Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Iana Gomes de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Gandin, Luis Armando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/180415
Resumo: Este texto tem como objetivo analisar a presença do gerencialismo no Estado brasileiro, examinando, em particular, uma de suas características centrais: a dispersão de poder. Na construção de nossa argumentação, nos utilizamos da contribuição de John Clarke e Janet Newman para o entendimento do gerencialismo e da dispersão de poder (1997; 2009), detalhando as premissas dessa concepção, que eles definem não apenas como uma forma de administração, mas como mudança cultural. O artigo mostra que a dispersão de poder se faz presente na relação entre Estado e educação no Brasil, mas examina também como uma das premissas de Clarke e Newman – a de que há sempre um processo de tradução e não mera transposição de concepções dominantes sobre como o Estado deve se organizar – está presente no caso brasileiro. Através da análise de casos concretos da política educacional brasileira, essa presença do gerencialismo “traduzido” é documentada.
id UFRGS-2_cef52252a0323bf1d1e6bed053a46606
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180415
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Iana Gomes deGandin, Luis Armando2018-07-12T02:26:32Z20171678-166Xhttp://hdl.handle.net/10183/180415001068522Este texto tem como objetivo analisar a presença do gerencialismo no Estado brasileiro, examinando, em particular, uma de suas características centrais: a dispersão de poder. Na construção de nossa argumentação, nos utilizamos da contribuição de John Clarke e Janet Newman para o entendimento do gerencialismo e da dispersão de poder (1997; 2009), detalhando as premissas dessa concepção, que eles definem não apenas como uma forma de administração, mas como mudança cultural. O artigo mostra que a dispersão de poder se faz presente na relação entre Estado e educação no Brasil, mas examina também como uma das premissas de Clarke e Newman – a de que há sempre um processo de tradução e não mera transposição de concepções dominantes sobre como o Estado deve se organizar – está presente no caso brasileiro. Através da análise de casos concretos da política educacional brasileira, essa presença do gerencialismo “traduzido” é documentada.This paper aims at analyzing the presence of managerialism in the Brazilian state, examining, in particular, one of its central characteristics: the dispersal of power. In building our argument, we resort to the contribution of John Clarke and Janet Newman to the understanding of managerialism and the dispersal of power (1997; 2009), detailing the premises of this rationale, which they define not only as a form of administration but also as a cultural change. The paper shows that the dispersal of power is present in the relation between the state and education in Brazil, but also examines how one of Clarke and Newman premises – the one that always identify a process of translation and not a mere transposing of dominant rationales about how the state should be organized – is present in the Brazilian case. Through an analysis of concrete cases of Brazilian educational policy, this presence of a “translated” managerialism is documented.Este texto tiene como objetivo analizar la presencia del gerencialismo en el Estado brasileño, examinando, en particular, una de sus características centrales: la dispersión de poder. En la construcción de nuestra argumentación, utilizamos la contribución de John Clarke y Janet Newman para el entendimiento del gerencialismo y la dispersión de poder (1997; 2009), detallando las premisas de esta concepción, que ellos definen no sólo como una forma de administración, sino como cambio cultural. El artículo muestra que la dispersión de poder se hace presente en la relación entre Estado y educación en Brasil, pero examina también como una de las premisas de Clarke y Newman - la de que hay siempre un proceso de traducción y no mera transposición de concepciones dominantes sobre cómo el Estado debe organizarse - está presente en el caso brasileño. A través del análisis de casos concretos de la política educativa brasileña, esa presencia del gerencialismo “traducido” es documentada.application/pdfporRevista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 3 (set./dez. 2017), p. 729-749GerencialismoEstadoPoderDispersal of powerManagerialismEducationStateDispersión de poderGerencialismoEducaciónEstadoGerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolarManagement and dispersion of power in the state-education relationship : translations and hybridisms of the brazilian caseGerencialismo y dispersión de poder en la relación estado-educación : las traducciones y los hibridismos del caso brasileñoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001068522.pdf001068522.pdfTexto completoapplication/pdf317710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180415/1/001068522.pdf2697b2b32a5242cef051ab502318ae2eMD51TEXT001068522.pdf.txt001068522.pdf.txtExtracted Texttext/plain55994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180415/2/001068522.pdf.txt0eb0492e3dd6049c46d01210111ccda3MD5210183/1804152018-07-13 02:24:48.345551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-07-13T05:24:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Management and dispersion of power in the state-education relationship : translations and hybridisms of the brazilian case
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Gerencialismo y dispersión de poder en la relación estado-educación : las traducciones y los hibridismos del caso brasileño
title Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
spellingShingle Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
Lima, Iana Gomes de
Gerencialismo
Estado
Poder
Dispersal of power
Managerialism
Education
State
Dispersión de poder
Gerencialismo
Educación
Estado
title_short Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
title_full Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
title_fullStr Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
title_full_unstemmed Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
title_sort Gerencialismo na escola pública : contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar
author Lima, Iana Gomes de
author_facet Lima, Iana Gomes de
Gandin, Luis Armando
author_role author
author2 Gandin, Luis Armando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Iana Gomes de
Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Gerencialismo
Estado
Poder
topic Gerencialismo
Estado
Poder
Dispersal of power
Managerialism
Education
State
Dispersión de poder
Gerencialismo
Educación
Estado
dc.subject.eng.fl_str_mv Dispersal of power
Managerialism
Education
State
dc.subject.spa.fl_str_mv Dispersión de poder
Gerencialismo
Educación
Estado
description Este texto tem como objetivo analisar a presença do gerencialismo no Estado brasileiro, examinando, em particular, uma de suas características centrais: a dispersão de poder. Na construção de nossa argumentação, nos utilizamos da contribuição de John Clarke e Janet Newman para o entendimento do gerencialismo e da dispersão de poder (1997; 2009), detalhando as premissas dessa concepção, que eles definem não apenas como uma forma de administração, mas como mudança cultural. O artigo mostra que a dispersão de poder se faz presente na relação entre Estado e educação no Brasil, mas examina também como uma das premissas de Clarke e Newman – a de que há sempre um processo de tradução e não mera transposição de concepções dominantes sobre como o Estado deve se organizar – está presente no caso brasileiro. Através da análise de casos concretos da política educacional brasileira, essa presença do gerencialismo “traduzido” é documentada.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-12T02:26:32Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/180415
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-166X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001068522
identifier_str_mv 1678-166X
001068522
url http://hdl.handle.net/10183/180415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de política e administração da educação. Porto Alegre, RS. Vol. 33, n. 3 (set./dez. 2017), p. 729-749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180415/1/001068522.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180415/2/001068522.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2697b2b32a5242cef051ab502318ae2e
0eb0492e3dd6049c46d01210111ccda3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224947422461952