Estudo experimental do ponto de ignição e da variação de pressão para diferentes combustíveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198596 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos da variação do ponto de ignição sobre a curva de pressão dentro da câmara de combustão de um motor para testes de combustíveis padrão ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) ciclo Otto para diversos combustíveis. Utilizou-se para padronização do ensaio as condições especificadas pela norma ASTM D357, com exceção do con- trole de umidade do ar e da temperatura da mistura ar/combustível, para determinação do número de octanas de combustíveis com valor igual ou inferior a 100 octanas pelo método Motor. Obteve-se uma curva padrão, com base no índice de detonação estabelecido pela norma aci- ma citada e três outras variando-se apenas o ponto de ignição para 10°, 20° e 30° antes do ponto morto superior. As curvas obtidas são confrontadas tanto com a curva padrão do próprio combustí- vel quanto as dos demais com relação a eficiência mecânica. |
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Wildner, Fabiano DisconziMello, Pedro Barbosa2019-08-29T02:35:10Z2002http://hdl.handle.net/10183/198596000379055Este trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos da variação do ponto de ignição sobre a curva de pressão dentro da câmara de combustão de um motor para testes de combustíveis padrão ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) ciclo Otto para diversos combustíveis. Utilizou-se para padronização do ensaio as condições especificadas pela norma ASTM D357, com exceção do con- trole de umidade do ar e da temperatura da mistura ar/combustível, para determinação do número de octanas de combustíveis com valor igual ou inferior a 100 octanas pelo método Motor. Obteve-se uma curva padrão, com base no índice de detonação estabelecido pela norma aci- ma citada e três outras variando-se apenas o ponto de ignição para 10°, 20° e 30° antes do ponto morto superior. As curvas obtidas são confrontadas tanto com a curva padrão do próprio combustí- vel quanto as dos demais com relação a eficiência mecânica.Experimental research on ignition point and pressure changes to different kind of fuel. This paper is regarding the effects of the ignition point changes, concerning a pressure curve obteined in- side a combustion chamber, on a standard fuel engine, ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) Otto cycle, making use of ten different kind of fuel .Eight different kinds of fuel were tested, eight liquid with octane MON ranging from 77 to 100, and a gas with octane ROM of 113. A standard curve could be get based on the detonation point settled by the norm, changing the ignition point to 10o, 20o and 30o before the dead upper point. The curves may be compared with the standard and one by one, reflecting the engine mechanical efficiency.application/pdfporMotor de combustão internaEstudo experimental do ponto de ignição e da variação de pressão para diferentes combustíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2002Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000379055.pdf.txt000379055.pdf.txtExtracted Texttext/plain47846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198596/2/000379055.pdf.txt11c239eb76426c8b5facd31021b956d2MD52ORIGINAL000379055.pdfTexto completoapplication/pdf468707http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198596/1/000379055.pdfdca2e6e3a1f654b182e1abf921f9a3b2MD5110183/1985962019-08-30 02:35:30.476622oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198596Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-08-30T05:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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