O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Camila Presser
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235379
Resumo: Todo professor sabe que para que suas aulas sejam significativas, ele deve conhecer quem são seus alunos. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo traçar o perfil dos alunos matriculados nos Cursos de Letras/Inglês no semestre de 2021/1, dos currículos de Licenciatura e de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referente a seu processo de aprendizado do inglês anterior ao ingresso no Curso. A coleta de dados foi feita com participantes convidados que são alunos ingressantes no curso de Letras/Inglês da UFRGS em 2021/1. Os participantes responderam a um formulário digital adaptado do Questionário de Histórico da Linguagem, de Scholl e Finger (2013). Os resultados encontrados a partir desta pequena amostra de 13 participantes demonstram uma prevalência de estudantes do sexo feminino; com média de 20 anos de idade; que estão cursando a graduação pela primeira vez; têm interesse em literatura e filmes; escolhem mais o currículo duplo (Português-Inglês); estudam inglês desde a infância (10 anos de idade); possuem fluência intermediária; e têm pretensão de seguir a carreira de professor. Os resultados aqui encontrados podem ser utilizados para futuros planejamentos dos currículos do Curso de Letras, bem como para que haja um alinhamento de expectativas entre os alunos ingressantes e a instituição de ensino.
id UFRGS-2_3816c61131a6d6273f632400e5282b12
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235379
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dutra, Camila PresserFinger, Ingrid2022-02-19T04:42:12Z2021http://hdl.handle.net/10183/235379001137094Todo professor sabe que para que suas aulas sejam significativas, ele deve conhecer quem são seus alunos. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo traçar o perfil dos alunos matriculados nos Cursos de Letras/Inglês no semestre de 2021/1, dos currículos de Licenciatura e de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referente a seu processo de aprendizado do inglês anterior ao ingresso no Curso. A coleta de dados foi feita com participantes convidados que são alunos ingressantes no curso de Letras/Inglês da UFRGS em 2021/1. Os participantes responderam a um formulário digital adaptado do Questionário de Histórico da Linguagem, de Scholl e Finger (2013). Os resultados encontrados a partir desta pequena amostra de 13 participantes demonstram uma prevalência de estudantes do sexo feminino; com média de 20 anos de idade; que estão cursando a graduação pela primeira vez; têm interesse em literatura e filmes; escolhem mais o currículo duplo (Português-Inglês); estudam inglês desde a infância (10 anos de idade); possuem fluência intermediária; e têm pretensão de seguir a carreira de professor. Os resultados aqui encontrados podem ser utilizados para futuros planejamentos dos currículos do Curso de Letras, bem como para que haja um alinhamento de expectativas entre os alunos ingressantes e a instituição de ensino.Every teacher knows that in order for the classes to make sense for the students we must know who they are. Therefore, the objective of this research was to assess the students' profile in the Letras course from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) who began their studies in 2021/1, in both the teaching degree and the translator degree. The sample involved the students that were enrolled in the English disciplines in order to understand who they are and their experiences in English prior to the undergraduation course. The participants were invited to answer a series of questions in an online form that was adapted from the Language Background Questionnaire (Scholl and Finger, 2013). A total of 13 undergraduates answered the questions and the results indicated that the sample was mostly formed by female students; their average age was approximately 20 years old; most students are starting their first and only undergraduate course; they show a strong interest in literature and movies; are enrolled in the Portuguese-English curriculum; have been studying English since childhood (10 years old); have an intermediary level of L2 proficiency, and want to pursue the teaching career. The importance of this research was to provide a guide to future changes in the course and to demonstrate the interests and experiences that characterize the group of Letras’ students. Thus, the University and its upcoming students can better understand what is offered and expected.application/pdfengBilingüismoLinguagemCurso de LetrasLíngua inglesaStudents’ profileLanguage history background questionnaireBilingualismLanguageEnglishUFRGSO perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2021Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001137094.pdf.txt001137094.pdf.txtExtracted Texttext/plain61968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235379/2/001137094.pdf.txtdf8745359535cf8aa4af964d21dad571MD52ORIGINAL001137094.pdfTexto completoapplication/pdf298128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235379/1/001137094.pdf80a869481b33c181f7ec676ebac07f51MD5110183/2353792022-08-06 04:49:29.757646oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235379Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:49:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
title O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
spellingShingle O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
Dutra, Camila Presser
Bilingüismo
Linguagem
Curso de Letras
Língua inglesa
Students’ profile
Language history background questionnaire
Bilingualism
Language
English
UFRGS
title_short O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
title_full O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
title_fullStr O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
title_full_unstemmed O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
title_sort O perfil dos alunos do curso de letras inglês da UFRGS : um estudo quantitativo
author Dutra, Camila Presser
author_facet Dutra, Camila Presser
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Camila Presser
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Finger, Ingrid
contributor_str_mv Finger, Ingrid
dc.subject.por.fl_str_mv Bilingüismo
Linguagem
Curso de Letras
Língua inglesa
topic Bilingüismo
Linguagem
Curso de Letras
Língua inglesa
Students’ profile
Language history background questionnaire
Bilingualism
Language
English
UFRGS
dc.subject.eng.fl_str_mv Students’ profile
Language history background questionnaire
Bilingualism
Language
English
UFRGS
description Todo professor sabe que para que suas aulas sejam significativas, ele deve conhecer quem são seus alunos. Portanto, este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo traçar o perfil dos alunos matriculados nos Cursos de Letras/Inglês no semestre de 2021/1, dos currículos de Licenciatura e de Bacharelado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, referente a seu processo de aprendizado do inglês anterior ao ingresso no Curso. A coleta de dados foi feita com participantes convidados que são alunos ingressantes no curso de Letras/Inglês da UFRGS em 2021/1. Os participantes responderam a um formulário digital adaptado do Questionário de Histórico da Linguagem, de Scholl e Finger (2013). Os resultados encontrados a partir desta pequena amostra de 13 participantes demonstram uma prevalência de estudantes do sexo feminino; com média de 20 anos de idade; que estão cursando a graduação pela primeira vez; têm interesse em literatura e filmes; escolhem mais o currículo duplo (Português-Inglês); estudam inglês desde a infância (10 anos de idade); possuem fluência intermediária; e têm pretensão de seguir a carreira de professor. Os resultados aqui encontrados podem ser utilizados para futuros planejamentos dos currículos do Curso de Letras, bem como para que haja um alinhamento de expectativas entre os alunos ingressantes e a instituição de ensino.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-19T04:42:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235379
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001137094
url http://hdl.handle.net/10183/235379
identifier_str_mv 001137094
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235379/2/001137094.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235379/1/001137094.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df8745359535cf8aa4af964d21dad571
80a869481b33c181f7ec676ebac07f51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224621384531968