Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possobon, Kátia Rosi
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18726
Resumo: Investiga as habilidades informacionais dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2006, do Centro Universitário La Salle, em conformidade com os padrões estabelecidos pela American Library Association (ALA) para a Information Literacy. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa. A amostra é composta por dez alunos, um para cada curso selecionado por sorteio. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um formulário de entrevista semi-estruturada composto por vinte questões abertas. Os dados foram registrados por equipamento de gravação eletrônico e transcritos para a análise de conteúdo. Verificou-se as habilidades dos alunos nos aspectos relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a familiaridade com o ambiente da biblioteca e quatro dos cinco padrões de competência informacional da ALA. O estudo verificou que todos os entrevistados utilizam o computador para edição de texto na realização dos trabalhos escolares e/ou acadêmicos. A internet é utilizada, na maioria dos casos, para a comunicação via correio eletrônico, Messenger e Orkut. Os entrevistados revelaram que não utilizam bases de dados e a busca de informação na internet acontece em sites como o Google, Cadê e Yahoo. Em relação à familiaridade dos alunos com o ambiente da biblioteca, foi constatada a utilização dos serviços de empréstimo domiciliar e consulta local como os mais procurados. Os alunos desconhecem a maioria dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, razão pela qual não os utilizam. Em se tratando das fontes de informação, foi observado que a maioria tem preferência pelo livro e costuma localizá-lo no acervo através do catálogo informatizado ou diretamente na estante. Nas questões relacionadas com os padrões de competência informacional, observou-se a capacidade do usuário em determinar suas necessidades de informação, estabelecer estratégias de busca, avaliar as fontes de informação e a responsabilidade ética e legal no uso desta. Os resultados mostram que as habilidades informacionais dos calouros precisam ser desenvolvidas através da educação de usuários voltada para a competência informacional, principalmente, nos aspectos relativos à busca, recuperação e uso da informação. Assim sendo, sugere-se algumas alterações nas atividades informacionais ministradas pelos bibliotecários da Biblioteca La Salle, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos na realização dos trabalhos acadêmicos.
id UFRGS-2_cea03d4f5156d06daee14e0f1e3480d8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18726
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Possobon, Kátia RosiStumpf, Ida Regina Chitto2010-03-12T04:14:21Z2006http://hdl.handle.net/10183/18726000591934Investiga as habilidades informacionais dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2006, do Centro Universitário La Salle, em conformidade com os padrões estabelecidos pela American Library Association (ALA) para a Information Literacy. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa. A amostra é composta por dez alunos, um para cada curso selecionado por sorteio. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um formulário de entrevista semi-estruturada composto por vinte questões abertas. Os dados foram registrados por equipamento de gravação eletrônico e transcritos para a análise de conteúdo. Verificou-se as habilidades dos alunos nos aspectos relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a familiaridade com o ambiente da biblioteca e quatro dos cinco padrões de competência informacional da ALA. O estudo verificou que todos os entrevistados utilizam o computador para edição de texto na realização dos trabalhos escolares e/ou acadêmicos. A internet é utilizada, na maioria dos casos, para a comunicação via correio eletrônico, Messenger e Orkut. Os entrevistados revelaram que não utilizam bases de dados e a busca de informação na internet acontece em sites como o Google, Cadê e Yahoo. Em relação à familiaridade dos alunos com o ambiente da biblioteca, foi constatada a utilização dos serviços de empréstimo domiciliar e consulta local como os mais procurados. Os alunos desconhecem a maioria dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, razão pela qual não os utilizam. Em se tratando das fontes de informação, foi observado que a maioria tem preferência pelo livro e costuma localizá-lo no acervo através do catálogo informatizado ou diretamente na estante. Nas questões relacionadas com os padrões de competência informacional, observou-se a capacidade do usuário em determinar suas necessidades de informação, estabelecer estratégias de busca, avaliar as fontes de informação e a responsabilidade ética e legal no uso desta. Os resultados mostram que as habilidades informacionais dos calouros precisam ser desenvolvidas através da educação de usuários voltada para a competência informacional, principalmente, nos aspectos relativos à busca, recuperação e uso da informação. Assim sendo, sugere-se algumas alterações nas atividades informacionais ministradas pelos bibliotecários da Biblioteca La Salle, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos na realização dos trabalhos acadêmicos.Investigates the informational abilities of the year 2006/first semester freshmen students of Centro Universitário La Salle, according with the standards established by American Library Association (ALA) to Information Literacy. The study is descriptive type with qualitative approach. The sample is composed of ten students, one for each course selected by drawing. With twenty open questions, a halfstruturalized interview form was used as instrument for data colletion. The data had been registered by eletronic recording equipment and transcripts for the contents analysis. Verify the students abilities to use Technologies of Information and Communication (TIC’s) and library’s environmental familiarity and four of five ALA’s informational ability pattern. The study verified that all interviewed use text edition equipments to edition texts when doing academic works. The Internet is used to eletronic mail, Messenger and Orkut. The interviewed has disclosed that they do not use databases and the search of information in the internet happens in sites as the Google, Cadê and Yahoo. The library’s environmental familiarity showed that domiciliary