Eficiência energética no terminal multipurpose do porto de Sines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/3337 |
Resumo: | Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas Ambientais |
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Eficiência energética no terminal multipurpose do porto de SinesEficiência energéticaAuditoria energéticaEmissões atmosféricas e naviosCold ironingTaxa de uso do portoDissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil Gestão e Sistemas AmbientaisA eficiência energética é cada vez mais importante devido às motivações económicas e à emergência das alterações climáticas. Da sua melhoria resulta a redução de custos e de impactes negativos. O transporte marítimo é fundamental para a troca de bens entre países, mas o consumo de combustível dos navios assume um papel relevante na utilização de energia. As operações portuárias têm também um impacte ambiental a não ignorar. Os objectivos deste trabalho estão divididos em três vertentes: realização de uma auditoria energética ao Terminal Multipurpose, no porto de Sines; exploração do potencial de aplicação do cold ironing (fornecimento de electricidade do porto aos navios aportados, reduzindo a poluição gerada pela queima de combustível); discutir a hipótese de alteração da taxa de uso do porto, com introdução duma componente ambiental dependendo a taxa a aplicar do cumprimento de critérios ambientais. Os resultados obtidos permitiram propor soluções para melhorar a eficiência energética do terminal. Estas medidas incidem na iluminação exterior, iluminação dos equipamentos,implementação de painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias e instalação de contadores de energia eléctrica para os principais responsáveis pelo consumo da mesma. Demonstra-se que o tipo de medidas sugeridas permitem melhorar significativamente o desempenho energético e ambiental do terminal.FCT - UNLRUNFernandes, Vera Cisneiros de Faria2010-04-09T15:02:00Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/3337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:12Zoai:run.unl.pt:10362/3337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:20.612589Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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