Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95052 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos. |
id |
UFRGS-2_cf6c21b7480f2661348fe2c6e9f77a13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95052 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Scholl, Ana PaulaFinger, Ingrid2014-05-08T02:03:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/95052000917374O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.The present study proposes the development of a satisfactory language background questionnaire aiming to evaluate the linguistic profile of Brazilian bilingual individuals and to be used in research about bilingualism. First, we define some basic concepts about bilingualism and, based on the existing literature about the subject, the three main criteria in assessing bilinguals for a complete understanding of the individuals’ experiences: (i) age of acquisition; (ii) domains of use; and (iii) proficiency. In light of the defined criteria, we analyzed three recent language background questionnaires: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); and (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Even though the questionnaires are intended to be effective, we found that they do not include questions which comprehend satisfactorily all the essential elements discussed. Finally, we propose a version of a language background questionnaire, containing groups of questions that reflect the theoretical discussions made, that can be used in research including samples of adult Brazilian bilingual speakers.application/pdfporBilingüismoQuestionárioBilingualismBilingual experienceLanguage background questionnaireElaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilínguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917374.pdf000917374.pdfTexto completoapplication/pdf1962258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/1/000917374.pdf359b27b880ba40917f98af536f70389cMD51TEXT000917374.pdf.txt000917374.pdf.txtExtracted Texttext/plain96463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/2/000917374.pdf.txt44826cb2ea19ac99cad72f241279f908MD52THUMBNAIL000917374.pdf.jpg000917374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/3/000917374.pdf.jpg601e693207229fdfe8c8c87ee2ad1169MD5310183/950522022-08-06 04:47:50.672896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
title |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
spellingShingle |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues Scholl, Ana Paula Bilingüismo Questionário Bilingualism Bilingual experience Language background questionnaire |
title_short |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
title_full |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
title_fullStr |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
title_full_unstemmed |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
title_sort |
Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues |
author |
Scholl, Ana Paula |
author_facet |
Scholl, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scholl, Ana Paula |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Finger, Ingrid |
contributor_str_mv |
Finger, Ingrid |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bilingüismo Questionário |
topic |
Bilingüismo Questionário Bilingualism Bilingual experience Language background questionnaire |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bilingualism Bilingual experience Language background questionnaire |
description |
O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-08T02:03:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95052 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917374 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95052 |
identifier_str_mv |
000917374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/1/000917374.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/2/000917374.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/3/000917374.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
359b27b880ba40917f98af536f70389c 44826cb2ea19ac99cad72f241279f908 601e693207229fdfe8c8c87ee2ad1169 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224464000614400 |