Marketing em bibliotecas universitárias : as bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul no contexto do final da primeira década do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalosto, William de Oliveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19010
Resumo: Analisa a questão do marketing no contexto da biblioteca universitária, buscando responder qual o nível de aceitação e aplicação de marketing nesses locais, ao final da primeira década do século XXI. O referencial teórico é dividido em dois grandes blocos: o primeiro principia com um breve histórico das universidades desde sua gênese, na Europa, até sua instalação no Brasil. Apresenta elementos fundamentais da área de marketing, tais como o plano de marketing, o composto, o marketing de serviços e para organizações que não visam o lucro. O segundo bloco teórico apresenta a aplicação das teorias de marketing para o contexto das bibliotecas, dedicando o enfoque às universitárias. A metodologia que foi utilizada no trabalho é de cunho qualitativo possuindo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e o questionário de perguntas abertas e fechadas. A população estudada consiste nos bibliotecários responsáveis por bibliotecas universitárias situadas dentro do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa detectou um nível médio de utilização de estratégias de Marketing, descobrindo que os bibliotecários pesquisados atribuem grande importância para o Marketing nas bibliotecas universitárias, utilizando aspectos do mesmo, porém geralmente em forma de ações isoladas e pouco coordenadas entre si, principalmente em razão da inexistência da presença de um plano estratégico de Marketing formalizado. Conclui reconhecendo avanços nessa questão em relação ao cenário encontrado a duas décadas em pesquisa anterior e é otimista em relação ao futuro.
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