Sistema de fornecimento de energia elétrica a navios atracados utilizando recursos energéticos distribuídos : o caso do terminal de contêineres de Paranaguá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mével, Caroline Bellé
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255991
Resumo: O setor naval é responsável por 30% do total das emissões globais de gases da família dos NOx, nocivos à saúde humana e ao planeta. Para minimizar os impactos ambientais associados ao setor, técnicas como o fornecimento de energia elétrica aos navios atracados nos portos, também conhecida como cold-ironing, são utilizadas. Desta forma, o presente trabalho apresenta a análise para a implementação de uma instalação de cold-ironing no Terminal de Contêineres de Paranaguá aliado a estratégias de geração distribuída, considerando uma análise financeira e ambiental. Uma redução de 79% nas emissões de CO2 foi constatada a partir da adoção da prática do cold-ironing (Cenário 1), o valor passa para 84% para o cenário com produção de energia própria fotovoltaica (Cenário 2) e 80% quando são inseridas baterias para armazenar o excedente de energia (Cenário 3). Além disso, estima-se uma receita anual de R$ 3.136.272 (Cenário 1), R$ 3.395.251 (Cenário 2) e R$ 3.181.277,95 (Cenário 3), associada à venda de créditos de carbono gerados. Finalmente, considerando a venda de energia aos navios, todos os cenários são rentáveis apresentando uma TIR superior a 7%.
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