Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scholl, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95052
Resumo: O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.
id UFRGS-2_cf6c21b7480f2661348fe2c6e9f77a13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95052
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Scholl, Ana PaulaFinger, Ingrid2014-05-08T02:03:29Z2013http://hdl.handle.net/10183/95052000917374O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.The present study proposes the development of a satisfactory language background questionnaire aiming to evaluate the linguistic profile of Brazilian bilingual individuals and to be used in research about bilingualism. First, we define some basic concepts about bilingualism and, based on the existing literature about the subject, the three main criteria in assessing bilinguals for a complete understanding of the individuals’ experiences: (i) age of acquisition; (ii) domains of use; and (iii) proficiency. In light of the defined criteria, we analyzed three recent language background questionnaires: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); and (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Even though the questionnaires are intended to be effective, we found that they do not include questions which comprehend satisfactorily all the essential elements discussed. Finally, we propose a version of a language background questionnaire, containing groups of questions that reflect the theoretical discussions made, that can be used in research including samples of adult Brazilian bilingual speakers.application/pdfporBilingüismoQuestionárioBilingualismBilingual experienceLanguage background questionnaireElaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilínguesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917374.pdf000917374.pdfTexto completoapplication/pdf1962258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/1/000917374.pdf359b27b880ba40917f98af536f70389cMD51TEXT000917374.pdf.txt000917374.pdf.txtExtracted Texttext/plain96463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/2/000917374.pdf.txt44826cb2ea19ac99cad72f241279f908MD52THUMBNAIL000917374.pdf.jpg000917374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/3/000917374.pdf.jpg601e693207229fdfe8c8c87ee2ad1169MD5310183/950522022-08-06 04:47:50.672896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
title Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
spellingShingle Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
Scholl, Ana Paula
Bilingüismo
Questionário
Bilingualism
Bilingual experience
Language background questionnaire
title_short Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
title_full Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
title_fullStr Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
title_full_unstemmed Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
title_sort Elaboração de um questionário de história da linguagem para pesquisas com bilíngues
author Scholl, Ana Paula
author_facet Scholl, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scholl, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Questionário
topic Bilingüismo
Questionário
Bilingualism
Bilingual experience
Language background questionnaire
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingualism
Bilingual experience
Language background questionnaire
description O presente trabalho propõe a elaboração de um questionário de histórico da linguagem satisfatório que tem como objetivo avaliar o perfil linguístico de indivíduos bilíngues brasileiros em pesquisas sobre o bilinguismo. Para tanto, definimos alguns conceitos básicos sobre o bilinguismo e, com base na literatura sobre o assunto, os três critérios de avaliação de bilíngues que consideramos mais importantes para uma compreensão da experiência dos indivíduos: (i) idade de aquisição; (ii) domínios de uso; e (iii) proficiência. Sob a luz dos critérios definidos, analisamos três questionários de histórico da linguagem atuais: (i) L2 Language History Questionnaire (LI; SEPANSKI; ZHAO, 2006); (ii) Language Experience and Proficiency Questionnaire (LEAP-Q) (MARIAN; BLUMENFELD; KAUSHANSKAYA, 2007); e (iii) Language and Social Background Questionnaire (LSBQ) (LUK; BIALYSTOK, 2013). Constatamos que os questionários, apesar de terem como proposta serem efetivos, não incluem perguntas que abordem de forma satisfatória todos os fatores essenciais discutidos. Por fim, propomos um questionário de histórico da linguagem com grupos de questões que refletem as discussões teóricas realizadas, que possa ser utilizado em pesquisas que incluam amostras de falantes bilíngues brasileiros adultos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-05-08T02:03:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95052
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917374
url http://hdl.handle.net/10183/95052
identifier_str_mv 000917374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/1/000917374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/2/000917374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95052/3/000917374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 359b27b880ba40917f98af536f70389c
44826cb2ea19ac99cad72f241279f908
601e693207229fdfe8c8c87ee2ad1169
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224464000614400