Design em serviços de saúde : a jornada do paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/232932 |
Resumo: | A transformação digital na saúde já mudou a experiência de ir ao médico, de procurar um atendimento, de realizar exames e até mesmo o acompanhamento após os atendimentos. Neste estudo, apresentamos um método oriundo do Design para mapear a jornada do paciente, a fim de subsidiar ações na perspectiva do paciente para melhorar a experiência de inclusão nos processos de inovação e de serviços de assistência em saúde. A jornada do paciente é um conjunto de todas as interações que influenciam as percepções do paciente em todo processo de atendimento em saúde, entretanto há poucos registros documentados de métodos da jornada do paciente. Para fundamentar as atividades do método de jornada do paciente, conduzimos um estudo de caso a partir da prestação de serviço em saúde integrado com as etapas que envolvem tomadas de decisão e interação com o paciente. O método de construção da jornada do paciente foi atribuído ao serviço de agendamento de consulta médica, compreendendo o início da jornada, o atendimento que corresponde a realização da consulta e os pós atendimento. A capacidade de se adaptar as novas tecnologias, e ao mesmo tempo, realizar um atendimento humanizado é um dos motivos que justificam esta pesquisa, e que contribuem para a aplicação do design para o bem-estar em serviços de saúde. Os resultados do mapeamento da jornada demonstram a importância de proporcionar a partir das escolhas e das interações do paciente uma excelente experiência na prestação de serviços em saúde, a partir do uso do método apresentado neste estudo. |
id |
UFRGS-2_cef86ab6bff730cb5467d71a01e599a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232932 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Forésti, TeofanesOliveira, Branca Freitas de2021-12-14T04:27:59Z2021http://hdl.handle.net/10183/232932001133457A transformação digital na saúde já mudou a experiência de ir ao médico, de procurar um atendimento, de realizar exames e até mesmo o acompanhamento após os atendimentos. Neste estudo, apresentamos um método oriundo do Design para mapear a jornada do paciente, a fim de subsidiar ações na perspectiva do paciente para melhorar a experiência de inclusão nos processos de inovação e de serviços de assistência em saúde. A jornada do paciente é um conjunto de todas as interações que influenciam as percepções do paciente em todo processo de atendimento em saúde, entretanto há poucos registros documentados de métodos da jornada do paciente. Para fundamentar as atividades do método de jornada do paciente, conduzimos um estudo de caso a partir da prestação de serviço em saúde integrado com as etapas que envolvem tomadas de decisão e interação com o paciente. O método de construção da jornada do paciente foi atribuído ao serviço de agendamento de consulta médica, compreendendo o início da jornada, o atendimento que corresponde a realização da consulta e os pós atendimento. A capacidade de se adaptar as novas tecnologias, e ao mesmo tempo, realizar um atendimento humanizado é um dos motivos que justificam esta pesquisa, e que contribuem para a aplicação do design para o bem-estar em serviços de saúde. Os resultados do mapeamento da jornada demonstram a importância de proporcionar a partir das escolhas e das interações do paciente uma excelente experiência na prestação de serviços em saúde, a partir do uso do método apresentado neste estudo.application/pdfporNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 260-273DesignServiços de saúdeDesign em serviços de saúde : a jornada do pacienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133457.pdf.txt001133457.pdf.txtExtracted Texttext/plain29368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232932/2/001133457.pdf.txtf4afd56493f4e91e98e890d178f584efMD52ORIGINAL001133457.pdfCapítulo 13application/pdf1279997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232932/1/001133457.pdf436a9420bd61492b361e86af4c39bab3MD5110183/2329322021-12-20 05:31:45.457113oai:www.lume.ufrgs.br:10183/232932Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T07:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
title |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
spellingShingle |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente Forésti, Teofanes Design Serviços de saúde |
title_short |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
title_full |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
title_fullStr |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
title_full_unstemmed |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
title_sort |
Design em serviços de saúde : a jornada do paciente |
author |
Forésti, Teofanes |
author_facet |
Forésti, Teofanes Oliveira, Branca Freitas de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Branca Freitas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forésti, Teofanes Oliveira, Branca Freitas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Serviços de saúde |
topic |
Design Serviços de saúde |
description |
A transformação digital na saúde já mudou a experiência de ir ao médico, de procurar um atendimento, de realizar exames e até mesmo o acompanhamento após os atendimentos. Neste estudo, apresentamos um método oriundo do Design para mapear a jornada do paciente, a fim de subsidiar ações na perspectiva do paciente para melhorar a experiência de inclusão nos processos de inovação e de serviços de assistência em saúde. A jornada do paciente é um conjunto de todas as interações que influenciam as percepções do paciente em todo processo de atendimento em saúde, entretanto há poucos registros documentados de métodos da jornada do paciente. Para fundamentar as atividades do método de jornada do paciente, conduzimos um estudo de caso a partir da prestação de serviço em saúde integrado com as etapas que envolvem tomadas de decisão e interação com o paciente. O método de construção da jornada do paciente foi atribuído ao serviço de agendamento de consulta médica, compreendendo o início da jornada, o atendimento que corresponde a realização da consulta e os pós atendimento. A capacidade de se adaptar as novas tecnologias, e ao mesmo tempo, realizar um atendimento humanizado é um dos motivos que justificam esta pesquisa, e que contribuem para a aplicação do design para o bem-estar em serviços de saúde. Os resultados do mapeamento da jornada demonstram a importância de proporcionar a partir das escolhas e das interações do paciente uma excelente experiência na prestação de serviços em saúde, a partir do uso do método apresentado neste estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-12-14T04:27:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/232932 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001133457 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/232932 |
identifier_str_mv |
001133457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 4. Porto Alegre : Marcavisual, 2021. p. 260-273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232932/2/001133457.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/232932/1/001133457.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f4afd56493f4e91e98e890d178f584ef 436a9420bd61492b361e86af4c39bab3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225045967634432 |