Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kétia Kellen Araújo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Romeu Fontanillas, Teresa, Guitert Catasús, Montse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221335
Resumo: Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância.
id UFRGS-2_cf7f65f12c0b2d3f934bf9973b955cdd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221335
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Kétia Kellen Araújo daBehar, Patrícia AlejandraRomeu Fontanillas, TeresaGuitert Catasús, Montse2021-05-21T04:43:25Z20201695-288xhttp://hdl.handle.net/10183/221335001126101Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância.This article deals with the construction and validation of the Model of DigitalCompetences in Distance Education (DE) entitled MCompDigEAD. It is an exploratory-descriptiveresearch, with a qualitative approach carried out between 2014 and 2018 in Brazil, through threeprocedures. In the first, mapping and validation of digital competences with analysis andcomparison between theoretical reference, case studies with DE students and specialists. In thesecond, construction of the model through four procedures: Conception, Planning, Modeling andValidation. In the third validation jointly, the Open University of Catalonia (OUC). As a result, weobtained a model composed of seven areas: introduction to digital technologies, digitalcommunication, network information management, digital health and safety, digital citizenshipand presence, digital content creation and development and transversal, divided into three digitalcompetencies general: functional digital literacy, critical digital literacy and digital fluency,fourteen specific competences detailed through knowledge, skills and attitudes (KSA) and threelevels of proficiency, initial, intermediate and advanced with use case examples. MCompDigEAD isa model for the purpose of orienting and assisting learning processes in DE, serving as a referencefor different institutions in educational contexts at a distance.application/pdfporRELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 61­76Ensino a distânciaDigital CompetencesDistance LearningOn-Line StudentsCompetence FrameworkConstrução e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEADConstruction and validation of a model of digital competencies for distance education students in Brazil : MCompDigEADEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126101.pdf.txt001126101.pdf.txtExtracted Texttext/plain51275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/2/001126101.pdf.txt4ae09429ac1bed4cfacaeaec34900a11MD52ORIGINAL001126101.pdfTexto completoapplication/pdf794322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/1/001126101.pdf239c2be08412ad3bc113b0ae6d2df93bMD5110183/2213352021-12-06 05:36:10.603403oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221335Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Construction and validation of a model of digital competencies for distance education students in Brazil : MCompDigEAD
title Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
spellingShingle Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Ensino a distância
Digital Competences
Distance Learning
On-Line Students
Competence Framework
title_short Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
title_full Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
title_fullStr Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
title_full_unstemmed Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
title_sort Construção e validação de um modelo de competências digitais para alunos da educação a distância no Brasil : MCompDigEAD
author Silva, Kétia Kellen Araújo da
author_facet Silva, Kétia Kellen Araújo da
Behar, Patrícia Alejandra
Romeu Fontanillas, Teresa
Guitert Catasús, Montse
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Romeu Fontanillas, Teresa
Guitert Catasús, Montse
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kétia Kellen Araújo da
Behar, Patrícia Alejandra
Romeu Fontanillas, Teresa
Guitert Catasús, Montse
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
topic Ensino a distância
Digital Competences
Distance Learning
On-Line Students
Competence Framework
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital Competences
Distance Learning
On-Line Students
Competence Framework
description Este artigo aborda a construção e validação do Modelo de Competências Digitais (CD)em Educação a Distância (EaD) intitulado MCompDigEAD. Trata-se de uma pesquisa do tipoexploratório-descritiva, com abordagem qualitativa realizada entre 2014 e 2018 no Brasil, atravésde três procedimentos. No primeiro ocorreu o mapeamento e validação de competências digitaiscom análise e comparação entre referencial teórico, estudos de casos com alunos da EaD eespecialistas. No segundo, a construção do modelo por meio de quatro etapas concepção,planificação, modelagem e validação. Por fim, na terceira foi realizada a validação em conjunto aUniversidad Oberta da Catalunya (UOC). Como resultado obteve-se um modelo composto porsete áreas: introdução as tecnologias digitais, comunicação digital, gestão da informação em rede,saúde e segurança digital, presencialidade e civismo digital, criação e desenvolvimento deconteúdo digital e transversal. Estas áreas foram divididas em três competências digitais gerais:alfabetização digital, letramento digital e fluência digital, quatorze competências específicasdetalhadas através dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) e três níveis de proficiência:inicial, intermediário e avançado com exemplos de caso de uso. OMCompDigEAD resultou nummodelo construído com a finalidade de orientar e auxiliar os processos de aprendizagem na EaDservindo de referência para diferentes instituições em contextos educacionais a distância.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:43:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221335
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1695-288x
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126101
identifier_str_mv 1695-288x
001126101
url http://hdl.handle.net/10183/221335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RELATEC : Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa. Madri, Espanha. Vol. 13, n. 2 (2020), p. 61­76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/2/001126101.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221335/1/001126101.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ae09429ac1bed4cfacaeaec34900a11
239c2be08412ad3bc113b0ae6d2df93b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018643841024