Sistema de fornecimento de energia elétrica a navios atracados utilizando recursos energéticos distribuídos : o caso do terminal de contêineres de Paranaguá
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255991 |
Resumo: | O setor naval é responsável por 30% do total das emissões globais de gases da família dos NOx, nocivos à saúde humana e ao planeta. Para minimizar os impactos ambientais associados ao setor, técnicas como o fornecimento de energia elétrica aos navios atracados nos portos, também conhecida como cold-ironing, são utilizadas. Desta forma, o presente trabalho apresenta a análise para a implementação de uma instalação de cold-ironing no Terminal de Contêineres de Paranaguá aliado a estratégias de geração distribuída, considerando uma análise financeira e ambiental. Uma redução de 79% nas emissões de CO2 foi constatada a partir da adoção da prática do cold-ironing (Cenário 1), o valor passa para 84% para o cenário com produção de energia própria fotovoltaica (Cenário 2) e 80% quando são inseridas baterias para armazenar o excedente de energia (Cenário 3). Além disso, estima-se uma receita anual de R$ 3.136.272 (Cenário 1), R$ 3.395.251 (Cenário 2) e R$ 3.181.277,95 (Cenário 3), associada à venda de créditos de carbono gerados. Finalmente, considerando a venda de energia aos navios, todos os cenários são rentáveis apresentando uma TIR superior a 7%. |
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Mével, Caroline BelléHaffner, Sérgio LuísFerraz, Bibiana Maitê Petry2023-03-18T03:32:28Z2022http://hdl.handle.net/10183/255991001157378O setor naval é responsável por 30% do total das emissões globais de gases da família dos NOx, nocivos à saúde humana e ao planeta. Para minimizar os impactos ambientais associados ao setor, técnicas como o fornecimento de energia elétrica aos navios atracados nos portos, também conhecida como cold-ironing, são utilizadas. Desta forma, o presente trabalho apresenta a análise para a implementação de uma instalação de cold-ironing no Terminal de Contêineres de Paranaguá aliado a estratégias de geração distribuída, considerando uma análise financeira e ambiental. Uma redução de 79% nas emissões de CO2 foi constatada a partir da adoção da prática do cold-ironing (Cenário 1), o valor passa para 84% para o cenário com produção de energia própria fotovoltaica (Cenário 2) e 80% quando são inseridas baterias para armazenar o excedente de energia (Cenário 3). Além disso, estima-se uma receita anual de R$ 3.136.272 (Cenário 1), R$ 3.395.251 (Cenário 2) e R$ 3.181.277,95 (Cenário 3), associada à venda de créditos de carbono gerados. Finalmente, considerando a venda de energia aos navios, todos os cenários são rentáveis apresentando uma TIR superior a 7%.The shipping sector is responsible for 30% of total global emissions of gases of the NOx family, harmful to human health and to the planet. To minimize these impacts, techniques such as the supply of electricity to ships docked at ports, also known as cold-ironing, are used. Therefore, this work aims to analyze the implementation of a cold-ironing infrastructure in the Terminal of Containers of Paranaguá allied to distributed generation strategies, considering a financial and environmental analysis. A reduction of 79% in CO2 emission was noticed when cold-ironing is adopted (Scenario 1), the rate increases to 84% when photovoltaic energy production is included (Scenario 2) and lows back to 80% when energy storage is considered (Scenario 3). Furthermore an annual income of R$ 3.136.272 (Scenario 1), R$ 3.395.251 (Scenario 2) and R$ 3.181.277,95 (Scenario 3) is linked to the trade of the carbon credits generated. Finally, considering the sale of energy to ships, all scenarios are profitable, with an IRR above 7%.application/pdfporGeração distribuídaNaviosCold ironingDistributed generationMicrogridsGreenhouse gasesCarbon CreditsSistema de fornecimento de energia elétrica a navios atracados utilizando recursos energéticos distribuídos : o caso do terminal de contêineres de Paranaguáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2022Engenharia de Energiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001157378.pdf.txt001157378.pdf.txtExtracted Texttext/plain71177http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255991/2/001157378.pdf.txtd7aa6256e4e853fc721bb9e25901cc87MD52ORIGINAL001157378.pdfTexto completoapplication/pdf2209031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255991/1/001157378.pdffb38c161d90af3590f357d22775908c2MD5110183/2559912023-03-19 03:35:05.852904oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255991Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-19T06:35:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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