loan and local consultation were the most requested services. The students unaware of the most of products and services offered by the library, reason for which they do not use them. About information sources, it was observed that the majority of students prefered books and use to locate them through computer catalogue or at bookshelves. In the questions related to informational abilty pattern, it was observed the user’s capability to determining its necessities of information, establishing search strategies, evalueting the sources of information and the ethical and legal responsability in the use of this. The results showed that freshmen informational abilities need to be developed through users education with a view on information competence, manly, in the relative aspects of search, recovery and use of information. There for, suggests some changes in the informational activities given by librarians from La Salle’s Library, with intention to develop the students autonomy to accomplish academic works.application/pdfporBiblioteca universitáriaEstudo de usuárioCompetência informacionalInformational abilityStudy of userSearch of informationUniversity libraryCentro Universitário La SalleCompetência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2006Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000591934.pdf.txt000591934.pdf.txtExtracted Texttext/plain119880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/2/000591934.pdf.txt90a20650b97b358fa3ded733d845c8d3MD52ORIGINAL000591934.pdf000591934.pdfTexto completoapplication/pdf232340http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/1/000591934.pdfc2b1ece7d343083dfadabe419b22c049MD51THUMBNAIL000591934.pdf.jpg000591934.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/3/000591934.pdf.jpg6f9246e41d8c1cb3b11076bb98909248MD5310183/187262018-10-08 08:04:59.495oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18726Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:04:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
title Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
spellingShingle Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
Possobon, Kátia Rosi
Biblioteca universitária
Estudo de usuário
Competência informacional
Informational ability
Study of user
Search of information
University library
Centro Universitário La Salle
title_short Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
title_full Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
title_fullStr Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
title_full_unstemmed Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
title_sort Competência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006
author Possobon, Kátia Rosi
author_facet Possobon, Kátia Rosi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possobon, Kátia Rosi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
contributor_str_mv Stumpf, Ida Regina Chitto
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Estudo de usuário
Competência informacional
topic Biblioteca universitária
Estudo de usuário
Competência informacional
Informational ability
Study of user
Search of information
University library
Centro Universitário La Salle
dc.subject.eng.fl_str_mv Informational ability
Study of user
Search of information
University library
Centro Universitário La Salle
description Investiga as habilidades informacionais dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2006, do Centro Universitário La Salle, em conformidade com os padrões estabelecidos pela American Library Association (ALA) para a Information Literacy. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa. A amostra é composta por dez alunos, um para cada curso selecionado por sorteio. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um formulário de entrevista semi-estruturada composto por vinte questões abertas. Os dados foram registrados por equipamento de gravação eletrônico e transcritos para a análise de conteúdo. Verificou-se as habilidades dos alunos nos aspectos relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a familiaridade com o ambiente da biblioteca e quatro dos cinco padrões de competência informacional da ALA. O estudo verificou que todos os entrevistados utilizam o computador para edição de texto na realização dos trabalhos escolares e/ou acadêmicos. A internet é utilizada, na maioria dos casos, para a comunicação via correio eletrônico, Messenger e Orkut. Os entrevistados revelaram que não utilizam bases de dados e a busca de informação na internet acontece em sites como o Google, Cadê e Yahoo. Em relação à familiaridade dos alunos com o ambiente da biblioteca, foi constatada a utilização dos serviços de empréstimo domiciliar e consulta local como os mais procurados. Os alunos desconhecem a maioria dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, razão pela qual não os utilizam. Em se tratando das fontes de informação, foi observado que a maioria tem preferência pelo livro e costuma localizá-lo no acervo através do catálogo informatizado ou diretamente na estante. Nas questões relacionadas com os padrões de competência informacional, observou-se a capacidade do usuário em determinar suas necessidades de informação, estabelecer estratégias de busca, avaliar as fontes de informação e a responsabilidade ética e legal no uso desta. Os resultados mostram que as habilidades informacionais dos calouros precisam ser desenvolvidas através da educação de usuários voltada para a competência informacional, principalmente, nos aspectos relativos à busca, recuperação e uso da informação. Assim sendo, sugere-se algumas alterações nas atividades informacionais ministradas pelos bibliotecários da Biblioteca La Salle, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos na realização dos trabalhos acadêmicos.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-12T04:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18726
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000591934
url http://hdl.handle.net/10183/18726
identifier_str_mv 000591934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/2/000591934.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/1/000591934.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18726/3/000591934.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 90a20650b97b358fa3ded733d845c8d3
c2b1ece7d343083dfadabe419b22c049
6f9246e41d8c1cb3b11076bb98909248
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035184152576