As múltiplas faces do espelho : uma análise da obra Mulher no espelho, de Helena Parente Cunha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171705 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a obra Mulher no espelho (1985), de autoria da escritora baiana Helena Parente Cunha, tendo como objetivo verificar a existência do duplo feminino constituído pela protagonista, a Mulher no espelho, e sua antagonista, a Mulher que escreve. A forma como essa relação desenvolve-se é analisada a partir do objeto espelho, sendo ele o fio condutor de toda a narrativa e o espaço de encontro entre as personagens. A metodologia utilizada foi o procedimento analítico e interpretativo, pelo qual foram examinados os episódios em que as personagens interagem entre si, interferindo diretamente no rumo dos acontecimentos da ficção. A temática do duplo é vista a partir de autores como Otto Rank, Sigmund Freud e Clement Rosset, e a questão do espelho é tratada segundo as considerações de Michel Foucault. A obra situada na década de 70 ainda apresenta, como denúncia social, as ideias do patriarcado vigorando de maneira opressora sobre as mulheres da época. As autoras Constância Lima Duarte, Rosiska Darcy de Oliveira e Regina Dalcastagnè iluminam a breve discussão final desta produção. |
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Reche, Letícia Mendes PerezPavani, Cinara Ferreira2017-12-30T02:25:16Z2017http://hdl.handle.net/10183/171705001056486O presente trabalho analisa a obra Mulher no espelho (1985), de autoria da escritora baiana Helena Parente Cunha, tendo como objetivo verificar a existência do duplo feminino constituído pela protagonista, a Mulher no espelho, e sua antagonista, a Mulher que escreve. A forma como essa relação desenvolve-se é analisada a partir do objeto espelho, sendo ele o fio condutor de toda a narrativa e o espaço de encontro entre as personagens. A metodologia utilizada foi o procedimento analítico e interpretativo, pelo qual foram examinados os episódios em que as personagens interagem entre si, interferindo diretamente no rumo dos acontecimentos da ficção. A temática do duplo é vista a partir de autores como Otto Rank, Sigmund Freud e Clement Rosset, e a questão do espelho é tratada segundo as considerações de Michel Foucault. A obra situada na década de 70 ainda apresenta, como denúncia social, as ideias do patriarcado vigorando de maneira opressora sobre as mulheres da época. As autoras Constância Lima Duarte, Rosiska Darcy de Oliveira e Regina Dalcastagnè iluminam a breve discussão final desta produção.This work brings the analysis of the novel Woman between mirrors (1985), written by the Bahian author Helena Parente Cunha. Its objective is to verify the existence of the female double constituted by the protagonist, the Woman in the mirror, and her antagonist, the Woman who writes. The way that the relation is developed is analyzed from the mirror, which is the guide of all the narrative and the meeting point between characters. The methodology used in this paper was the analytical and interpretative procedure, in which the characters interact with each other were analyzed, directly interfering in the plot. The theme of the double is discussed through authors as Clement Rosset, Otto Rank and Sigmund Freud, and the mirror point is discussed according to Foucault’s ideas. The work is situated in the 70’s, it presents, as a social denounce, the patriarchal ideas that were strongly prevailing on women’s lives in that period. The authors Constância Lima Duarte, Rosiska Darcy de Oliveira and Regina Dalcastagnè illuminate the brief final discussion of this production.application/pdfporCunha, Helena Parente, 1929-Literatura feministaLiteratura contemporâneaQuestões sociaisThe female doubleContemporary literatureFemale authorshipMirrorAs múltiplas faces do espelho : uma análise da obra Mulher no espelho, de Helena Parente Cunhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2017Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056486.pdf001056486.pdfTexto completoapplication/pdf649621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171705/1/001056486.pdfd21d9cea0e6e9a70b44419da0549c53fMD51TEXT001056486.pdf.txt001056486.pdf.txtExtracted Texttext/plain144503http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171705/2/001056486.pdf.txte17c5d81ce6db0f1cc3b4b9ae68c113aMD52THUMBNAIL001056486.pdf.jpg001056486.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171705/3/001056486.pdf.jpga8fccacb1fc9c50dda162b4743b20bcfMD5310183/1717052022-08-06 04:55:20.294039oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171705Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:55:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente trabalho analisa a obra Mulher no espelho (1985), de autoria da escritora baiana Helena Parente Cunha, tendo como objetivo verificar a existência do duplo feminino constituído pela protagonista, a Mulher no espelho, e sua antagonista, a Mulher que escreve. A forma como essa relação desenvolve-se é analisada a partir do objeto espelho, sendo ele o fio condutor de toda a narrativa e o espaço de encontro entre as personagens. A metodologia utilizada foi o procedimento analítico e interpretativo, pelo qual foram examinados os episódios em que as personagens interagem entre si, interferindo diretamente no rumo dos acontecimentos da ficção. A temática do duplo é vista a partir de autores como Otto Rank, Sigmund Freud e Clement Rosset, e a questão do espelho é tratada segundo as considerações de Michel Foucault. A obra situada na década de 70 ainda apresenta, como denúncia social, as ideias do patriarcado vigorando de maneira opressora sobre as mulheres da época. As autoras Constância Lima Duarte, Rosiska Darcy de Oliveira e Regina Dalcastagnè iluminam a breve discussão final desta produção. |
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