Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Luciana Barreto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95663
Resumo: A presente monografia propõe-se a analisar a utilização de Redes Sociais Virtuais e Ferramentas Colaborativas, Facebbok e o Google Docs., na disciplina de Seminário Integrado, introduzida no Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul, em 2012. Organizada em projetos e ministrada no turno inverso, essa disciplina gerou problemas relativos à frequência dos alunos, tornando-se necessária a criação de uma alternativa de comunicação e orientação entre as partes para interagir nos projetos. A pesquisa abarcou o período de abril a outubro de 2012. O método adotado foi o de estudo de caso combinado com o de pesquisa-ação, aplicado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio Politécnico da EEEM Guarani em Canoas/RS. A coleta de dados deu-se através de pesquisas qualitativa e quantitativa. A preparação, a formatação e as informações coletadas para este trabalho foram armazenadas desde abril de 2012, e durante o terceiro trimestre escolar, período compreendido entre setembro e outubro de 2012 ocorreu à execução do projeto, mediante a realização por parte dos alunos de uma pesquisa com tema livre realizada individualmente ou em duplas, contendo todos os elementos textuais previstos, utilizando o Facebbok e o Google Docs. como principal meio de comunicação e orientação. Os resultados demonstram que a FC, se bem aplicada e com orientação e dedicação constantes por parte do professor atinge a eficácia esperada com seu uso.
id UFRGS-2_11af532b7bf1e6f7233ddb206fc923d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Luciana BarretoAmaral, Érico Marcelo Hoff do2014-05-29T02:04:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/95663000916560A presente monografia propõe-se a analisar a utilização de Redes Sociais Virtuais e Ferramentas Colaborativas, Facebbok e o Google Docs., na disciplina de Seminário Integrado, introduzida no Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul, em 2012. Organizada em projetos e ministrada no turno inverso, essa disciplina gerou problemas relativos à frequência dos alunos, tornando-se necessária a criação de uma alternativa de comunicação e orientação entre as partes para interagir nos projetos. A pesquisa abarcou o período de abril a outubro de 2012. O método adotado foi o de estudo de caso combinado com o de pesquisa-ação, aplicado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio Politécnico da EEEM Guarani em Canoas/RS. A coleta de dados deu-se através de pesquisas qualitativa e quantitativa. A preparação, a formatação e as informações coletadas para este trabalho foram armazenadas desde abril de 2012, e durante o terceiro trimestre escolar, período compreendido entre setembro e outubro de 2012 ocorreu à execução do projeto, mediante a realização por parte dos alunos de uma pesquisa com tema livre realizada individualmente ou em duplas, contendo todos os elementos textuais previstos, utilizando o Facebbok e o Google Docs. como principal meio de comunicação e orientação. Os resultados demonstram que a FC, se bem aplicada e com orientação e dedicação constantes por parte do professor atinge a eficácia esperada com seu uso.application/pdfporRedes sociaisPolitecniaTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916560.pdf000916560.pdfTexto completoapplication/pdf1138415http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/1/000916560.pdfa484ef84dabc8168156b4e3d379974a2MD51TEXT000916560.pdf.txt000916560.pdf.txtExtracted Texttext/plain66393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/2/000916560.pdf.txtf5fee7eae585e23e9f8ec9b3aab8498cMD52THUMBNAIL000916560.pdf.jpg000916560.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/3/000916560.pdf.jpg12a504c63dae4712510330bbe851fe78MD5310183/956632018-10-09 09:15:44.103oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:15:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
title Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
spellingShingle Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
Gonçalves, Luciana Barreto
Redes sociais
Politecnia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
title_short Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
title_full Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
title_fullStr Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
title_full_unstemmed Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
title_sort Seminário integrado : redes sociais virtuais e ferramentas colaborativas
author Gonçalves, Luciana Barreto
author_facet Gonçalves, Luciana Barreto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Luciana Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
contributor_str_mv Amaral, Érico Marcelo Hoff do
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Politecnia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
topic Redes sociais
Politecnia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
description A presente monografia propõe-se a analisar a utilização de Redes Sociais Virtuais e Ferramentas Colaborativas, Facebbok e o Google Docs., na disciplina de Seminário Integrado, introduzida no Ensino Médio Politécnico no Estado do Rio Grande do Sul, em 2012. Organizada em projetos e ministrada no turno inverso, essa disciplina gerou problemas relativos à frequência dos alunos, tornando-se necessária a criação de uma alternativa de comunicação e orientação entre as partes para interagir nos projetos. A pesquisa abarcou o período de abril a outubro de 2012. O método adotado foi o de estudo de caso combinado com o de pesquisa-ação, aplicado em duas turmas de 1ª série do Ensino Médio Politécnico da EEEM Guarani em Canoas/RS. A coleta de dados deu-se através de pesquisas qualitativa e quantitativa. A preparação, a formatação e as informações coletadas para este trabalho foram armazenadas desde abril de 2012, e durante o terceiro trimestre escolar, período compreendido entre setembro e outubro de 2012 ocorreu à execução do projeto, mediante a realização por parte dos alunos de uma pesquisa com tema livre realizada individualmente ou em duplas, contendo todos os elementos textuais previstos, utilizando o Facebbok e o Google Docs. como principal meio de comunicação e orientação. Os resultados demonstram que a FC, se bem aplicada e com orientação e dedicação constantes por parte do professor atinge a eficácia esperada com seu uso.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-29T02:04:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95663
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000916560
url http://hdl.handle.net/10183/95663
identifier_str_mv 000916560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/1/000916560.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/2/000916560.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95663/3/000916560.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a484ef84dabc8168156b4e3d379974a2
f5fee7eae585e23e9f8ec9b3aab8498c
12a504c63dae4712510330bbe851fe78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447126390341632