A construção da credibilidade e a publicidade autorreferencial: uma análise da campanha de 50 anos de Zero Hora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110346 |
Resumo: | Esta monografia busca problematizar a publicidade autorreferencial e sua relação com a credibilidade do discurso midiático, tendo por objeto de análise a campanha publicitária alusiva aos 50 anos do jornal gaúcho Zero Hora. Valendo-se do conceito de ethos – proposto por Aristóteles e atualizado por autores como Dominique Maingueneau e Ruth Amossy –, dos operadores linguísticos que inscrevem o sujeito em sua enunciação e das categorias de autorreferencialidade publicitária conforme Sandra Depexe, o estudo encontra na identificação entre produto midiático e público-alvo o elemento que permite a hibridização dos discursos e a transferência de credibilidade de um para outro. |
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Lincke, Matheus de CastroMachado, Maria Berenice da Costa2015-02-25T01:57:52Z2014http://hdl.handle.net/10183/110346000952752Esta monografia busca problematizar a publicidade autorreferencial e sua relação com a credibilidade do discurso midiático, tendo por objeto de análise a campanha publicitária alusiva aos 50 anos do jornal gaúcho Zero Hora. Valendo-se do conceito de ethos – proposto por Aristóteles e atualizado por autores como Dominique Maingueneau e Ruth Amossy –, dos operadores linguísticos que inscrevem o sujeito em sua enunciação e das categorias de autorreferencialidade publicitária conforme Sandra Depexe, o estudo encontra na identificação entre produto midiático e público-alvo o elemento que permite a hibridização dos discursos e a transferência de credibilidade de um para outro.This monograph intends problematizing self-referential advertising and its relation to the media discourse credibility, having as object of analysis the advertising campaign alluding the 50th anniversary of the south-Brazilian newspaper Zero Hora. Using the concepts of ethos – proposed by Aristotle and updated by authors like Dominique Maingueneau and Ruth Amossy –, linguistic operators – which write the subject in its enunciation – and self-referential advertising categories according to Sandra Depexe, the study finds in identification between media product and target the element that enables the hybridization of the discourses and the transfer of credibility from one to another.application/pdfporPublicidade autorreferencialCredibilitySelf-referential advertisingMedia discourseJournalismZero HoraA construção da credibilidade e a publicidade autorreferencial: uma análise da campanha de 50 anos de Zero Horainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952752.pdf000952752.pdfTexto completoapplication/pdf5082705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110346/1/000952752.pdf6aac0056cf87fb422905d8cc81ff9182MD51TEXT000952752.pdf.txt000952752.pdf.txtExtracted Texttext/plain286612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110346/2/000952752.pdf.txtd76516654c4a5477fa1727d8669bb2f4MD52THUMBNAIL000952752.pdf.jpg000952752.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110346/3/000952752.pdf.jpgb0aaa9f1c43cacf9e0fa91c8ef27ea83MD5310183/1103462023-03-30 03:23:44.451131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110346Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-30T06:23:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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