Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Priscila Andrea Severino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102849
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como o uso da rede social Facebook pode auxiliar na flexibilização do currículo, aumentando os espaços, os tempos e as formas para construção de conhecimento, sem a necessidade uma mudança efetiva no ensino presencial. Este estudo foi baseado na teoria de desenvolvimento sócio interacionista de Vygotsky, com o apoio dos princípios e postulados do conectivismo, sugerindo as competências que devem ser desenvolvidas por estes alunos da era digital e o papel que o professor assume de orientador e mediador, auxiliando o aluno a trabalhar com o fluxo intenso de informações. A atividade foi proposta a uma turma de vinte alunos do Ensino Médio de um colégio particular de Portão. Os alunos realizaram uma pesquisa onde foram selecionados trechos de filmes, desenhos ou séries que foram relacionados com os conteúdos abordados nas aulas de Física. O objetivo desta atividade foi, através de desta abordagem lúdica, proporcionar uma conversão para o concreto e observar as percepções e as representações dos alunos. Foram utilizadas as teorias do epistemólogo Humberto Maturana para dar um caráter mais humano ao uso das tecnologias, procurando valorizar a experiência e a subjetividade do aluno, muitas vezes pouco exploradas nas ciências exatas. A rede social Facebook auxiliou no processo de ensino e aprendizagem durante as interações, síncrona e assíncrona, proporcionando um espaço de cooperação e colaboração nas discussões. A avaliação se deu através dos dados adquiridos com as entrevistas e com os dados coletados durante observação dos alunos em sala de aula e nas interações pela rede.
id UFRGS-2_cf324df78a5c45413f786e79010279e0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102849
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vaz, Priscila Andrea SeverinoGeller, Marlise2014-09-11T02:10:10Z2012http://hdl.handle.net/10183/102849000919960Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como o uso da rede social Facebook pode auxiliar na flexibilização do currículo, aumentando os espaços, os tempos e as formas para construção de conhecimento, sem a necessidade uma mudança efetiva no ensino presencial. Este estudo foi baseado na teoria de desenvolvimento sócio interacionista de Vygotsky, com o apoio dos princípios e postulados do conectivismo, sugerindo as competências que devem ser desenvolvidas por estes alunos da era digital e o papel que o professor assume de orientador e mediador, auxiliando o aluno a trabalhar com o fluxo intenso de informações. A atividade foi proposta a uma turma de vinte alunos do Ensino Médio de um colégio particular de Portão. Os alunos realizaram uma pesquisa onde foram selecionados trechos de filmes, desenhos ou séries que foram relacionados com os conteúdos abordados nas aulas de Física. O objetivo desta atividade foi, através de desta abordagem lúdica, proporcionar uma conversão para o concreto e observar as percepções e as representações dos alunos. Foram utilizadas as teorias do epistemólogo Humberto Maturana para dar um caráter mais humano ao uso das tecnologias, procurando valorizar a experiência e a subjetividade do aluno, muitas vezes pouco exploradas nas ciências exatas. A rede social Facebook auxiliou no processo de ensino e aprendizagem durante as interações, síncrona e assíncrona, proporcionando um espaço de cooperação e colaboração nas discussões. A avaliação se deu através dos dados adquiridos com as entrevistas e com os dados coletados durante observação dos alunos em sala de aula e nas interações pela rede.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Redes sociaisFísicaEnsinoAprendizagemReflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919960.pdf000919960.pdfTexto completoapplication/pdf7286335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/1/000919960.pdf3bbb1f5e39bd24cb8ce3d97c90b2c773MD51TEXT000919960.pdf.txt000919960.pdf.txtExtracted Texttext/plain133447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/2/000919960.pdf.txtbdf177bffb166ab16c76231483a999c3MD52THUMBNAIL000919960.pdf.jpg000919960.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/3/000919960.pdf.jpge8ef138ff57e177da02071528ae79e79MD5310183/1028492018-10-25 09:01:57.759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102849Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
title Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
spellingShingle Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
Vaz, Priscila Andrea Severino
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Física
Ensino
Aprendizagem
title_short Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
title_full Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
title_fullStr Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
title_full_unstemmed Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
title_sort Reflexões sobre o facebook como ferramenta para apoio à disciplina de física no ensino médio
author Vaz, Priscila Andrea Severino
author_facet Vaz, Priscila Andrea Severino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Priscila Andrea Severino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geller, Marlise
contributor_str_mv Geller, Marlise
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Física
Ensino
Aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Redes sociais
Física
Ensino
Aprendizagem
description Esta pesquisa teve o objetivo de analisar como o uso da rede social Facebook pode auxiliar na flexibilização do currículo, aumentando os espaços, os tempos e as formas para construção de conhecimento, sem a necessidade uma mudança efetiva no ensino presencial. Este estudo foi baseado na teoria de desenvolvimento sócio interacionista de Vygotsky, com o apoio dos princípios e postulados do conectivismo, sugerindo as competências que devem ser desenvolvidas por estes alunos da era digital e o papel que o professor assume de orientador e mediador, auxiliando o aluno a trabalhar com o fluxo intenso de informações. A atividade foi proposta a uma turma de vinte alunos do Ensino Médio de um colégio particular de Portão. Os alunos realizaram uma pesquisa onde foram selecionados trechos de filmes, desenhos ou séries que foram relacionados com os conteúdos abordados nas aulas de Física. O objetivo desta atividade foi, através de desta abordagem lúdica, proporcionar uma conversão para o concreto e observar as percepções e as representações dos alunos. Foram utilizadas as teorias do epistemólogo Humberto Maturana para dar um caráter mais humano ao uso das tecnologias, procurando valorizar a experiência e a subjetividade do aluno, muitas vezes pouco exploradas nas ciências exatas. A rede social Facebook auxiliou no processo de ensino e aprendizagem durante as interações, síncrona e assíncrona, proporcionando um espaço de cooperação e colaboração nas discussões. A avaliação se deu através dos dados adquiridos com as entrevistas e com os dados coletados durante observação dos alunos em sala de aula e nas interações pela rede.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919960
url http://hdl.handle.net/10183/102849
identifier_str_mv 000919960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/1/000919960.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/2/000919960.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102849/3/000919960.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bbb1f5e39bd24cb8ce3d97c90b2c773
bdf177bffb166ab16c76231483a999c3
e8ef138ff57e177da02071528ae79e79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132904095744