Estudo experimental do ponto de ignição e da variação de pressão para diferentes combustíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wildner, Fabiano Disconzi
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198596
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os efeitos da variação do ponto de ignição sobre a curva de pressão dentro da câmara de combustão de um motor para testes de combustíveis padrão ASTM CFR (Cooperative Fuel Research) ciclo Otto para diversos combustíveis. Utilizou-se para padronização do ensaio as condições especificadas pela norma ASTM D357, com exceção do con- trole de umidade do ar e da temperatura da mistura ar/combustível, para determinação do número de octanas de combustíveis com valor igual ou inferior a 100 octanas pelo método Motor. Obteve-se uma curva padrão, com base no índice de detonação estabelecido pela norma aci- ma citada e três outras variando-se apenas o ponto de ignição para 10°, 20° e 30° antes do ponto morto superior. As curvas obtidas são confrontadas tanto com a curva padrão do próprio combustí- vel quanto as dos demais com relação a eficiência mecânica.
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