe9c83955
30651032fb706ca7bee27cd1f3c616c6
42329db440722a760d13afc8b22666dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447137781022720